Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 28 Set 2023 | Coluna César Santos - 28 de setembro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allyson Bezerra realizou passeata nas ruas do centro da cidade

ESPETÁCULO NA CARA DO SERVIDOR

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) juntou um grupo de servidores que apoia a sua gestão e promoveu uma passeata pelas ruas do centro de Mossoró. Com celular na mão, ele gravou tudo em transmissão ao vivo nas suas redes sociais. A passeata o levou até a sede da Câmara Municipal, onde foi protocolado o projeto de lei complementar 22/2023, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores efetivos.

Nas ruas, o prefeito discursou, deu soco no ar, saltitou e dançou. Procurou chamar a atenção de qualquer jeito. Não passou despercebido. Impossível, diante da moganga.

Ao discursar para o público oficial, Allyson prometeu que o seu PCCR vai garantir a maior recomposição salarial da história do funcionalismo municipal de Mossoró, contemplando os servidores com 35%, 45% e até 70% de aumento.

Algo espetacular. Porém, pobre de sustentação. Como a Prefeitura vai aumentar os salários nesses níveis, se no início deste mês a equipe financeira do prefeito disse que o município corria o risco de atrasar salários em razão da crise no cofre público?

Logo, veio a desconfiança. Como o projeto ainda não foi disponibilizado para o conhecimento do grande público, coube à vereadora Marleide Cunha (PT) estabelecer o debate ao afirmar que o projeto do prefeito é uma “maquiagem” e que não traz recomposições salariais nos níveis como ele disse em discurso.

Segundo Marleide, o PCCR de Allyson Bezerra é “sedutor” para quem não conhece. Ela disse que o prefeito falou só coisas boas para ele, mas escondeu que o plano pouco acrescenta e não atende aos anseios dos servidores.

A vereadora ressalta que o gestor municipal deixou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) de fora da discussão, exatamente para não colocar em debate a verdadeira pauta das categorias.

Marleide Cunha também fez crítica aos vereadores que, mesmo sem conhecer o projeto, estão defendendo uma convocação extraordinária para aprovar o plano a toque de caixa, sem levar em conta os prejuízos que causarão aos servidores municipais.

Pois bem.

O barulho feito pelo prefeito e o seu grupo nas ruas da cidade, nesta quarta-feira, 27, também teve outro propósito, pouco observado pela maioria. Allyson preparou uma “pauta positiva” para tentar “abafar” a instalação do Governo do Rio Grande do Norte em Mossoró. Ele não quer os holofotes iluminando a capital do estado por três dias, porque renderia pontos de popularidade à governadora. Daí, o seu espetáculo para chamar a atenção.

Fora isso, é esperar que a Câmara Municipal de Mossoró tenha responsabilidade para analisar o projeto do PCCR dos servidores públicos. Trata-se de um documento importante, que impactará a vida de homens e mulheres que trabalham para fazer a máquina pública funcionar.

Aprovar um plano a toque de caixa nem pensar.

 

FRASE

“O discurso do prefeito é até sedutor, como sedutora foi a serpente na passagem bíblica”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora sobre o PCCR de Allyson Bezerra

 

ANEL VIÁRIO

O decreto que autoriza desapropriação de áreas por onde vai passar o anel viário de Mossoró é um passo importante para a concretização da obra. O decreto foi publicado no Diário Oficial e traz todos os detalhes do projeto. O prefeito Allyson Bezerra garante que a partir daí terá a autorização da Caixa para abrir o processo de licitação.

 

TÍTULO

A Uern vai homenagear a professora doutora Helena Nader, da Universidade Federal de São Paulo, com o Título Doutora Honoris Causa Docente. Trata-se da primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências. Ele receberá a homenagem durante a 55ª Assembleia Universitária nesta quinta-feira, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 16h.

 

MINISTRO

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário Nacional de Ação Civil, Juliano Norman, cumprem agenda em Mossoró nesta sexta-feira, 29, com a governadora Fátima Bezerra. Eles oficializam a transferência de gestão do Aeroporto Dix-sept Rosado para a Infraero.

 

GASODUTO

A presidente da Potigás, Marina Melo, estará hoje em Mossoró com a governadora Fátima Bezerra. A empresa lança o projeto Polo Gás Sal, que irá interligar o município de Areia Branca à rede de gasodutos da empresa. Investimento de R$ 26 milhões. Solenidade no auditório do Sebrae, às 19h

 

BASTIDORES

O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) tem a simpatia da federação partidária PT/PCdoB/PV para ser o candidato da oposição à Prefeitura de Mossoró. E uma parcela importante do PT considera que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) é o melhor nome para enfrentar o favoritismo do prefeito Allyson Bezerra (União).

 

JUNTOS

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai dizer aos companheiros que gostaria de ver a oposição unida em torno de um nome de consenso e que o (a) escolhido (a) não sofresse resistência. A oposição, se ouvir o conselho da governadora, entrará forte em 2024.

 

TÁ UMA PILHA

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) está agitado na tentativa de ofuscar a presença do Governo do Estado em Mossoró. Tem feito de quase tudo. Até passeata no centro da cidade ele organizou no dia passado para anunciar que estava dando aumento salarial de até 70% ao servidor público, o que não é verdade. O prefeito não aceita que Mossoró seja a capital do estado pelas mãos da governadora Fátima Bezerra (PT).

 

BAIXO NÍVEL

No Palácio da Resistência, a ordem é explorar a agenda de Allyson nas redes sociais, enquanto a governadora Fátima estiver em Mossoró. Se possível, o batalhão midiático ocupará espaço para atacar a agenda da governadora na cidade. Coisa baixa mesmo.

 

MIL DIAS

Longe do espetáculo do prefeito Allyson, o presidente da Câmara Municipal ocupou as mídias para prestar conta de mil dias de mandato. “São 1.100 proposições legislativas e debates importantes, como as audiências públicas do nosso mandato sobre a Caern e o Santuário de Santa Luzia”, propagou. Lawrence, que é da bancada governista, é visto como uma das opções da oposição à Prefeitura de Mossoró.

 

REPUBLICANOS

O vereador Didi de Arnor tem dito, quando perguntado, que não trocou de partido desde que se elegeu pela primeira vez, em 2016. Ele é filiado ao Republicanos, liderado no Rio Grande do Norte pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. O partido, inclusive, deseja que Didi continue para buscar o terceiro mandato em 2024.

 

SINAL VERMELHO

Avançou na Assembleia Legislativa do RN o projeto que veta multa no trânsito por furar sinal entre 23h e 5h. A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) aprovou a proposta de autoria do deputado José Dias (PSDB). Para Dias, parar em sinal depois das 23h representa enorme risco de assalto ou de ações de marginais. É verdade.

 

ÁGUA E ÓLEO

O vice-governador Walter Alves é consciente que em Apodi nem o seu MDB apoia o PT, nem o PT apoia o MDB. Bacuraus e vermelhos são como água e óleo na cidade. Portanto, o MDB do prefeito Alan Silveira terá candidatura própria em 2024, que é o seu chefe de gabinete, Luciano Moura; e o PT vai com o seu candidato Agnaldo Fernandes.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 30 anos, o conjunto Liberdade I, zona leste de Mossoró, passava a contar com o seu primeiro posto de saúde. Obra da terceira gestão do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia.

2 - Nesta data, em 2011, a então governadora Rosalba Ciarlini transferia a sede do Governo do Rio Grande do Norte para Mossoró. Durante três dias, a chefe do Executivo estadual despachou direto do Casarão Lili Duarte, sede da Vice-prefeitura de Mossoró.

3 - A atriz, professora e educadora de arte Tony Silva será homenageada na 55ֺª Assembleia Universitária da Uern, nesta quinta-feira, 28. Receberá o título de Professora Honoris Causa, ela é egressa do Curso de Educação Física da instituição de ensino superior.

4 - A Prefeitura de Mossoró está sendo cobrada por pacientes de diabetes por atraso na distribuição de insulinas. Em alguns casos, o atrasado ultrapassa dois meses. O problema é grave porque atinge pessoas que não têm condições de comprar na farmácia.

5 - Começa a "Semana do Cinema" e segue até o dia 4 de outubro, com objetivo de atrair o público para as salas de projeção de todo o país. Neste período, os ingressos serão disponibilizados com preço único de R$ 12. O preço da pipoca também é promocional.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO