Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 06 Out 2023 | Coluna César Santos - 6 de outubro de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato Manoel Mário Oliveira autografa hoje o seu livro 'Meu Bacharel

MEU BACHAREL

O livro Meu Bacharel – Trajetória Política de Manoel Mário de Oliveira será lançado nesta sexta-feira, 6, na Câmara Municipal de Mossoró, às 16h. Prefaciado pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas; orelhas assinadas pelo professor Wilson Bezerra de Moura; posfácio do advogado e ex-vereador de Mossoró José Wellington Barreto; e quarta capa pelo professor e escritor David de Medeiros Leite.

Mais do que uma publicação autobiográfica, trata-se de um documento histórico, de leitura obrigatória, que resgata e registra momentos importantes da política de Mossoró e do Rio Grande do Norte, com riqueza de detalhes.

Manoel Mário, um amigo, escreve a obra aos 89 anos, esbanjando lucidez e memória privilegiada, uma vez que grande parte do conteúdo ele guardava “de cabeça”. Ele confessou, em conversa no “Cafezinho com César Santos”, que publicaremos na edição impressa do Jornal de Fato deste domingo, 8, que não cogitava escrever um livro. Modesto, entendia que a sua trajetória política não renderia um título.

Coube ao sobrinho Gilberto Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), convencê-lo da história importante que ele construiu na vida pública, seja como vereador por 18 anos, suplente de deputado estadual em três legislaturas e deputado estadual.

Gilberto não aceitou a resistência do “Tio Néo”, como ele trata Manoel Mário, que sempre dizia: “Não tenho nada importante para colocar num livro. Isso é para pessoas importantes e que tem muita coisa para escrever.” Usou a estratégia de elaborar um questionário sobre histórias contadas a ele por Manoel Mário e, as respostas preencheram mais de 300 páginas do “Meu Bacharel”.

O livro traz capítulos importantes como a atuação de Manoel Mário no Legislativo mossoroense e estadual; a luta pela estadualização da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN); a sucessão do governador Aluízio Alves; o projeto de sua autoria, de abrangência nacional, que mudou a lei da pensão vitalícia para ex-combatentes; a sua convivência política com prefeitos de Mossoró; detalhes do embate agripinista X rosalbista; histórias dos prefeitos de Mossoró após a redemocratização; relação dos presidentes da Câmara Municipal de Mossoró; entre outros resgates importantes da política e da vida pública dos mossoroenses e potiguares.

Não há qualquer dúvida do valor histórico do “Meu Bacharel”. A publicação vai para a lista das principais fontes de pesquisas sobre Mossoró.

Manoel Mário nos presenteia doando tudo que sabe e, como prefaciou o padre Sátiro: “Estamos diante de uma obra cheia de emoções sentidas na vida de uma pessoa, exemplo de determinação no campo do trabalho e em conquistar a cidadania, homem da “polis” na comunidade humana cheia de temores”.

E como não seria diferente, Manoel Mário, em mais uma atitude de homem de grande coração, decidiu que toda a arrecadação da venda do livro será destinada ao Abrigo de Idosos Amantino Câmara e à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – Unidade Infantil.

 

FRASE

“Eu respondi o questionário de Dr. Gilberto Jales, que deu vida ao livro”

MANOEL MÁRIO – Sobre o livro “Meu Bacharel” que ele lança hoje em Mossoró

 

NEGÓCIOS

Depois de inaugurar a unidade de Mossoró, o Assaí Atacadista anuncia novo investimento no Rio Grande do Norte, que contemplará a zona sul de Natal. Será a quinta unidade no estado, com obras já iniciadas na avenida Eng. Roberto Freire, e a oferta de quase 300 empregos. Em Mossoró, o Assaí está instalado na antiga sede da Usibrás.

 

NEGÓCIOS II

O município de Assú, a 60 quilômetros de Mossoró, está vivendo a Fenavale, a feira de negócios do Vale do Açu. São mais de 150 expositores das áreas comercial, industrial e prestadores de serviços, além de instituições de fomento. A exposição ao público vai até domingo, 8, no Pavilhão Institucional, e as atividades culturais na Praça de Alimentação.

 

PRESIDENTE

A deputada estadual Isolda Dantas será reconduzida ao cargo de presidente do PT de Mossoró neste sábado, 7, na plenária municipal do partido, que será realizada no auditório do Villa Oeste, às 9h. Na oportunidade, o PT colocará em discussão o projeto da sucessão municipal 2024. Isolda é um dos nomes que estão no tabuleiro da oposição.

 

QUERIDINHOS

Dos 16 vereadores da bancada governista na Câmara de Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai investir na reeleição de dois: Genilson Alves (Pros), o líder da bancada; e Raério Araújo (PSD), parceiro de todas as horas. Questão de gratidão, tem dito.

 

ALIÁS

Genilson Alves, se conseguir renovar o mandato, é o nome para a presidência da Câmara Municipal. Genilson tem a palavra de Allyson Bezerra. É preciso, também, que o prefeito renove o mandato.

 

LIVRO

Hoje é dia e prestigiar o ex-vereador e ex-deputado estadual Manoel Mário de Oliveira, que lança a sua trajetória política no livro “Meu Bacharel”. Um documentário que retrata uma fase importante da história política de Mossoró, com vários episódios de destaque. O lançamento está marcado para a Câmara Municipal, às 16h.

 

PARADA

Os guardas municipais de Mossoró vão paralisar as atividades na próxima terça-feira, 10, Dia da Guarda Municipal. Será uma parada de advertência, dentro da mobilização para a gestão municipal reabrir as negociações de direitos e salários. A categoria bate de frente com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Recentemente, rotulou o chefe do Executivo de “mentiroso” e blogueirinho”.

 

BRIZOLISTA

A ex-deputada estadual Márcia Maia prepara agenda política em Mossoró. A herdeira da ex-governadora Wilma de Faria (in memoriam) vem encaminhar o processo de reorganização do PDT na cidade. A missão de Márcia, que assumiu o comando do partido este ano, é preparar nominatas às câmaras municipais dos principais colégios eleitorais do estado.

 

LULOU

O ex-senador José Agripino Maia está praticamente "morando" na Esplanada dos Ministérios, aproveitando a boa vida do União Brasil no governo do presidente Lula (PT). Maia "lulou", embora, quando visita o RN, diga que não quer nada com o lulismo-petismo. Coisas da política brasileira.

 

CARONA

O prefeito Allyson Bezerra (União) aproveita o trânsito livre de Agripino Maia na Esplanada dos Ministérios. É com Maia que ele visita os ministérios indicados pelo União, buscando uma agenda positiva para Mossoró. Até pouco tempo, Allyson jurava que "odiava" as oligarquias. Até se eleger prefeito. Outros tempos.

 

ILHA FAMOSA

Bill Gates pode pintar em Fernando de Noronha neste fim de semana. O fundador da Microsoft está na lista de convidados do casamento do bilionário brasileiro Henrique Dubugras, que fechou a ilha para dizer "sim" ao amor neste sábado,7. Duburgras é um dos fundadores da Brex, empresa de cartões de crédito corporativos focados em empreendedores de startups.

 

INDÍGENA

O filósofo Ailton Krenak é o primeiro indígena a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Ele confirmou favoritismo e foi eleito para a cadeira 5, vaga desde a morte de José Murilo de Carvalho, em agosto.

 

É NOTÍCIA

1 - As vendas do Dia das Crianças devem movimentar R$ 18 milhões na economia de Mossoró. A estimativa da Fecomércio/RN aponta para um aumento de 60% em relação ao período de 2022.

2 - A Polícia Rodoviária Federal do RN vai realizar o 4º leilão de veículos retidos, nos dias 24 e 25 de outubro. Serão ofertados 373 veículos, distribuídos em 241 lotes (sendo 179 conservados e 62 sucatas). O edital está disponível link mnleilao.com.br.

3 - O ex-prefeito de Major Sales, Thales Fernandes, foi nomeado coordenador estadual do Dnocs, cargo que ele ocupou no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Embora filiado ao MDB, a indicação foi do deputado federal Benes Leocádio, do União Brasil.

4 - Os meninos da New Mar Produção vão juntar no mesmo palco Bartô Galeno, Bartozinho e José Orlando, numa "Onda Brega" em Mossoró. Será no dia 11 deste mês, véspera de feriado, no Boteco Gol Bar. As senhas já estão sendo vendidas no local do show.

5 - A cantora Tanda Macêdo representa o Rio Grande do Norte no concorrido Prêmio Multishow 2023, com a canção “Nossa rotina”. Ela participa da categoria Brasil, uma das novidades da premiação, com um representante de cada estado brasileiro.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO