Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 07h30 | 14 Out 2023 | Coluna César Santos - 14 de outubro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Petrobras vai explorar energia no mar

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Poucos deram a devida importância ao lançamento do Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte, esta semana. Talvez, e provavelmente, a maioria ainda não acordou para o acelerado processo de transição energética no país, com o nosso estado apresentando todas as condições para ser protagonista.

A Universidade Petrobras tem um compromisso com a transição energética da companhia.

O RN possui o maior fator de capacidade média anual para instalação de usinas eólicas offshore do Brasil e potencial para gerar mais de 140 GW, equivalente a dez hidrelétricas de Itaipu. Segundo a Aneel, em 2020 o Governo do RN captou cerca de R$ 8,3 bilhões em investimentos contratados para energia eólica.

Polo Regional da Universidade no RN é um marco importante e reafirma o compromisso da Petrobras com o estado e o Nordeste. A estatal quer fazer parte do desenvolvimento de um ecossistema sustentável da região, onde construirá um hub de projeto de energia eólica.

O novo Polo Regional criará condições e oportunidades para a formação de parcerias com instituições de ensino locais, associações profissionais e outras empresas da região. A Petrobras está construindo parceria técnica com o Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, em Natal, com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Faculdades de Energias Renováveis em Natal e Mossoró.

Parcerias estratégicas poderão promover uma rica troca de conhecimento, compartilhamento de recursos e colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O novo campus avançado em Natal é um passo importante nessa direção. Permitirá uma melhor compreensão de necessidades locais e, assim, poderão ser desenvolvidos programas de treinamento mais adequados à realidade da região. Isso pode incluir aspectos técnicos específicos, requisitos regulatórios e cultural, possibilitando abordagens adaptadas às características da região.

Outro ponto que deve ser observado é que a Universidade Petrobras pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de talentos locais, fortalecendo a capacidade da força de trabalho da empresa e estimulando o crescimento econômico regional, ao fornecer uma mão de obra especializada localmente, além de estimular iniciativas de geração de emprego e renda.

O Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região e do país, capacitando profissionais e desenvolvendo tecnologias voltadas para fontes mais limpas e sustentáveis de energia.

Há poucos dias, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a companhia tem potencial para ser referência na geração de energia eólica a partir de usinas no oceano. “Companhia offshore [exploração no mar] continuaremos a ser, só que agora dos ventos”, afirmou, referindo-se à capacidade já conhecida da empresa de explorar petróleo em alto mar.

“Quem faz isso [exploração em águas profundas] pode entrar tranquilamente no offshore eólico. São grandes estruturas de aerogeradores e estruturas de escoamento de energia em que são aproveitadas, inclusive, plataformas de petróleo que já deixaram de ser utilizadas para o primeiro fim”, destacou.

 

FRASE

“A Petrobras será offshore dos ventos”

JEAN PAUL PRATES – Presidente da Petrobras

 

AUTOFAGIA

O governo do presidente Lula estuda dividir a Codern, que administra os portos do RN e de Alagoas, para criar uma estatal. A ideia é limitar a Codern aos portos de Natal e Areia Branca e transferir os portos de Alagoas à nova companhia. A autofagia da companhia potiguar é para atender apelo político da turma das Alagoas, leia-se Lira e Calheiros.

 

CULTURA POTIGUAR

Agora é lei a iniciativa da deputada estadual Isolda Dantas (PT) para dar mais visibilidade ao setor cultural do Rio Grande do Norte. A lei, sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT), cria a Plataforma da Cultura Potiguar, espaço para acomodar todos os profissionais, grupos, coletivos, produtores e projetos que devem receber apoio público.

 

ALVO

O vereador Pablo Aires (PSB) é alvo de ataques orquestrados, que têm objetivo claro que é afetar a sua imagem, principalmente a sua luta em defesa da causa animal. O vereador sabe quem está bancando a campanha difamatória, pela cor da turma que está repercutindo os ataques em grupos e nas redes sociais.

 

GARRA

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) pediu a relação dos cargos comissionados e terceirizados na estrutura municipal. Quer saber se ainda cabe mais nomeações. O gestor precisa acomodar novos "reforços", que estão chegando cheios de "garra".

 

SEGUROS

Os estudantes Barbalho Neto e Roosevelt Júnior, da Ufersa de Mossoró, já estão fora de Israel, e devem chegar às primeiras horas de hoje no RN. Eles estavam no extremo Sul do país, viajaram por terra até Tel Aviv de onde embarcaram em avião da FAB, livre da guerra insana entre Israel X Hamas.

 

AVALIAÇÃO

Pesquisa do Instituto Paraná aponta que 51% dos brasileiros aprovam o terceiro governo do presidente Lula (PT), enquanto 47% desaprovaram. Outros 4,7% não souberam responder. O instituto entrevistou 2.020 eleitores entre 29 de setembro e 3 de outubro em 162 municípios de 26 estados e Distrito Federal.

 

É NOTÍCIA

1- Nesta data, em 1916, começava a circular em Mossoró o jornal "O Nordeste", sob direção do jornalista José Martins de Vasconcelos. Publicação bimestral que circulou até 8 de fevereiro de 1934.

2 - Será aberta hoje a edição 2023 da Feira da Lua do município de Assú. O evento movimenta o artesanato, comércio, gastronomia, cultura e outros segmentos produtivos. A programação se estenderá até amanhã na Praça São João Batista.

3 - Os meninos da New Mar Produções confirmaram o baiano Luiz Caldas na edição 2024 do Verão das Antigas. O "Rei do Fricote" terá a companhia do cantor Tuca Fernandes. No dia 6 de janeiro de 2024, no clube Álibi de Tibau. Vendas no outgo.com.br.

4 - As atenções estarão voltadas para os céus neste sábado, 14, quando ocorrerá eclipse solar anular. Em Mossoró, A Ufersa, por meio do Projeto Ciência no Parque, preparou programação especial para visualizar o eclipse. A observação ocorre entre 18h as 20h.

5 - Especialistas estimam que existam 28 mil fuzis nas mãos dos bandidos do Rio de Janeiro. Entre janeiro e agosto, o Estado conseguiu apreender 472 armas. Ou seja, a bandidagem continua armada até os dentes. Sem registro, claro.

Tags:

Jonal de Fato
Coluna César Santos
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO