NOTA ZERO
O Diário Oficial do Município publicou na edição 192, que está no site oficial da Prefeitura de Mossoró, o edital de processo seletivo 02/2023, que tem como objeto a “seleção de pessoal para o provimento do cargo de Diretor Escolar das unidades de ensino da Rede Municipal, de acordo com a Lei Municipal nº 2.173, de 21 de junho de 2006.”
De acordo com o edital, caberá à Secretaria de Educação conduzir todo o processo, inclusive, escolher os que vão dirigir as unidades de ensino. Entre os critérios, chama a atenção que servidores da Educação que não são do quadro efetivo, ou seja, em cargos de comissão, poderão concorrer às vagas.
Trata-se de mais um ataque contra a pauta da Educação do município, que tem entre as principais bandeiras a democratização do ensino público, a partir das eleições diretas para diretores e vice-diretores de escolas. O processo seletivo, lançado agora, deixa engavetado o projeto de democratização e mantém a cultura “QI” – quem indica – na direção das unidades de ensino municipais.
As eleições diretas para diretor e vice-diretor de escolas foi uma promessa de palanque do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Fez discursos inflamados criticando gestores que usavam as escolas para distribuir cargos aos correligionários, em detrimento da democratização do ensino público.
Agora, Allyson faz o que antes condenava. Pior do que isso: ele ordenou a sua numerosa bancada na Câmara Municipal que enterrasse o projeto de democratização da rede municipal de ensino, que foi enviado à Casa no fim de 2020, na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. A proposta foi engavetada. E, por gravidade, esquecida.
Certamente, na campanha eleitoral de 2024 a proposta será exumada em tom de promessa, com discursos encardidos do tipo: “eu vim da escola pública, sou menino pobrezinho, sei da importância da democratização do ensino, e no meu próximo governo eu juro que vou realizar.”
O que incomoda, e incomoda mesmo, é que esse novo ataque à democratização do ensino público foi oficializado às vésperas do Dia do Professor, celebrado neste domingo. A data foi oficializada há seis décadas, em 15 de outubro de 1963, pelo então presidente João Goulart, como instrumento de valorização do profissional do magistério. Bem antes, em 15 de outubro de 1827, no tempo do Brasil Império, Dom Pedro I assinou decreto que criava o ensino elementar no Brasil, escolhendo essa data em referência a Santa Teresa de Ávila, que foi educadora e amante dos livros.
Os professores e professoras da rede municipal de Ensino de Mossoró não têm o que comemorar com o prefeito Allyson. Ele negou a implantação do novo piso salarial do Magistério, acionou os professores na Justiça e vem promovendo todo o tipo de perseguição àqueles que ousaram lutar por seus direitos.
Ao negar diretos conquistados com muita luta e criar mecanismos que atentam contra professores e professoras, Allyson Bezerra mostra-se um gestor que frequentou a sala de aula, mas não aprendeu a simples lição de RESPEITAR.
Nota zero.
FRASE
“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”
PAULO FREIRE – Patrono da Educação brasileira
BAFAFÁ
A ex-prefeita Fafá Rosado está sendo incentivada para disputar as eleições 2024. E, se depender da vontade do vice-governador Walter Alves, ela será candidata pelo MDB. Ela se empolga com a ideia, mas enfrenta resistência dentro de casa. Fafá Rosado foi prefeita de Mossoró por dois mandatos consecutivos, entre 2005 a 2012.
BAFAFÁ II
Fafá Rosado disputou a Prefeitura de Mossoró três vezes. Em 2000, não obteve êxito, sendo derrotada pela então prefeita reeleita Rosalba Ciarlini. Naquele ano, teve o apoio da ex-deputada federal Sandra Rosado. Em 2004, foi eleita, já com apoio de Rosalba, e foi reeleita em 2008. Nas duas vitórias, Fafá derrotou a ex-deputada Larissa Rosado.
AVANTE
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tenta aproximação com o presidente do Avante do RN, Jorge do Rosário. A investida é para evitar que o partido receba em seus quadros o vereador e possível candidato a prefeito Tony Fernandes (de saída do SDD). Jorge, até aqui, não deu cartaz aos acenos emitidos pelo Palácio.
ENGENHEIRO
O prefeito Allyson Bezerra entrou de cabeça na campanha dos engenheiros Roberto Wagner para presidente do CREA-RN e Ana Adalgisa para conselheira federal. Engenheiro civil, Allyson se reuniu com os candidatos para oficializar o apoio à chapa de situação.
PAU DOS FERROS
O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (União Brasil), confirmou a pré-candidatura à sucessão municipal 2024. Ele enfrentará a prefeita Marianna Almeida (PSD), que faz uma gestão bastante criticada. No pleito de 2020, Marianna derrotou Leonardo, que era prefeito, por uma diferença de quase 10 pontos.
FEDERAÇÃO
Progressistas e Republicanos querem ser uma federação. Negociações aceleradas em Brasília. Juntos, os dois partidos somam 99 deputados federais. Se a federação vingar, terá repercussão importante no RN, com possível aliança do deputado federal João Maia e o prefeito Álvaro Dias.
É NOTÍCIA
1 - A atriz Nany People apresentará seu mais novo espetáculo: "Nany é Pop", um espetáculo divertido, interativo e cheio de boa música. Agende: dia 3 de novembro, no Teatro Lauro Monte Filho.
2 - O jornalista Tuca Viegas prepara uma edição especial do Salão Imobiliário de Mossoró, que ocupará espaço na 35ª Ficro, entre os dias 29 e 30 deste mês, na Estação das Artes. O salão imobiliário promete mais de 2,2 mi imóveis à disposição. Vamos conferir.
3 - Os estudantes da Ufersa Roosevelt Júnior e Francisco das Chagas já estão em casa, em Mossoró. Eles retornaram de Israel, fugindo da guerra, no quarto voo de repatriados brasileiros. Foram recebidos pela reitora Ludimilla Oliveira, neste sábado, 14.
4 - A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) completa 15 anos neste domingo, 15, mas a data será comemorada amanhã, com ampla programação na Estação das Artes Elizeu Ventania, às 17h. Um momento festivo para a cultura popular.
5 - O Festuern, Festival de Teatro da Uern, será aberto nesta segunda-feira, 16, celebrando 20 anos, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A edição 2023 conta com escolas de Mossoró e de outras dez cidades potiguares. As apresentações começam às 8h30.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.