VAMOS VOAR
A coluna não pode deixar de repercutir, pela relevância do tema, a notícia postada no site oficial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que a instituição, em parceria com a Agência Nacional de Aviação (ANAC), vai formar pilotos para a aviação comercial.
Trata-se do “Pilotos do Semiárido”, um programa de extensão de largo alcance social. O programa receberá incentivo financeiro do Governo Federal da ordem de R$ 3,7 milhões.
A notícia destaca que a Ufersa é a primeira universidade pública do país a oferecer um curso de formação de piloto de avião.
“Segundo o coordenador do projeto, o professor do Centro de Engenharias da Ufersa, Rômulo Pierre Batista dos Reis, o curso terá duração de 36 meses, com 20 vagas para a primeira turma, a ser iniciada a partir do próximo ano”, diz a matéria. Um dos objetivos do curso é a democratização do acesso à formação de piloto civil no Brasil.
A assinatura do convênio entre a Ufersa e a Anac vai acontecer em novembro, em data a ser confirmada, numa solenidade em Brasília. A reitora Ludimilla Oliveira colocará esse importante feito na prestação de contas de sua gestão.
O curso é totalmente gratuito e voltado para pessoas com formação acadêmica de nível superior e que sejam provenientes de famílias de baixa renda. Outra exigência é de que 50% das vagas sejam preferencialmente para mulheres.
“Outro ponto a ser destacado é o caráter inclusivo do projeto a nível regional ao estimular a formação de pilotos numa região menos favorecida, quando o assunto é aviação. A parceria com Ufersa acalha a perspectiva da ANAC. A formação de pilotos ainda é uma área que carece de incentivos, diferentemente de muitas outras profissões.
A justificativa do projeto consta que a ANAC e a Ufersa poderão ser um caminho de sucesso na formação de profissionalismo da aviação na região Nordeste, aprimorando a aviação regional, de forma a mitigar a desigualdade territorial entre as regiões do Sul e do Norte do país”.
O site da instituição informa anda que “a escolha dos candidatos que vão integrar o curso será feita mediante um edital de seleção a ser realizada pela Universidade e, numa segunda etapa, por meio de uma prova a ser aplicada pela ANAC. Todas as ações e metas do Programa serão executadas pela UFERSA e pela ANAC.”
Conclui: “A formação em piloto de avião tem como base três pilares: licença de piloto comercial de avião, conhecimento técnico da língua inglesa e, formação acadêmica de nível superior. A formação prática será num Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), a ser instalado nas dependências do aeroporto de Mossoró.”
Em tempo: a Ufersa já dispõe de uma comissão designada por meio de Portaria para trabalhar no Projeto Político Pedagógico de criação do Curso Bacharelado em Ciências Aeronáuticas, no Campus Mossoró.
FRASE
“O projeto vai estimular a formação de pilotos numa região menos favorecida”
RÔMULO PIERRE - professor do Centro de Engenharias da Ufersa ao destacar o caráter inclusivo do programa “Pilotos do Semiárido”
BANGUELO
O prefeito Allyson Bezerra (União) mandou suspender a realização de cirurgias com dentistas para pessoas com deficiência, na Apamim. A aposentada Francisca Maria foi surpreendida quando esperava a cirurgia de Vinícius Leandro, que é deficiente mental. Cerca de 60 pacientes estão na fila de espera, conforme lista da Apamim.
SAÚDE
Nesta data, em 2005, era inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS Marina Ferreira), na localidade rural da Barrinha. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. Recentemente, em reportagem do Jornal de Fato, foi mostrado a mesma UBS destruída, inclusive, com profissional médico atendendo paciente na sombra de uma árvore.
PROGRESSISTAS
A bancada potiguar na Câmara dos Deputados, que tinha três partidos, agora passa a contar, oficialmente, com nova legenda. O Progressistas recebeu João Maia nesta sexta-feira, 20. Outros deputados estão no PL, União Brasil e PT.
PROGRESSISTAS II
Ao transferir a presidência do Progressistas estadual para João Maia, o ex-deputado federal Beto Rosado afirmou que nada muda em Mossoró. Ele seguirá no partido, como vice-presidente no RN, e o ex-deputado Carlos Alberto de Souza Rosado continua como presidente na cidade.
PROGRESSISTAS III
O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, assinou filiação ao Progressistas junto com João Maia e o deputado estadual Neilton Diógenes. Ouviu do novo líder que o partido investirá nas eleições 2024. E Neilton disse que vai se empenhar para a campanha de Leonardo à Prefeitura da cidade alto-oestana. Tá dito.
"NÃO"
A bancada de oposição tem nove votos no plenário da Assembleia Legislativa. O bloco independente soma quatro votos. Juntos são maioria, com placar de 13 contra 11 governistas. Os dois blocos têm afirmado que votam “não” no projeto de manutenção da alíquota do ICMS em 20%. A governadora Fátima Bezerra (PT) terá enorme dificuldade para aprovar o projeto.
MUNICIPALISTAS
O deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia Legislativa, alerta que a queda de arrecadação do ICMS, caso a manutenção da alíquota de 20% não seja aprovada, afetará não apenas o governo, mas também os 167 municípios que dividem fatia do principal imposto estadual. Daí, Francisco cobra postura responsável dos deputados que se autodenominam de “municipalistas”.
ELE JURA
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, declarou que o fim das sanções dos Estados Unidos à Venezuela leva a estatal a “pensar seriamente” em voltar a investir no país de Nicolás Maduro, dono das maiores reservas de petróleo do mundo. Prates jura que não tem nada a ver com ideologia política.
ERRADO NÃO TÁ
Depois do chega pra lá que a deputada federal Natália Bonavides (PT) deu em Álvaro Dias (Republicanos), o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) desembarcou de mala e cuia no ambiente político do prefeito de Natal. Acredita que o caminho está pavimentado para ser o candidato de Álvaro à sucessão natalense.
ALIANÇAS
Álvaro Dias e Rafael Motta decidiram que Republicanos e PSC formarão aliança para as eleições 2024. Eles, inclusive, distribuíram foto juntos para selar a união de público. Em todas as pesquisas publicadas até agora, mostram que o “candidato do prefeito” tem em média 10% de intenção de votos. É uma boa partida.
É NOTÍCIA
1 - A noite promete no Espaço Catamaran, que recebe os fãs para um "Tributo a Belchior", com a Banda Corcel 73. A organização é do Fã Clube Alucinação de Mossoró. A partir das 20h. Vamos lá.
2 - O Idecan será responsável pela organização do concurso público da Uern, previsto para o primeiro semestre de 2024. Com a escolha da banca, o próximo passo será a formulação do edital. O concurso deverá ofertar cerca de 90 vagas para docentes.
3 - Mossoró receberá o Encontro de Diretores Regionais do Nordeste do Sesc, entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento visa promover a integração entre os regionais. Na oportunidade, será anunciada a ampliação do Ensino Fundamental da Escola Sesc Mossoró.
4 - Vamos pedir, mais uma vez, a doação de sangue para o Hemocentro de Mossoró. O estoque está praticamente zero. Para doar, basta ir à unidade localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia. Doar sangue é salvar vidas. Pense nisso.
5 - O Sine está com cerca de 600 oportunidades de empregos no Rio Grande do Norte, sendo 160 só em Mossoró. Tem oportunidade de telemarketing, vendedor no comércio, caixa, encanador, entre outras profissões. Faça contato (84) 3190-0783 e 3190-0788.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.