Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 22 Out 2023 | Coluna César Santos - 22 de outubro de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato / Arquivo Chico da Prefeitura, vereador por seis mandatos, morreu em 2019

FAMÍLIA DANTAS

A numerosa e tradicional família Dantas vai voltar à cena política de Mossoró nas eleições municipais de 2024. O auditor fiscal Gilmar Dantas será candidato a vereador. Se eleito, retomará a história construída pelo irmão Francisco Dantas da Rocha, o “Chico da Prefeitura”, que exerceu mandato na Câmara Municipal por 24 anos consecutivos. Também teve o tio Nivaldo Dantas vereador por um mandato, entre 1989 a 1992.

Gilmar confirmou à coluna que está decidido, e tem apoio da família, a reconquistar o espaço dos Dantas na política mossoroense, a partir de mandato no Legislativo. Para isso, ele iniciou o trabalho de reconstrução da base político-popular que foi liderada por longos anos por Chico da Prefeitura.

Ainda sem uma definição sobre filiação partidária, Gilmar tem contado com apoio do irmão João Batista da Rocha, o “Dão”, para encaminhar o projeto eleitoral de 2024.

A ideia de Gilmar tem forte apelo popular porque está respaldada na história de Chico da Prefeitura, interrompida em meados da década passada, quando, por questão de saúde, não teve como continuar a atividade política.

Francisco Dantas da Rocha morreu no dia 14 de agosto de 2019, aos 68 anos.

O “Juventude”, como Chico da Prefeitura gostava de ser chamado e se dirigia às pessoas dessa forma, cumpriu seis mandatos na Câmara Municipal de Mossoró entre os anos de 1989 a 2012. A sua primeira eleição aconteceu em 1988, justamente na primeira vitória eleitoral da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Também naquelas eleições, a família Dantas elegeu Nivaldo, irmão de Manoel Enfermeiro, de saudosa memória, pai de Chico da Prefeitura, de Dão, Dudé, Mário, Renê, Gilmar e outros irmãos.

Chico da Prefeitura, sempre atuando nas camadas mais pobres, sobretudo na zona norte de Mossoró, renovou o mandato de vereador em cinco eleições seguidas: 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008.

Nas eleições de 2012, ele ficou fora devido a problemas de saúde (sofreu parada cardíaca) e foi substituído pelo irmão João Batista da Rocha que não obteve êxito nas urnas. Em 2016, Chico da Prefeitura voltou a ser candidato pelo PP, mas não se elegeu, recebendo apenas 1.081 votos (0,80%).

Por duas vezes, Chico da Prefeitura tentou se eleger deputado estadual. Em 2006, chegou a receber 9.411 votos em Mossoró, mas não foi suficiente para elegê-lo. Em 2010, a sua votação no Estado chegou a 21.456 votos (1,25%), ficando em uma das suplências de sua coligação. Em ambas as disputas, Chico vestiu a camisa do PFL (hoje União Brasil).

Na Câmara Municipal, Chico conquistou o respeito dos colegas e dos servidores. Na vida pública, conquistou vitórias sempre defendendo os interesses e benefícios para os moradores de bairros carentes.

Francisco Dantas da Rocha nasceu em Mossoró no dia 19 de março de 1951. Era servidor público aposentado. Ele deixou viúva dona Marize de Oliveira Nogueira da Rocha, com quem teve quatro filhos: Antônio Roberto, Roberta Karine, Rondinele e Rafaela Nogueira.

 

 

FRASE

“Estamos cuidando de todo o processo para a nossa candidatura em 2024”

GILMAR DANTAS – Auditor Fiscal confirmando que a família Dantas voltará à política de Mossoró

 

OPORTUNIDADE

A Assaí Atacadista está com vagas temporárias para as unidades do Rio Grande do Norte, incluindo a de Mossoró, recém-inaugurada. Funções disponíveis como operador de caixa, repositor, fiscal de caixa, dentre outras. O período de atuação vai de 20 de novembro a 31 de dezembro. Os interessados acessem astconsult.selecty.com.br

 

OPORTUNIDADE II

A unidade do Cidade Atacarejo do Alto de São Manoel está com as obras em fase de conclusão, na antiga sede da Socel Veículos, na Avenida Presidente Dutra. São quase 300 novas vagas de emprego. Esse volume aumentará as oportunidades na reta final do ano, quando o comércio de Mossoró absorve grande quantidade de novos comerciários.

 

DIX-HUIT

Neste domingo, 22, completa 27 anos da partida do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Ele cumpria o último ano de sua terceira gestão na Prefeitura de Mossoró, quando o seu coração parou de bater aos 84 anos. Dix-huit também foi deputado estadual e federal e senador da República, além de presidente do Inda no governo Costa e Silva.

 

DIX-HUIT II

A tricotomização do rio Mossoró, que amenizou cheias no centro da cidade, foi uma das grandes obras de Dix-huit. O seu DNA também está vivo na história da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Ufersa. Dix-huit formou numerosa família com Dona Naide. Seu nome está eternizado no Teatro Municipal de Mossoró.

 

SOBERANIA

Andou na Câmara dos Deputados o PL 255, de 2019, que extingue a lista tríplice na escolha de reitor e vice nas universidades federais. A Comissão de Educação aprovou a proposta que respeita a vontade de maioria da comunidade acadêmica. Vai a plenário.

 

SEGUE

Na Uern, a vontade soberana da comunidade acadêmica já é respeitada. Coube à governadora Fátima Bezerra (PT) extinguir a lista tríplice e estabelecer a eleição dos mais votados para os cargos de reitor e vice.

 

É NOTÍCIA

1 - O Centro Empresarial Caiçara celebra 15 anos nesta segunda-feira, 23. O empreendimento da Repav, inaugurado em 2008, ocupou o prédio histórico do Cine e Teatro Caiçara, centro de Mossoró.

2 - Nesta segunda-feira, 23, a Unidade Básica de Saúde (UBS - Bernadete Bezerra de Souza Ramos) completa 14 anos de inaugurada. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Fafá Rosado para atender à população do Liberdade II, zona leste de Mossoró.

3 - O sistema adutor Jerônimo Rosado, que abastece grande parte de Mossoró, será desligado nesta segunda-feira, 23, para serviços de manutenção. A Caern prevê que o abastecimento será normalizado em uma semana. São 17 bairros afetados pela paralisação.

4 - Hoje tem Baraúnas X Mossoró EC no Estádio Nogueirão, às 16h, pela quarta rodada do campeonato de acesso ao Estadual 2024. Torcedores dos dois clubes esperam que o prefeito Allyson Bezerra apareça para conferir o cenário de destruição do estádio.

5 - A procissão de Santa Luzia este ano sairá do Santuário de Santa Clara. Justa homenagem ao padre Sátiro, patrono da paróquia do bairro Dom Jaime Câmara. A festa será aberta no dia 27 deste mês, na comemoração de 181 anos da Paróquia de Santa Luzia.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO