Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 27 Out 2023 | Bolsonarismo quer mostrar força com o novo PL de Mossoró

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Rogério Marinho com Jair Bolsonaro

O Partido Liberal de Mossoró apresentará a sua nova cara nesta sexta-feira, 27, prometendo promover um evento bastante concorrido para mostrar força do bolsonarismo no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Os novos quadros e o projeto político eleitoral para o próximo ano estão na pauta da inauguração da sede do PL, localizada na rua Dr. João Marcelino, conjunto Abolição II, a partir das 18h.

Sob a liderança do senador Rogério Marinho, que preside a legenda no estado e lidera a oposição ao governo Lula (PT) no Senado, uma expressiva comitiva está sendo aguardada, contando com os deputados federais General Eliéser Girão, Sargento Gonçalves e Robinson Faria, os deputados estaduais Coronel Azevedo e Terezinha Maia, além de lideranças regionais.

Também estão na lista de convidados os deputados liberais cearenses André Fernandes e Carmelo Neto, que foram os mais votados para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Ceará nas eleições de 2022. Fernandes obteve 229.509 votos, enquanto Carmelo recebeu 118.603 votos. Os dois deputados são apontados como a nova safra da política cearense.

A inauguração da sede do PL marcará a chegada ao partido de novos quadros, que foram conquistados por Rogério Marinho dentro do processo de reestruturação da legenda em todo o estado, em especial Mossoró. A ideia de Marinho é mostrar que o PL continua forte no estado após a saída do deputado federal João Maia, que liderou o partido no RN por mais de duas décadas. Maia assumiu a presidência do Progressistas no estado.

A nova formação do PL de Mossoró terá o ex-vereador Genivan Vale na presidência; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Stênio Max, na vice-presidência; a ex-vereadora de Grossos, Clorisa Linhares, na presidência do PL Mulher; e o estudante universitário José Eduardo Forte na presidência do PL Jovem.

Além desses nomes, atenderam ao convite de Rogério Marinho a ex-vice-prefeita de Mossoró, odontóloga Nayara Gadelha, e o ex-candidato a prefeito e ex-candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte, empresário Tião Couto.

Bolsonarismo

Rogério Marinho trabalha para ampliar a base política do ex-presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. O senador entende que é possível fortalecer o projeto do bolsonarismo a partir dos maiores colégios eleitorais do estado. Por isso, ele escolheu nomes com ideologia política à direita para compor a direção do PL de Mossoró.

A ex-vice-prefeita Nayara Gadelha, por isso, foi uma das coordenadoras da campanha de Bolsonaro em Mossoró nas eleições 2022. Nayara é sobrinha do general Paulo Sérgio, que foi ministro da Defesa na segunda parte do governo Bolsonaro.

O empresário Tião Couto também apoiou a candidatura à reeleição do ex-presidente Bolsonaro e é um incentivador do bolsonarismo mossoroense, assim como Stênio Max, que é presidente da CDL local.

Para motivar o bolsonarismo local, Jair Bolsonaro gravou vídeo, ao lado de Rogério Marinho, convidando a todos para o evento desta sexta-feira.

 

 Rogério quer indicar o vice na chapa de Allyson Bezerra

Nas eleições de 2022, Mossoró foi importante para a vitória de Rogério Marinho (PL) para o Senado da República. Ele foi o mais votado na cidade com 47.089 votos (41,20%), superando o principal concorrente, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT, hoje PSD), que obteve 38.009 votos (33,26%), e o terceiro colocado Rafael Motta (PSB), votado por 26.887 (23,52%) eleitores locais.

Coube ao prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) liderar o palanque de Marinho em Mossoró. A princípio, uma retribuição aos recursos enviados para a cidade pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, quando Marinho era o titular da pasta no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Agora, o líder do PL estadual quer ampliar essa parceria, de olho nas eleições municipais do próximo ano. Marinho deseja indicar o ex-vereador Genivan Vale para ser o vice na chapa de Allyson Bezerra. Ele sabe, porém, que não será fácil, diante da concorrência. O atual presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, que está trocando o Solidariedade pelo PSDB, também quer a vaga.

Levando em conta a concorrência, Rogério Marinho acredita que fortalecendo o PL local, o partido terá como pressionar o prefeito a aceitar a aliança no plano majoritário.

O PL não quer criar desconforto, mas também não deseja abrir mão de espaço no palanque majoritário. Por isso, o partido trabalha para formar uma base sólida no sentido de mostrar que tem influência para participar diretamente da disputa pela Prefeitura de Mossoró.

Além da disputa majoritária, o PL vai trabalhar a construção de uma nominata forte à Câmara Municipal. Genivan Vale tem costurado a filiação de pré-candidatos a vereador, inclusive, de alguns que já foram vereador. Será uma nominata forte, garante.

Tags:

Mossoró
política
bolsonarismo
PL

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO