Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 07h00 | 28 Out 2023 | Coluna César Santos - 28 de outubro de 2023

Crédito da foto: Reprodução / Instagram Moção da repúdio aprovado pela Central Única dos Trabalhadores

MOÇÃO DE REPÚDIO

A péssima relação do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) com os servidores públicos municipais de Mossoró colocou a gestão municipal na página da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de forma negativa. Está publicada uma moção de repúdio aos atos de retiradas de direitos e de práticas antisindicais.

O ato de repúdio, apresentado pelo Sindiserpum, foi aprovado no 14º Congresso da Cut, realizado neste mês, em São Paulo. A entidade, que vem sofrendo ataques de toda a ordem, registrou que o prefeito “usa recursos públicos para induzir a população contra os servidores públicos produzindo desmonte da imagem positiva da categoria e perseguição política executadas pelo gestor municipal”.

A vereadora Marleide Cunha (PT), que é dirigente sindical e participou do congresso da CUT, registrou o que os servidores consideram ataques do prefeito contra as categorias:

1 – Em abril deste ano, o prefeito usou o poder econômico, midiático e influência política contra os professores e professoras municipais em greve pelo reajuste do Piso Salarial da categoria;

2 - Em junho, enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal modificando o Regime Jurídico dos Servidores públicos e produzindo o maior retrocesso nos direitos dos servidores. Apesar dos servidores fazerem o enfrentamento contra o retrocesso, ocupando a Câmara e impedindo a votação por várias sessões seguidas, a vontade autoritária do prefeito prevaleceu;

3 - Em outubro, o alvo da perseguição política foi contra a Guarda Municipal, usando mais uma vez o autoritarismo para colocar lideranças sindicais em trabalho administrativo, causando prejuízos na remuneração e recorrendo à justiça para impedir uma simples parada de advertência da categoria.

De fato, Allyson Bezerra comprou uma briga com os servidores e decidiu partir para o ataque. A retirada de direitos, amplamente divulgada pela imprensa livre, atingiu as categorias e comprometeu o serviço público.

Além disso, negou cumprir deveres determinados por lei. É o caso do piso salarial dos professores. Este ano, o prefeito não concedeu o reajuste de 14,95%, determinado pela Lei do Piso do Magistério.

E quando os professores organizaram a luta, deflagrando greve, Allyson acionou a Justiça para acabar o movimento. O prefeito usou toda a estrutura midiática para colocar a sociedade contra os profissionais em educação e, em determinadas ocasiões, os professores foram agredidos pelos chamados soldadinhos de chumbo.

Não parou por aí. Mais recentemente, surgiu uma associação de servidores, formada por pessoas amigas do Palácio, para tentar dividir a categoria. E a dita associação desfilou com o prefeito nas ruas do centro da cidade anunciando que o gestor estava garantindo um “novo” Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Algo nunca antes visto em Mossoró.

Mas, é o que a cidade tem no momento. Cabe ao cidadão aceitar. Ou não.

2024 já está bem aí.

 

FRASE

“Não vão me intimidar”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora e dirigente sindical, reagindo aos ataques dos palacianos

 

ABASTECIMENTO

O Governo do RN, via Caern, está investimento mais de R$ 200 milhões para ampliar o sistema de abastecimento de água em Mossoró. Só com a construção da adutora Apodi-Mossoró estão sendo investidos R$ 120 milhões. A Caern também trabalha a perfuração de dois poços para atender aos Abolições e parte do bairro Santo Antônio.

 

INDÚSTRIA

O empresário Roberto Serquiz assume a presidência da Fiern no momento em que a indústria potiguar precisa retomar a competividade e assumir um papel maior no processo de desenvolvimento econômico sustentável do Rio Grande do Norte. Serquiz sucede no cargo ao empresário Amaro Sales, que comandou a federação por 12 anos ininterruptos.

 

MULHERES

A plenária do PT, neste sábado, 28, terá três mulheres fortes à Câmara Municipal de Mossoró: Plúvia, que é assessora da deputada estadual Isolda Dantas; a acadêmica Ana Flávia, com militância na Ufersa; e Marleide Cunha, atual vereadora e candidata à reeleição.

 

MULHERES II

A federação partidária do PT, que tem PCdoB e PV, terá mais duas candidatas fortes em 2024: as ex-vereadoras Aline Couto e Larissa Rosado, que vão deixar o PSDB e o União, respectivamente, pelo PCdoB. A federação terá nominata forte, comandada por mulheres.

 

FRENTE AMPLA

A plenária do PT abre as portas para todos os partidos e lideranças de oposição em Mossoró, dentro da proposta de formar uma frente ampla para encarar a disputa pela Prefeitura em 2024. A deputada Isolda Dantas é o nome do PT, mas não impõe candidatura. Hoje ela será reconduzida à presidência do partido.

 

PÉSSIMO

O tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia está quebrado desde a noite de quinta-feira, 26. Não há previsão de quando voltará a funcionar. Daí, Mossoró, com cerca de 300 mil habitantes, fica sem importante serviço na rede SUS. O problema seria amenizado se o tomógrafo do município fosse tirado da caixa, onde se encontra há 14 meses.

 

BOLSONARO NO

O senador Rogério Marinho (PL) confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprirá agenda no Rio Grande do Norte em novembro. Será a primeira visita ao estado após perder as eleições de 2022 e deixar o Palácio do Planalto. Bolsonaro tem lotado praças e ruas em visitas recentes a diferentes estados.

 

DUAS RODAS

Na última visita de Bolsonaro ao RN, Rogério Marinho, ainda pré-candidato a senador, pegou carona na garupa da moto pilotada pelo então presidente. Se deu bem. As urnas o colocaram no Senado da República. Já Bolsonaro não teve a mesma sorte. Perdeu para Lula (PT) no estado por uma diferença de 615.404 votos, ou 30,2 pontos.

 

É NOTÍCIA

1 - Seu Paixão convida para a Tardezinha deste sábado, com o som de Kakau Monteiro, Soul Samba e Samba Mix, regado a choop e petiscos. A partir das 15h. O barzinho fica no centro da cidade.

2 - O ex-prefeito e atual vice-prefeito de Areia Branca, médico Bruno Filho, reuniu-se com o presidente do MDB no estado, vice-governador Walter Alves, para dizer que será candidato em 2024. Mostrou-se otimista de retomar o poder da Salinésia.

3 - Segundo o IBGE, pessoas acima de 65 anos representam 10% da população brasileira. E já são 4,6 milhões com mais de 80 anos. Esse público cresceu 57,4% em 12 anos. O Censo 2022 confirma o acelerado processo de envelhecimento do país.

4 - O deputado federal Paulinho Freire (União) assumiu pré-candidatura a prefeito de Natal. Espera ter o apoio do PSDB, Podemos e do PL. Se conquistar o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), fica forte. Paulinho cumpre o primeiro mandato na Câmara Federal.

5 - A Câmara Municipal de Mossoró tem sessão extraordinária na manhã de segunda-feira, 30, para homologar a revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA). Projeto é importante para atração de recursos federais para a área.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO