GETÚLIO RÊGO PODE VOLTAR À ALRN
Está fazendo uma década da última mudança no quadro de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). Foi registrada em 2013, com aposentadoria de Alcimar Torquato. Assumiu a vaga Antônio Gilberto de Oliveira Jales, atual presidente da Corte, indicado pela então governadora Rosalba Ciarlini.
O longo tempo de mudança será interrompido em 2024, quando duas vagas serão abertas em razão das aposentadorias compulsórias. A conselheira Adélia Sales conclui a sua missão na Corte de Contas em março, enquanto o conselheiro Tarcísio Costa sairá em maio.
Das sete vagas no TCE-RN, quatro são reservadas ao próprio Tribunal, enquanto as outras três são de indicação do Poder Executivo. A cadeira ocupada por Adélia Sales é reservada aos conselheiros substitutos, com concorrência entre os membros de carreira. Nesse caso, uma lista tríplice é organizada pelo próprio TCE-RN e encaminhada ao Executivo estadual. A escolha final é da governadora Fátima Bezerra (PT), após os indicados passarem por sabatina na Assembleia Legislativa.
Já a vaga a ser aberta por Tarcísio Costa terá escolha sob o viés político, uma vez que pertence à cota de indicação do Legislativo. Ou seja, caberá à Assembleia Legislativa fazer a indicação. Daí, está em curso uma disputa nos bastidores da política potiguar pela ocupação da cadeira de Tarcísio Costa.
Um grupo de parlamentares quer indicar o deputado estadual tucano Gustavo Carvalho, que cumpre o quinto mandato no Palácio José Augusto. Já conta com nove votos favoráveis e mais três encaminhados.
Se Gustavo Carvalho conquistar a maioria e ele emplacar o cargo vitalício de conselheiro do TCE-RN, abre caminho para o retorno à Assembleia Legislativa do ex-deputado Getúlio Rêgo, que é o primeiro suplente do PSDB.
Getúlio cumpriu 10 mandatos na ALRN. Em 2022, tentou o 11º mandato, mas acabou na segunda suplência do seu partido. Em março deste ano, subiu para a primeira suplência com a morte do ex-deputado Raimundo Fernandes. Portanto, está apto a retorno à Assembleia, caso Gustavo Carvalho se transfira para o TCE-RN.
Só que há outros interesses dentro da Casa Legislativa. O presidente Ezequiel Ferreira de Souza deseja emplacar a sua irmã Milena Galvão na vaga do conselheiro Tarcísio Costa. No entanto, há resistência ao desejo de Ezequiel. Os deputados entendem que já deram várias vitórias a Ezequiel, inclusive, cinco mandatos seguidos de presidente da Assembleia, e que agora chegou a vez de Ezequiel retribuir apoiando Gustavo Carvalho para o Tribunal de Contas.
A governadora Fátima Bezerra (PT) também trabalha nos bastidores para emplacar um nome de sua preferência. Ela abriu diálogo para a Assembleia Legislativa indicar Raimundo Alves, seu chefe de Gabinete e articulador político e, na próxima vaga de indicação do Executivo, o governo indicaria um nome da Assembleia. Essa possibilidade, porém, é praticamente nula.
A vaga de conselheiro do TCE-RN é bastante cobiçada. Trata-se de um cargo vitalício, cujo vencimento atual é de R$ 35.462,22.
FRASE
“Estamos à disposição, mas decidiremos no momento certo”
TONY FERNANDES – Vereador sobre possível candidatura a prefeito de Mossoró
ÔNIBUS GRATUITO
Confira as linhas de transporte coletivo para os candidatos que farão provas do Enem neste domingo, 5: Abolições/Santa Delmira/Redenção, Vingt Rosado, Nova Vida; Sumaré, Belo Horizonte/Bom Jesus, Shopping/Macarrão. Nova Mossoró, Odete Rosado e Planalto 13 de maio. Saída programada para as 11h e o retorno prevista para 19h30.
É GRAVE
Quem acompanha de perto a investigação da "farra dos combustíveis" na Prefeitura de Tibau afirma que a prefeita Lidiane Marques vai precisar de muito argumento, e reza, para se livrar do rumoroso caso. O gasto de mais de R$ 2 milhões de combustíveis em 11 meses, em uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, é difícil de aceitar. É grave.
TABULEIRO
O tabuleiro da sucessão municipal de Mossoró tem quatro nomes: o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União), a deputada estadual Isolda Dantas, o vereador Tony Fernandes (de saída do SD) e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas). Daí deve ficar dois. Um é o prefeito. O outro ou outra representará a oposição unida.
AVANTE
O vereador Tony Fernandes, que está de saída do Solidariedade, tem convite do Avante e de outras legendas para ser candidato a prefeito de Mossoró nas eleições 2024. A ideia empolga setores que gravitam entre as arquibancadas da oposição e de governo. Tony analisa, sem açodamento.
PROGRESSISTAS
O deputado federal João Maia, novo presidente do Progressistas, vai priorizar os maiores colégios eleitorais em 2024. Mossoró será tratada com destaque. João quer Rosalba Ciarlini disputando a Prefeitura do segundo maior colégio eleitoral do estado. A ex-prefeita também quer ir à luta.
PT
A deputada Isolda Dantas teve o nome aclamado pela militância do PT, e disse que está disposta a lutar para "tirar Mossoró do caos em que se encontra hoje". Pode ser candidata à prefeita ou apoiar o nome que junte a oposição no mesmo palanque.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1999, os moradores do conjunto Abolição III ganhavam a Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Lucas Benjamim. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - Nesta data, em 2010, eram inauguradas as cinco salas de cinema do Multicine no Mossoró West Shopping, hoje Partage. Convidados assistiram ao filme nacional "Comer, Rezar e Amar". As salas de cinema do shopping são as únicas em Mossoró.
3 - O Golden Boys é a próxima atração do Projeto Seis & Meia em Mossoró, na terça-feira, 7, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O público vai reviver com o melhor da jovem guarda embalado por grandes sucessos. Na "janela", o mossoroense Netinho.
4 - Um contingente de 700 policiais irá atuar nos 266 locais de prova do Enem no RN, neste domingo, 5. A operação visa “garantir a integridade e a tranquilidade dos candidatos. O trabalho começa logo cedo com escoltas das provas para os locais de aplicação.
5 - O jovem empreendedor Diego Araújo, dono do Restaurante Buscapé, planeja expandir a sua marca em Natal. A movimentada Ponta Negra poderá receber uma unidade do Buscapé, o restaurante mais prestigiado da "Avenida do Shopping" de Mossoró.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.