O ex-vereador e ex-prefeito de Baraúna/RN, Edson Pereira Barbosa, morreu nas primeiras horas deste sábado, 25, vítima de um câncer. Ele tinha 60 anos, completados no dia 29 de outubro.
Edson Barbosa foi vereador pelo Partido Verde (PV) e, depois, foi eleito vice-prefeito na chapa da ex-prefeita Antônia Luciana Oliveira (MDB). Assumiu o cargo de prefeito na reta final da gestão, entre os dias 2 a 31 de dezembro de 2016.
Ele se destacou no curto período de gestão, tendo sido responsável pela implantação do plano geral dos servidores públicos municipais. Inclusive, em outubro passado, ele recebeu do sindicato da categoria o título de Honra ao Mérito.
Edson Barbosa era mossoroense e figura bastante popular na cidade, onde foi líder comunitário, ´líder do movimento estudantil, político e também fez carreira empresarial no ramo de eventos entre as décadas de 80 e 90.
Na luta das comunidades, Edson Barbosa foi presidente do Conselho Comunitário do Santa Delmira, zona oeste de Mossoró, e também ajudou a criar o conselho das entidades comunitárias, o que lhe rendeu reconhecimento. Também disputou mandato na Câmaa Municipal, mas sem êxito nas urnas.
No ramo empresarial, ele criou, com parceiros, a Casa de Show Vida Vida, que fez sucesso nos anos 90, e também foi dono de agência especializada em comunicação, marketing e eventos. Antes, foi gerente da extinta empresa de transporte coletivo Santa Luzia.
Edson Barbosa decidiu se transferir para Baraúna no início da década de 2000, onde construiu uma história vitoriosa, como líder comunitário, empresário e político. Um dos pontos de destaque foi a sua atuação em defesa da construção da “Estrada do Cajueiro”, vista como primordial para o desenvolvimento econômico da Região.
Mais recentemente, ele criou o “Blog do Edson Barbosa”, canal de notícia na plataforma eletrônica, e continuava atuando na União das Entidades Comunitárias de Baraúna e Região Oeste.
Edson Pereira Barbosa era casado com Graça Barbosa e tinha dois filhos, sendo um do primeiro casamento.
O corpo será velado na Câmara Municipal de Baraúna e o sepultamento ocorrerá amanhã, às 8h.
NOTA DO BLOG: Edson Barbosa foi um dos primeiros funcionários do Jornal de Fato, colaborando-se, de forma importante, para o lançamento do impresso em 28 de agosto de 2000. Na empresa, ele foi diretor comercial e gerente de gráfica. Antes, trabalhamos juntos em promoção de festas no fim da década de 90. Um amigo que nos deixa. À dona Graça e aos filhos, nosso abraço de conforto.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.