O BABÃO
Viralizou nas redes sociais um vídeo em que duas pessoas simulam entrevista de perguntas e respostas rápidas, que chamamos de ping-pong, mostrando a figura do babão no ambiente político:
- Um homem que você admira na cidade:
O prefeito.
- Uma mulher:
A primeira-dama da cidade, uma mulher guerreira, batalhadora...
- Um sonho:
Um cargo comissionado.
- Uma lembrança:
No dia que abriram a última urna e deu a vitória ao meu prefeito.
- Uma raiva:
Quando falam mal do meu prefeito, eu fico doente de raiva.
- Um medo:
Do meu prefeito sofrer um acidente, uma queda de rede, um coice de um cavalo, mas graças a Deus até hoje está tranquilo.
- Um lugar bonito:
A cidade administrada pelo meu prefeito.
- Uma obra importante:
O cemitério que o meu prefeito ampliou. Hoje todo mundo pode morrer que tem onde enterrar. Isso é um orgulho para minha cidade.
- Um desgosto:
Quando esqueço de mandar um bom-dia para o meu prefeito. Eu fico perturbado quando isso acontece.
- Uma cor:
A cor do partido do meu prefeito.
- Uma comida:
Um cuscuzinho com buchada, que eu soube que o meu prefeito gosta.
- Para encerrar, mande uma mensagem para uma pessoa especial na sua vida:
Ao prefeito da minha cidade, que vamos caminhar juntos na campanha que está vindo. Deus te abençoe, meu prefeito.
Os autores da brincadeira criaram personagem baseado na cultura do “babão” ou do “lambaia”, que são criaturas de condição muita baixa, que precisam desse expediente desprezível para ser ou conseguir algo de “mão beijada”.
Sobre isso, a “Cearensada da Gema” escreveu:
O “Babão de Político” é aquela pessoa que bajula o Chefe/Político e ao qual sempre procura não desagradar e em hipótese alguma contra ele emite uma posição contrária. O seu perfil é de uma pessoa pobre de espírito e que somente age assim com medo de sofrer represálias tanto do seu Chefe/Político quanto dos demais babões. São pessoas traidoras, falsas. Lacaios, medíocres.”
“O babão de político sempre conta com uma grande criatividade (para o mal), em geral é desocupado, vive inventando boatos a favor do “Chefe/Político” e contra os “adversários”. Sem falar que o babão de político quase sempre consegue viver à custa da população ocupando cargos públicos (sem concurso, é claro) e normalmente são “Assessores”. Além do babão de político, ainda existem o puxa-saco e o lambe-botas, que são todos farinha do mesmo saco!!!”
E política, há duas opções: ser um político sério ou um lambaia. A maioria faz a segunda opção. Por necessidade ou por índole mesmo.
Observe.
FRASE
“São pessoas traidoras, falsas. Lacaios, medíocres.”
Cearensada da Gema – Sobre os babões e lambaias da política
EDSON BARBOSA
Mossoró e Baraúna estão de luto com a morte de Edson Pereira Babosa, ocorrida neste sábado, 25. Ele perdeu a luta contra um câncer. Político, líder comunitário, empresário e comunicador, Edson construiu carreira vitoriosa. Primeiro em Mossoró, até o início da década 2000, depois em Baraúna, onde foi vereador e prefeito da cidade.
EDSON BARBOSA II
Trabalhamos juntos no fim da década de 90, ele como presidente do Conselho Comunitário do Santa Delmira, eu como jornalista. Depois, nos reencontramos no projeto do Jornal de Fato. Edson colaborou ativamente no início das atividades do impresso, como gerente comercial e diretor da gráfica. À dona Graça e aos filhos, nossa solidariedade.
CARNE E AVE
Nesta data, em 2006, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava as novas instalações do Mercado da Carne e Ave "João Felix", anexo à Central de Abastecimento, antiga Cobal. Obra importante, que custou mais de R$ 1,2 milhão. Hoje, 17 anos depois, o complexo do comércio popular sofre com a estrutura avariada e uma obra que se arrasta feito tartaruga.
O NOME DO PL
O líder do bolsonarismo potiguar, senador Rogério Marinho, está convicto que o seu PL indicará o nome para vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). E, se depender de sua preferência, Rogério indicará Nayara Gadelha, que foi vice-prefeita na quarta gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
DE OLHO
Noutra ponta, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, observa a relação de Allyson com o bolsonarismo. E cuida da organização do PSDB, consciente do projeto que o partido tem para o segundo maior colégio eleitoral do estado. Quando passar as festas do Ano Novo, o desenho de 2024 ficará mais nítido.
REDEPETRO
O geólogo e político Gutemberg Dias presidiu a Redepetro/RN por quase uma década. Transformou a entidade, que saiu de 14 para 70 empresas. Agora, passa o bastão para José Nilo, o novo presidente.
É NOTÍCIA
1 - O clube da Associação Atlética dos Empregados da Petrobras, o Aspetro de Mossoró, celebra 30 anos neste domingo, 26. O clube bem estruturado funciona na chamada Avenida do Contorno.
2 - A última reforma da Praça Felipe Guerra, a popular "Praça dos Ônibus" no centro de Mossoró, foi inaugurada nesta data, em 1999. Uma estrutura moderna entre a José de Alencar, Tiradentes e Frei Miguelinho. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba.
3 - Nesta segunda-feira, 27, completa 11 anos da partida eterna do historiador Raimundo Soares de Brito, um dos maiores ícones da cultura mossoroense, nascido em Caraúbas. Em 1995, foi reconhecido com o Título de Doutor Honoris Causa, da Uern.
4 - A nova fase do Minha Casa, Minha Vida contempla Mossoró com 140 moradias das 4,6 mil destinadas ao RN pelo Ministério das Cidades. Poderão concorrer famílias com renda de até dois salários mínimos e devidamente cadastradas no programa social.
5 - A Caern Móvel atenderá os clientes de Mossoró nesta semana. O atendimento começa na terça-feira, 28, e vai até sábado, 2, no escritório central da Caern. Até sexta-feira (1º), o atendimento será das 8h às 17h. No sábado, vai de 8h ao meio-dia.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.