Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 28 Nov 2023 | Coluna César Santos - 28 de novembro de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato Padre Sátiro Cavalcanti Dantas

PADRE SÁTIRO É IMORTAL

O padre João Medeiros Filho escreveu certa vez:

“Cabem com precisão na vida de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas os versos de Dom Carlos Alberto Navarro, inspirados no Salmo 23/22: “Sou bom pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício nem terei, quanta vida eu tiver, eu lhes darei”.

E seguiu:

“Sacerdote de grandes virtudes, dinâmico e pródigo de realizações, Padre Sátiro é antes de tudo um místico. Dialoga no âmago de seu ser com o Infinito de Deus. Profundo conhecedor da obra teológica de Santo Agostinho, tocado pela sua espiritualidade, balbucia preces na capela do Colégio Diocesano Santa Luzia. Ali, conversa com Deus na quietude das primeiras horas do alvorecer. Acredita, como Exupéry, que “no silêncio alguma coisa irradia”. E assim pensando, fez erigir o Mosteiro das Clarissas. Certa feita, dissera-nos descontraidamente, em seu gabinete: “O que tenho ou recebo, nada é meu; tudo não passa de um empréstimo de Deus. Pertence aos seus filhos. Para eles deve retornar”.

Sempre foi imbuído da esperança, qual uma estrela em sua vida. E tem razão Mário Quintana, quando proclama: “Se as estrelas parecem inatingíveis, não é motivo para não desejá-las”. Nutrido por tais sentimentos, aliados à sua fé e coragem, conseguiu estadualizar a atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, uma utopia para muitos. Seguindo as pegadas de Cristo, atravessou águas turvas e caudalosas da burocracia e da política, tornando o sonho em realidade.

Das nove décadas vividas, seis foram dedicadas à educação dos mossoroenses, que justa e merecidamente o cultuam como sacerdote e mestre. É notório seu amor pelo Diocesano, hoje acrescido da Faculdade Católica, sua filha caçula, sacramento terreno da Igreja, Mãe e Mestra, na expressão do Vaticano II. Convém ainda ressaltar, dentre suas obras, a Rádio FM 105 Santa Clara, a Escola Erondina Cavalcanati Dantas. Em homenagem à sua mãe, o Centro de Evangelização Madre Maria Cecília, presença eloquente de Deus junto aos devotos da Virgem de Siracusa, especialmente os mais carentes.

Padre Sátiro é, sobretudo, um verdadeiro sacerdote, homem do Divino e do Sagrado. O presbítero deve ser profeta e poeta. Por isso, falou sempre em nome de Deus, exercendo o múnus profético. Espelhou em sua vida e realizações as belezas divinas, revelando a sua força poética. É marcante o seu amor à Igreja e a Maria. O poder, o prestígio e a ciência não o afastaram dos sacrossantos misteres. Como a Virgem Santíssima, “guardava em silêncio os acontecimentos, meditando-os em seu coração” (Lc 2, 19). Em 1954, Ano Santo Mariano, centenário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, obteve o beneplácito da ordenação sacerdotal.

Ingentes e palpáveis são seus gestos de fraternidade e solidariedade com todos. A muitos estimulou espiritual e intelectualmente. A quem necessitava de ajuda, ele acorria. “E repartiam os bens e não havia necessitados entre eles” (cf. At 2, 45; 4, 34), descreve Lucas, narrando os primórdios da Igreja. A quantos alunos carentes concedeu bolsas de estudos! Contribuiu para a formação de muitos leigos, religiosas e sacerdotes.

Seu valioso contributo como sacerdote e educador ficará registrado na história da diocese de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Sua passagem pelo Conselho Estadual de Educação é vivamente sentida. Vários documentos e normas trazem a sua marca. Porém, o que vale mais é seu amor à Eucaristia e ao Evangelho. Qual outro Pedro, respondendo ao Mestre, quando instado, se iria abandoná-lo, afirma: “A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida?” (Jo 6, 68). De postura ecumênica, nosso homenageado lembrou-nos certa feita, antes da novena de Santa Luzia, em 2007: “Deus dotou seus filhos de asas, mas nós queremos criar gaiolas”.

Padre Sátiro é imortal, não apenas por ser membro da AMOL e da ACJUS, mas pela grandeza de sua vida e nobreza de sua alma.

É, sim, padre João Medeiros, Padre Sátiro é imortal.

 

FRASE

“Vamos rezar e agradecer a Deus pelo legado que ele deixa em nossas vidas”

CHARLES LAMARTINE – Padre, sobre Sátiro Cavalcanti Dantas

 

LUTO

O prefeito Allyson Bezerra (União) decretou luto oficial de cinco dias em Mossoró pela morte do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. A governadora Fátima Bezerra (PT) também decretou luto oficial de três dias em todo o estado. A prefeita Marianna Almeida (PSD) fez o mesmo em Pau dos Ferros, terra natal de padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

 

LUTO II

A bandeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está a meio mastro. A reitora Cicília Maia suspendeu todas as atividades acadêmicas e decretou luto oficial de três dias. Sinal de profundo pesar pela morte de padre Sátiro Cavalcanti Dantas. E reconhecimento ao padre educador que ajudou a construir a instituição de ensino superior.

 

RN SUSTENTÁVEL

O Banco Mundial vai liberar mais 180 milhões de dólares para investimentos no Rio Grande do Norte. Algo em torno de 880 milhões de reais. Os recursos são da segunda etapa do programa "RN Sustentável", criado na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, e rebatizado de "Governo Cidadão" na gestão Robinson Faria.

 

RN SUSTENTÁVEL II

Esse programa foi o maior legado da gestão de Rosalba no Governo do RN. Financiado pelo Banco Mundial, o RN Sustentável garantiu investimentos em 10 cadeias econômicas do estado. Em Mossoró, destaque para a construção do Hospital da Mulher, obra que foi inaugurada em 2022 pela governadora Fátima Bezerra.

 

RN SUSTENTÁVEL III

Para ter acesso ao financiamento de 360 milhões de dólares, a gestão da ex-governadora Rosalba teve que reequilibrar as finanças do Estado, destruídas pela gestão anterior, e recuperar o poder de endividamento. Esse foi o maior financiamento do Banco Mundial na história do Rio Grande do Norte, assinado no primeiro semestre de 2013.

 

RN SUSTENTÁVEL IV

Como Rosalba não disputou a reeleição, os recursos do RN Sustentável caíram no colo do sucessor Robinson Faria. Incompetente, ele não tirou os projetos do papel. Melhor para Fátima Bezerra que fez o programa acontecer na prática.

 

BICO LONGO

O PSDB, de Ezequiel Ferreira de Souza, ganha mais um prefeito: Arthur Teixeira, de Guamaré. Ele deixará o PSB para organizar o “ninho tucano” no município. Nesta segunda-feira, 27, Ezequiel, que também preside a Assembleia Legislativa do RN, definiu os últimos pontos para o gestor de Guamaré esticar o bico.

 

PARCEIROS

Arthur Teixeira foi levado a Ezequiel Ferreira pelo ex-prefeito de Guamaré, Hélio Miranda, que é do MDB, partido liderado pelo vice-governador Walter Alves, parceiro político de Ezequiel. Dessa forma, está “tudo em casa”. PSDB e MDB estão juntos e misturados para as eleições municipais de 2024, mas com foco na disputa estadual de 2026.

 

É NOTÍCIA

1 - O Festival de Teatro da Uern, o Festuern, completa hoje 20 anos de sua primeira edição. Foi iniciado nesta data, em 2003, no Teatro Lauro Monte Filho, coordenado pelo professor Felipe Caetano.

2 - A indicação de Flávio Dino (PSB) para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não traz novidade. Desde que Lula (PT) assumiu o poder pela terceira vez, em janeiro deste ano, que o ministro da Justiça era o único de sua preferência para o cargo.

3 - O Itep confirmou a emissão da nova identidade a partir do dia 11 de dezembro no RN. Entre os dias 2 e 10, será feita a migração do novo sistema, sendo necessária a suspensão do serviço nas Centrais do Cidadão. Lembrando que a nova RG é gratuita.

4 - Bastante visitada a Estação Natal, que abriu a programação natalina de Mossoró no fim de semana. Com o mesmo material do ano passado, a Prefeitura ilumina a Estação das Artes Elizeu Ventania e pontos estratégicos da cidade. Tá lindo.

5 - O governo Lula anunciou que vai utilizar a capilaridade das igrejas evangélicas para alcançar populações vulnerabilizadas e encaminhá-las para programas sociais. Por gravidade, Lula penetrará no público que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
imprensa
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO