Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 11h00 | 30 Nov 2023 | Coluna César Santos - 30 de novembro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Projeto da Praça Dom João

PRAÇA DOM JOÃO COSTA

No momento que a comunidade católica velava o corpo do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) chamou a sua imprensa, com ordem de repercussão, para discursar: “Vou homenagear o Padre Sátiro colocando o seu nome numa grande obra do Mossoró Realiza”.

O prefeito tem sido rápido no gatilho para tirar proveito de qualquer ocasião, seja ela qual for. Ele já havia filmado uma senhora sendo cirurgiada em leito de hospital, em situação constrangedora, para propagar que a sua gestão estava bancando a retomada de cirurgias ginecológicas.

Faz lembrar a história do político malandro, fanfarrão, que próximo ao período eleitoral foi ao velório de um correligionário que ele não via há tempo, e durante discurso deixou cair a chapa dentária em cima do defunto, e para não perder a pose saiu com essa, em voz alta: “Meu dileto amigo e companheiro, vá com Deus e leve o meu sorriso em forma de gratidão.”

Voltando à promessa do prefeito diante do corpo de Padre Sátiro, é impossível não registrar que ele, Allyson, deixou de reconstruir a Praça Dom João Costa, que era um dos sonhos do religioso. Essa praça é como se fosse uma extensão do Colégio Diocesano Santa Luzia, que por décadas foi o lar de Padre Sátiro, e uma área de convivência de alunos e alunas do Diocesano, do CEJA Professor Alfredo Simonetti, da Escola Estadual Jerônimo Rosado e da Escola Centenária.

Quando assumiu a Prefeitura, Allyson recebeu o projeto pronto e recursos do Finisa em caixa para reconstruir a praça Dom João Costa, como mostra a foto da maquete acima. Mas ele preferiu por ignorar, optando pela política menor de não realizar uma obra porque foi a gestão adversária que viabilizou.

Mas, ainda está em tempo. O prefeito pode, se quiser, resgatar essa dívida e devolver o espaço Dom João Costa ao Diocesano e a toda comunidade escolar em sua volta. Dinheiro tem, é do Finisa; e o projeto tem, foi concebido pela gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

Padre Sátiro, do céu, sorriria feliz.

 

FRASE

“Vou homenagear Padre Sátiro em uma grande obra do Mossoró Realiza”

ALLYSON BEZERRA – Prefeito de Mossoró

 

JUSTA HOMENAGEM

A ala dos gabinetes dos deputados da Assembleia Legislativa passa a ser denominada "Deputado Raimundo Fernandes". Proposta aprovada pelo plenário da Casa, por iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes. É mais uma homenagem, justa, ao ex-deputado Raimundo Fernandes, falecido em março deste ano, aos 80 anos de idade.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há 22 anos, os estudantes do bairro Sumaré ganhavam a sede própria da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, numa área de quase 600 metros quadrados. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. O nome da escola homenageia Seu Paulo, de saudosa memória, que fundou a Associação Comunitária do Alto Sumaré.

 

BOLSONARISMO

O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca hoje em Natal para uma agenda de três dias, acompanhado do líder do PL no estado, senador Rogério Marinho. Destaque é o lançamento da Academia Conversadora, que terá a função de formar novos quadros no RN. O evento será realizado amanhã, no Holliday, às 10h.

 

CONCURSOS

Três decretos assinados pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) autorizam a realização de concursos públicos com mais de 60 vagas distribuidoras em vários setores da administração pública. Falta agora a publicação dos editais com as datas e outros detalhes dos certames. O prefeito promete para este ano.

 

PREOCUPA

O jornalista Regy Carte noticia que o ramal Apodi da transposição do rio São Francisco está entre as cinco obras com indícios de irregularidades apontas pelo TCU. Por gravidade, a obra corre o risco de ficar sem verba no Orçamento da União de 2024. O presidente Lula (PT) visitou a obra em setembro passado.

 

SORTE NO TSE

O prefeito de Assú, Gustavo Soares, levou melhor sorte no TSE, em Brasília, e manteve o mandato conquistado em 2020, depois de ter sido cassado pela Justiça Eleitoral local por compra de votos. Ele venceu por apenas 5 votos de maioria sobre o ex-prefeito Ivan Jr.

 

CONTAÍ

“Contaí Mossoró” estreia hoje sob o comando da gestora ambiental e líder dos movimentos sociais Plúvia Oliveira, que também é suplente de vereadora do PT. O Podcast é um novo espaço para discutir o futuro da cidade, atualidades e resgatar memórias. Serão três edições ao mês que irão ao ar nos dias 10, 20 e 30.

 

CONTAÍ II

Cada programa terá convidados e convidadas que irão contar as histórias que alimentam a cultura popular da cidade. O primeiro episódio, hoje, tem como tema “O povo negro de Mossoró”, com as convidadas professora e pesquisadora Ivonete Soares e a atriz Tony Silva. Acesse o perfil do programa no instagram @contaimossoro.

 

ASSEMBLEIA DE DEUS

A Câmara Municipal de Mossoró realiza sessão solene nesta quinta-feira, 30, para homenagear os 95 anos da Assembleia de Deus no município. A iniciativa é do vereador evangélico Gideon Ismaias (Cidadania). A sessão será aberta às 9h.

 

CONDENADO

A Justiça condenou o ex-deputado estadual e ex-vereador de Natal Albert Dickson e mais quatro pessoas. Eles foram condenados por crimes de peculato (desvio de recursos públicos), uso de documentos públicos ideologicamente falsos e associação criminosa. Dickson pegou 21 anos e 4 meses de reclusão e 213 dias-multas.

 

OUTROS CONDENADOS

Ex-assesor Paulo Henrique Barbosa Xavier (21 anos e 4 meses de prisão), contadora Aurenísia Celestino Figueiredo (17 anos e 2 meses de prisão), empresário Sidney Rodrigues dos Santos (17 anos e 2 meses) e o advogado Cid Celestino Figueiredo (4 anos de reclusão).

 

DEFESA

O advogado Marcos Lanuce, que defende Albert Dickson, manifestou-se de público: “Respeitamos a decisão judicial, porém não concordamos com suas conclusões, por entender que há uma dissociação com a prova produzida nos autos, a qual, em nenhum momento, aponta que o mesmo tivesse agido para desviar recursos públicos para si ou para terceiros. Utilizaremos os recursos cabíveis nos momentos processuais pertinentes, e estamos convictos que a decisão será revista pelas instâncias judiciais superiores. Reiteramos a confiança na Justiça, e cremos no restabelecimento da verdade dos fatos.”

 

É NOTÍCIA

1 - O templo sede da Assembleia de Deus de Mossoró celebra 20 anos nesta quinta-feira, 30. Uma bela estrutura na Avenida Leste Oeste, inaugurada na gestão do pastor Martins Alves da Silva.

2 - A Neoenergia Cosern alerta aos pequenos comerciantes que vão atuar na Festa de Santa Luzia para seguir as regras de segurança na instalação elétrica das barracas. As ligações provisórias devem ser solicitadas até três antes à distribuidora de energia do RN.

3 - A Cervejaria Cabocla sedia neste sábado, 2, a primeira edição da Feira de Vinil de Mossoró, organizada pelo Clube dos 5 – coletivo formado por cinco lojas de discos. Uma boa oportunidade para os colecionadores e aficionados pela cultura do vinil.

4 - O Procon do RN vai promover um grande mutirão de renegociação de dívidas, nas dependências da CDL Mossoró, para ajudar aos consumidores endividados. A ação será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, sem limite de atendimentos.

5 - O Governo do Estado vai criar a Secretaria de Cultura e uma estrutura para organizar o sistema cultural do Rio Grande do Norte. Os dois projetos foram encaminhados à Assembleia Legislativa. Devem ser aprovados sem dificuldade.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO