FALOU DEMAIS
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, deu uma de “boca mole” em sua passagem por Natal, na agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou escapar que o senador Rogério Marinho será candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026.
Era tudo que Rogério não queria, agora. Explica-se:
Antecipar a candidatura de Rogério desarruma o processo de aliança que ele está construindo nos principais colégios eleitorais do estado, com destaque para Mossoró. A sua postulação ao governo, lançada por Costa Neto, conflita, po exemplo, com o projeto do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que também foi lançado a governador em 2026 pelo presidente do seu partido, ex-senador José Agripino Maia.
Rogério Marinho vinha trabalhando para o PL indicar o vice na chapa de Allyson em 2024, justamente para colocar uma “trava” no projeto do prefeito. Em melhor português: se reeleito, com o PL no cargo de vice-prefeito, Allyson não renunciaria ao mandato para ser candidato a governador, sob pena de entregar a segunda maior prefeitura do estado a Rogério, eventual adversário dele na disputa pelo Governo do Estado.
Portanto, Valdemar da Costa Neto, sem conhecer a política por essas bandas de Poti, causou um estrago considerável nas pretensões do seu PL e do senador Rogério Marinho.
A partir de agora, o partido bolsonarista está eliminado da chapa do prefeito Allyson. Não há hipótese, mínima, de um político ambicioso e matreiro, como Allyson é, “dormir” com o inimigo.
Nas conversas de bastidores, Allyson Bezerra tem dito que o seu vice sairá de “dentro de casa”. Ou seja, um nome de sua extrema confiança, para que ele, caso seja reeleito em 2024 e precise renunciar em 2026 para ser candidato a governador, continue mandando na oxigenada Prefeitura de Mossoró.
Aliás, qualquer outro político faria o mesmo. Se ele quer ser candidato a governador, e quer, tem que procurar facilitar o caminho e, de preferência, evitando obstáculos.Isso não significa dizer que Allyson vai brigar com o PL nesse momento. Nada disso. Ele precisa do partido para aumentar o tempo da propaganda eleitoral no pleito do próximo ano. Também precisará da chapa de vereadores liberais para aumentar o seu batalhão nas ruas de Mossoró.
Agora, resta saber se o PL, que tem capilaridade política e vem ganhando musculatura em Mossoró, aceitará o que for oferecido por Allyson Bezerra. Tem um batalhão bolsonarista ávido por espaço. O partido, certamente, colocará as condições na mesa de negociação do tamanho de sua importância, ou da importância que acha que tem.
Paralelamente, o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, que também pretende a vaga de vice na chapa de Allyson, está observando tudo de cadeira cativa. Não perde um lance. Lawrence sabe o tamanho que tem na base de sustentação política do prefeito Allyson e também está ciente dos objetivos que o PSDB, seu novo partido, tem para o pleito municipal do próximo ano, como passagem importante ao projeto de 2026, sonhado pelo líder maior Ezequiel Ferreira de Souza.
Como visto, Valdemar da Costa Neto acendeu o pavio, que parece curto.
FRASE
“Rogério Marinho será o nosso candidato a governador do RN”
VALDEMAR DA COSTA NETO – Presidente nacional do PL, antecipando a candidatura de Rogério Marinho em 2026
NOVENINHA
Há 12 anos, a Festa de Santa Luzia chamou as crianças para celebrar a padroeira dos olhos e da luz. Era realizada a primeira Noveninha de Santa Luzia, envolvendo a Catedral e diversas paróquias nos bairros de Mossoró. Desde então, as crianças participaram do momento de muita emoção, fé e celebração. Neste ano, na Catedral.
SANTA LUZIA
A programação da Festa de Santa Luzia neste domingo, 3, será aberta com a "Pedalada da Luz", às 6h, com saída na Igreja de São José, zona norte de Mossoró, e chegada à Catedral, no centro da cidade. Também tem missa na Catedral às 6h, 9h e 11h. A novena será celebrada às 19h, seguida da apresentação do Oratório de Santa Luzia e shows.
PAU DOS FERROS
Há um processo de aproximação do PT de Pau dos Ferros com o ex-prefeito Leonardo Rêgo (PP). Adversários históricos no passado podem estar juntos no mesmo palanque nas eleições municipais do próximo ano. Os mais apressados acreditam que o PT pode indicar o nome do vice na chapa de Leonardo Rêgo.
SEGUE
O delegado Inácio Rodrigues, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas em Pau dos Ferros, pode ser o nome do PT na chapa de Leonardo. Os dois mantêm relação política e pessoal harmoniosa. Nas eleições de 2020, o PT foi importante para a vitória da prefeita Marianna Almeida (PSD), mas hoje estão rompidos.
RAFAEL GODEIRO
A ex-prefeita Ludmila Amorim (MDB) voltará a disputar a Prefeitura de Rafael Godeiro em 2024. Substituirá a atual prefeita Keké, viúva do ex-prefeito Dr. Abel. Ludmila já governou o município por três vezes e só não foi candidata em 2020 por impedimento legal. Ela é vista pelo eleitor como "prefeita de férias".
HÁ UM PORÉM...
A candidatura de Ludmila é consenso na tradicional família Abel, mas há entrave na escolha do vice. Parte do grupo é contra a manutenção na chapa da atual vice-prefeita Elenice Cortez. Os vereadores governistas defendem o nome de Dayner da Farmácia.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2009, era inaugurada a bandeira Hiperbompreço em Mossoró, ocupando grande estrutura na Avenida Diocesana. Recentemente, a gigante Carrefour assumiu a unidade.
2 - Hoje completa 13 anos da morte do ex-prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho. Natural de Capim Grosso, hoje Upanema, o político governou Mossoró por dois mandatos, sendo eleito em 1958 e 1968. Também foi deputado estadual por quatro mandatos.
3 - A concessionária de carros elétricos BYD vai apostar no concorrido mercado de Mossoró. Concluiu negociação para se instalar no Partage Shopping. Será a primeira loja de carros elétricos da cidade. Nos últimos dias, o Partage recebeu as lojas Bagaggio e Zeiss.
4 - Emocionante a homenagem ao Padre Sátiro Cavalcanti Dantas na abertura da Festa de Santa Luzia. E hoje a Igreja celebra o 7º dia da partida do padre educador: Na Catedral, às 9h; e no Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Hélder Câmara, às 17h.
5 - Está pronta a Revista de Santa Luzia 2023, editada pelo Jornal de Fato. Na edição deste ano, tem homenagem ao Padre Sátiro, entrevista exclusiva com Dom Mariano Manzana e as boas-vindas ao novo bispo Dom Francisco de Sales. Circula esta semana.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.