MOSSORÓ SOFRE
Os depoimentos de um servidor e de um interno do CAPS AD 3 e Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros, relatando os graves problemas ali existentes, não são apenas a constatação do caos na saúde pública do município de Mossoró, mas um documento provocador às instituições que devem zelar pela coisa pública.
Não cabe a leniência, os braços cruzados, o faz de conta que está tudo bem, obrigado. Não está. O sistema de saúde do município vive uma crise sem precedentes, levando à UTI setores vitais ao atendimento à população que mais precisa das políticas públicas.
Nos últimos dias estouraram reclamações e denúncias nos quatro cantos da cidade, apontando problemas como falta de médicos, de medicamentos, de alimentos e materiais básicos, como ocorre na rede de psiquiatria.
Não precisa se esforçar muito para entender que o caos é consequência da péssima administração, do uso suspeito dos recursos da saúde pública, e da completa falta de compromisso da atual gestão municipal. Nesta semana, veio ao conhecimento público que o Conselho Municipal de Saúde reprovou as contas da saúde referentes ao ano de 2022 e ao primeiro quadrimestre de 2023.
O colegiado constatou erros e falta de transparência na aplicação do dinheiro público. Pediu informações à Secretaria Municipal de Saúde, sem resposta até aqui. Isso só havia acontecido em Mossoró na gestão do ex-prefeito Silveira Júnior, que de tão ruim não teve condições de sustentar uma candidatura à reeleição.
Voltando à crise no CAPS AD 3 e Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros, há um ponto que precisa ser explicado: para onde foi o dinheiro do Finisa que deveria ter sido aplicado na construção do Hospital Municipal Psiquiátrico? O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) assumiu a Prefeitura com dinheiro em caixa e o projeto pronto. Seu único trabalho seria executar. Ele optou por aproveitar um imóvel do estado, localizado no bairro Boa Vista, e transferir o CAPS que funcionava no antigo São Camilo de Lellis. Uma gambiarra que hoje está custando caro aos pacientes e seus familiares.
O Ministério Público deve colocar uma lupa nessa questão. Fazer o caminho do dinheiro para descobrir onde foi parar. Aliás, outros projetos que seriam executados com os recursos do Finisa não saíram do papel, como a reforma da praça Dom João Costa, a construção da Arena Deodete Dias, construção do novo Portal do Saber, reconstrução da Praça do Basquete do Santa Delmira (obra inacabada) e a pavimentação completa da Avenida Alberto Maranhão, que está sendo executada agora com dinheiro de outro empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
Um desmantelo que precisa e deve ser passado a limpo, investigado mesmo. Não cabe a leniência, a omissão, os braços cruzados. Os órgãos de controle e fiscalização da coisa pública devem cumprir o seu papel. Estamos falando do patrimônio do povo que está sendo engolido pela falta de transparência.
Mossoró sofre.
FRASE
“A probabilidade é boa para eu aceitar o convite”
ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita sobre o convite de assumir a presidência do Progressistas de Mossoró
PADRE DA REDE
O tradicional leilão de Santa Luzia será realizado neste sábado, com animação do padre Gleiber Dantas, de Caicó, famoso nas redes sociais como o "padre da rede". Ele vai "chamar" o leilão a partir das 11h, no restaurante Buscapé, bairro Nova Betânia. Nesta edição, haverá sorteio de brindes aos presentes, patrocinados por amigos da Luz.
REVOADA DA LUZ
Também neste sábado, a partir das 8h30, Santa Luzia vai sobrevoar a cidade de Mossoró. A imagem será conduzida pelo bispo emérito e administrador apostólico, dom Mariano Manzana, e o coordenador-geral da festa, padre Flávio Augusto Forte Melo. Hoje ocorre também o I Clássicos da Luz, com desfile de carros antigos, saindo da Catedral, às 16h.
DE VOLTA
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini vai assumir a presidência do Progressistas de Mossoró. Convidada pelo presidente estadual, deputado João Maia, ela pediu uns dias para analisar, mas a probabilidade é de aceitar o convite. Rosalba está de volta à política e se colocará no tabuleiro da sucessão municipal do próximo ano.
PROGRESSISTAS
A convenção do Progressistas empossou João Maia e o ex-deputado Beto Rosado como presidente e vice-presiente do Diretório Estadual. A partir de agora, os dois ampliam o processo de novas filiações. Maia acredita que o partido receberá duas dezenas de prefeitos potiguares.
DÉCIMO
A Prefeitura de Mossoró pagou nesta sexta-feira, 8, o décimo terceiro salário dos servidores que fazem aniversário no mês, assim como havia feito nos meses anteriores. Essa modalidade de pagamento da bonificação natalina existe na Prefeitura de Mossoró há mais de duas décadas, o que é muito bom para os servidores.
DÉCIMO II
O Governo do RN inicia hoje o pagamento do décimo terceiro salário. Recebem os que ganham até R$ 7 mil, com exceção da carreira do magistério e órgãos com arrecadação própria. O calendário segue nos dias 20 e 30 de dezembro e será concluído em 10 de janeiro.
PESQUISA
A mais nova pesquisa IPEC, que substituiu o Ibope, aponta que o governo do presidente Lula (PT) é aprovado por 38% dos brasileiros (ótimo e bom) e desaprovado por 30% (ruim e péssimo). Os que consideram regular são 30. Em relação à pesquisa anterior, a aprovação oscilou 2 pontos para baixo e a desaprovação subiu 5 pontos percentuais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 5 de dezembro.
PESQUISA II
Quando o IPEC pergunta sobre a confiança no governo Lula, 48% responderam que confiam; 50%, não confiam; e 3% não sabem/não responderam. Sobre a expectativa com relação ao governo Lula, as respostas foram: 32% - melhor; 30% - igual; 35% - pior; e 2% - não sabem/não responderam.
PESQUISA III
Outro item importante é a pergunta sobre a maneira de Lula governar, com as seguintes respostas foram: 51% aprovam; 43% desaprovam; e 6% não sabem/não responderam.
RECADO
A turbulência ainda não passou, mas Jean Paul Prates vai se segurando na cadeira de presidente da Petrobras. E, provavelmente, passará o Rèveillon no cargo. A crise deixou uma lição: não tente ser maior do que o mandatário da República. Jean, que se diga, é da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
NÃO FOI
O senador potiguar Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado, decidiu não ir à posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, marcada para este domingo, 10. Marinho desfalca a comitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que terá cerca de 50 convidados. Neste sábado, o senador potiguar promoverá um dia de filiação ao PL na cidade de São Tomé.
É NOTÍCIA
1 - O livro Dèjá Vu - terceiro bloco de Milton Marques de Medeiros, organizado pelo escritor Raí Lopes, será lançado no dia 16 deste mês, às 19h15, no Requinte Buffet. Agende a data.
2 - A diretoria do Baraúnas vai promover a festa do acesso para comemorar com o torcedor a volta para a primeira divisão do Campeonato Estadual. Será no próximo dia 17, espaço Catamaran, a partir das 11h, com o samba de André da Mata.
3 - O poeta e locutor Lalauzinho de Lalau se despediu da Rede Potiguar de Comunicação (RPC) após 20 anos de casa. Ele comandava, diariamente, o programa popular no finzinho da tarde. Sai para novos projetos, sem fechar portas. Sucesso.
4 - O Detran-RN agendou para quinta-feira, 14, o novo leilão de veículos apreendidos pelo Programa Pátio Livre. Serão disponibilizados 59 lotes para arremate, com lances a partir de R$ 500. O leilão será realizado de forma virtual, a partir das 10h30.
5 - A terceira edição da Corrida Luz Kids será realizada neste sábado, 9, dentro da programação da Festa de Santa Luzia. Concentração às 16h30, na Praça Pr. Manoel Nunes Paz, em frente ao Museu Histórico Lauro da Escóssia, centro de Mossoró.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.