Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 11 Dez 2023 | Coluna César Santos - 10 de dezembro

Crédito da foto: Aquivo Rosalba Ciarlini em 2021

TEMOS UM FATO NOVO

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini não diz que “sim”, nem que “não”, quando instada sobre candidatura à Prefeitura de Mossoró em 2024. Pode ser; pode não ser. E, para encurtar a conversa sobre as próximas eleições, ela repete Zeca Pagodinho: “Deixe a vida me levar, vida leva eu...”

O fato é que a presença de Rosalba na convenção estadual do Progressistas, na sexta-feira, 8, não apenas marcou o seu retorno à cena política, como a colocou de vez no tabuleiro da sucessão municipal. Ser candidata ou não será consequência do processo que começa a ganhar corpo a partir de agora.

Quem conhece Rosalba sabe que ela respira política, atividade que abraçou antes mesmo de ser eleita prefeita pela primeira vez em 1988. Já acompanhava o esposo deputado estadual Carlos Augusto nas campanhas eleitorais de ruas, como extensão do ambiente político familiar, sem se afastar da medicina como médica pediatra.

A atividade tornou-se ainda mais presente na vida de Rosalba ao longo de três décadas, quando se elegeu prefeita mais três vezes, senadora da República e governadora do Rio Grande do Norte. Disputou duas outras eleições: em 1994 como vice do candidato a governador Lavoisier Maia (falecido em 11 de outubro de 2021), chapa derrotada por Garibaldi Filho (MDB)/Fernando Freire (PP); e em 2020, quando foi superada nas urnas pelo atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).

O histórico político não significa dizer que a candidatura de Rosalba está posta, porém, há uma certeza: ela estará presente às eleições 2024, seja como candidata ou apoiando uma candidatura de oposição. O que vai determinar a sua posição é o resultado do processo que está começando efetivamente agora.

Rosalba, quando esteve prestigiando a celebração de 101 anos do PCdoB, compartilhou a ideia de formação de uma frente ampla para construir um projeto para Mossoró, a partir do pleito municipal do próximo ano. Esse sentimento é o mesmo dos outros grupos políticos situados na oposição à atual gestão municipal.

A deputada Isolda Dantas, aclamada pré-candidata à prefeita na recente plenária do PT, afirmou que o seu nome é do diálogo e que está aberta a ampliar o processo de discussão com os outros grupos políticos, inclusive, com Rosalba Ciarlini, adversária histórica do PT.

O outro nome da oposição, vereador Tony Fernandes (SDD), defende a mesma coisa. Ele tem afirmado, de público, que as oposições ao prefeito Allyson devem se unir no mesmo palanque para construir um projeto capaz de “tirar Mossoró do caos em que se encontra”.

Portanto, há um sentimento comum entre os grupos de oposição, que é de construir um só palanque para enfrentar a campanha eleitoral de 2024. Resta saber se esse sentimento prevalecerá na hora da definição do nome que representará esse projeto, ou seja, do candidato ou candidata à Prefeitura de Mossoró.

Pois bem.

Temos um fato novo no universo da sucessão mossoroense: Rosalba de volta à cena política. A partir de agora, o jogo passa a ser jogado.

 

FRASE

“Recebi o convite para assumir o PP de Mossoró; vamos conversar com amigos e correligionários”

ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita, ex-senadora e ex-governadora do RN

 

ANOTE ESSE NOME

A professora Jessica Neiva inicia o seu doutorado em Ensino de Ciências e Matemática do RENOEN. Há mais de 25 anos na Uern, como acadêmica e docente, o seu nome também foi colocado para o Conselho Diretor da instituição, como representante docente. Jessica tem trajetória de luta dentro da Uern e um caminho promissor na instituição.

 

CAOS NA SAÚDE

Servidores do SAMU 192 estão indignados com a péssima alimentação que a Prefeitura de Mossoró está servindo. Na sexta-feira, 8, tinha apenas cuscuz com café. Os relatos chegaram à coluna com pedido de tornar a informação pública para adoção de medidas. É mais um capítulo da profunda crise que atravessa o sistema de saúde pública municipal.

 

CONSELHO DE LULA

Na Conferência Eleitoral PT 2024, o presidente Lula aconselhou os petistas de todo o País: "Se o partido não tiver candidatura competitiva, que o PT deve procurar um aliado." O conselho veio após o presidente afirmar que em 2024 vai ser outra vez Lula e Bolsonaro disputando essas eleições nos municípios.

 

SÓ CURIOSIDADE

Na primeira eleição de Rosalba Ciarlini, em 1988, o ex-deputado e médico Laíre Rosado era favorito disparado para ganhar o pleito. Rosalba venceu com 9,5% de maioria. Na última eleição, em 2020, Rosalba era favorita absoluta, mas Allyson Bezerra foi o vencedor com maioria de 4,56%.

 

EM BAIXA

Pesquisa Datafolha deste sábado, 9, mostra que 38% os entrevistados reprovam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto o trabalho da Corte é aprovado por 27%. Houve piora na imagem do Supremo na comparação com dezembro de 2022, quando havia empate em 31% de aprovação e reprovação.

 

ANEL VIÁRIO

O prefeito Allyson Bezerra lançou a segunda etapa do "Mossoró Realiza" anunciando a licitação do anel viária ligando as BRs 110, saída para Areia Branca, com a 304, saída para Fortaleza. A obra foi lançada em 2022 por Allyson e o então ministro Rogério Marinho.

 

É NOTÍCIA

1 - A programação de hoje da Festa de Santa Luzia começa cedo, às 6h30, com a 16ª Corrida da Luz, concentrada na Pr. Manoel Nunes Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia, centro de Mossoró.

2 - O comércio de rua de Mossoró terá horário diferenciado a partir desta segunda-feira, 11, para atender o consumidor no período de compras natalinas. As lojas ficarão abertas das 8h às 19h. O funcionamento especial se estenderá até o dia 24.

3 - Começa hoje a era do ultraconservador Javier Milei na Argentina. Ele toma posse na presidência após derrotar o peronismo. Milei terá que provar para os argentinos e mundo que não é apenas um maluco sortudo, que teve o poder caindo de graça no seu colo.

4 - A Prefeitura de Caicó antecipou o anúncio das atrações do Carnaval 2024: Raí Saia Rodada, Michele Andrade, Felipe Amorim, Bloco do Magrão, Tiaguinho e Ricardo Chaves são algumas das atrações. Em ano eleitoral, a folia tem que ser grande. O povão gosta.

5 - A semana será decisiva para o projeto de manutenção da alíquota do ICMS em 20% ou 19%, se a emenda do deputado Francisco do PT for acatada pela maioria. A oposição garante que não deixará passar o projeto e lutará para alíquota voltar ao patamar de 18%.

 

Tags:

Coluna César Santos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO