Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 12 Dez 2023 | Coluna César Santos - 12 de dezembro

Crédito da foto: Reprodução Brasil tem alto índice de jovens assassinados

CUIDEM DOS NOSSOS JOVENS

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE) de 2019, divulgada nesta segunda-feira, 11, traz números preocupantes e que desafiam os governos e autoridades públicas de todas as esferas, na medida em que revela índices elevados de violência física, psicológica e sexual contra jovens.

O relatório liberado pela Fiocruz mostra que mais de um quarto dos jovens (27%) afirmou ter sido vítima de algum tipo de agressão no intervalo de 12 meses que antecederam a pesquisa.

A taxa de violência para essa faixa etária (307,52 casos/100 mil pessoas) foi 2,07 vezes maior quando comparada à da população adulta. No caso de adolescentes entre 15 e 19 anos, o dado é mais grave: 397 casos para cada 100 mil habitantes.

“Em todas as regiões do Brasil, a faixa etária dos jovens-adolescentes (15 aos 19 anos) forma o principal grupo de vítima de violência”, descreve o relatório Panorama da Situação de Saúde dos Jovens Brasileiros de 2016 a 2022: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho, divulgado na tarde desta segunda-feira (11) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além dos dados da PNS, o dossiê compila informações da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua (Pnad/IBGE) e traz resultados inéditos a partir de bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). À época das pesquisas, a população de 15 a 29 anos correspondia a 49 milhões de pessoas (23% dos brasileiros).

De acordo com o diagnóstico, a possibilidade de um homem jovem morrer é quatro vezes maior do que uma mulher - taxas de mortalidade de 80,3% e 19,7%, respectivamente. Entre os homens jovens, a proporção de pretos e pardos que morrem precocemente (68%) é mais do que o dobro dos brancos (29%).

“Dentre as principais causas de óbitos destacam-se fortemente as causas externas, relacionadas a violências e acidentes de trânsito. É na juventude que se encontram as mais altas taxas de mortalidade por causas externas.”

O dossiê da Fiocruz aponta que 70,1% dos jovens entre 18 e 24 anos são mão de obra ocupada ou buscando emprego. As condições de trabalho, no entanto, são mais voláteis do que nos estratos mais velhos: estão mais expostos à informalidade e à rotatividade, têm jornadas mais extensas, mas com salários menores, e contam com menos proteção social.

“O trabalho faz parte da vida da juventude do Brasil. Eles trabalham muito, mas em condições piores”, resume a socióloga Helena Abramo, responsável pelo panorama. A pesquisadora assinala que, além da intensa atividade, há “sobreposição de trabalho e estudo” – metade dos que estudam também trabalha. No caso das mulheres, essas são ainda mais impactadas em razão do histórico acúmulo das tarefas domésticas e cuidados com a família, iniciados ainda na juventude.

A carga de trabalho tem impacto na saúde de ambos os sexos. “Quase metade (46,6%) dos jovens ocupados com mais de 18 anos estiveram expostos, ao menos uma vez nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa, a algum fator que poderia afetar sua saúde no trabalho. Essa estatística equivale a mais de um quarto (28%) de todos os jovens brasileiros”, alerta o dossiê.

Os “jovens do sexo masculino apresentam as maiores taxas e o maior volume de internações”. Mais de 54% dos jovens internados foram do sexo masculino, aponta o documento, sublinhando que “transtornos mentais foram a primeira causa de internação entre homens jovens”. Esquizofrenia, psicose, uso de múltiplas drogas e outras substâncias psicoativas e uso de álcool estão entre as principais causas.

Fonte: Fiocruz / Agência Brasil

 

FRASE

“Se essas pessoas existem, tem culpa, e a culpa não pode ser outra se não do Estado”

LULA – Presidente do Brasil sobre as pessoas em situação de rua

 

SINDILOJAS

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, cumpre agenda em Mossoró nesta terça-feira, 12. Se reunirá com empresários do setor e concederá entrevistas durante o dia. À noite, prestigiará a festa de 80 anos de fundação do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da cidade. O evento será realizado no Garbos, a partir das 20h.

 

DOM MARIANO

O bispo emérito Dom Mariano Manzana é um dos homenageados pela Assembleia Legislativa como personalidade destaque no Rio Grande do Norte em 2023. Dom Mariano é reconhecido pelos 19 anos de serviço episcopal na Diocese Santa Luzia de Mossoró. A solenidade ocorre nesta terça-feira, 12, no plenário Clóvis Motta da ALRN, às 14h.

 

EM GESTAÇÃO

De um observador da cena política local: "A oposição tem três nomes para disputar a prefeitura em 2024: Tony Fernandes (SDD), Isolda Dantas (PT) e Rosalba Ciarlini (Progressistas). Daí sairá um ou uma para todos apoiarem." De fato, há um processo em movimento para colocar a oposição em só palanque.

 

PONTAPÉ

A impressão é que a sucessão municipal começou pra valer. A volta da ex-prefeita Rosalba Ciarlini à cena política estabelece o ponto de partida. Veja que desde sexta-feira, 8, quando participou da convenção do Progressistas, a ex-prefeita pauta o noticiário político. E o debate nas confrarias.

 

DINÂMICA

O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) que em 2022 esteve abraçado com o PT, agora está abraçado com José Agripino Maia. Terá um nome indicado por Maia, líder do União Brasil, como seu vice em 2024, para enfrentar a candidata do PT, deputada Natália Bonavides. Coisas da política.

 

FRANCAMENTE

A CDL e a Uern, após seis meses e mais de duas décadas do Mossoró Cidade Junina, descobriram que o MCJ tem potencialidades, viabilidade econômica e social. Taí uma coisa que ninguém sabia. O titular da coluna está embasbacado com o magnífico estudo. Viva o grande feito.

 

É NOTÍCIA

1 - A partir de sábado, 16, e até o dia 23, véspera do Natal, as lojas do Partage Shopping Mossoró funcionarão das 10h às 23h. No domingo, 17, o atendimento ao consumidor será das 13h às 21h.

2 - Hoje, penúltimo dia da Festa de Santa Luzia, a programação começa às 6h com missa na Catedral, seguida por outras celebrações às 9h, 11h e 11h30. Outros destaques são a 15ª Motorromaria, às 19h30, e a Procissão da Luz à meia-noite.

3 - O Sinduscon de Mossoró realiza hoje a tradicional assembleia festiva de fim de ano, com entrega de medalhas de honra ao mérito Deca Fernandes e Marcos Limeira e as comendas benemérito. Solenidade na Casa de Vidro do Oitava Mall, às 20h.

4 - O prefeito Allyson Bezerra enviou projeto à Câmara Municipal de Mossoró que reajusta salário base de algumas categorias de servidor entre 7,5% a 20%. Sem negociação com o Sindiserpum, os percentuais não contemplam a pauta das categorias.

5 - Programação do Natal em Natal tem Alceu Valença, Carlinhos Brown, Alexandre Pires, Pe. Fábio de Melo, entre outros. Apresentações na Arena das Dunas e no Palco da Árvore de Mirassol. A partir do dia 15. Confira as datas no site da Prefeitura de Natal.

Tags:

Coluna César Santos
imprensa
jornalismo
notícia
informação
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO