A tradicional procissão encerrou nesta quarta-feira, 13, a Festa de Santa Luzia 2023. Fieis caminharam com a imagem da padroeira de Mossoró a partir do Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Hélder Câmara, zona leste da cidade, até a Catedral, no centro.
A governadora Fátima Bezerra acompanhou procissão com a imagem da santa, sendo recepcionada por autoridades da Igreja Católica.
Protetora dos olhos, Santa Luzia recebe anualmente, em Mossoró, religiosos de várias partes do país, em orações e agradecimentos por curas atribuídas a ela de doenças relacionada aos olhos e casos de cegueiras.
Um dos mais importantes eventos religiosos do Rio Grande do Norte, a Festa de Santa Luzia movimenta Mossoró e a região Oeste, numa demonstração de renovação da fé, atraindo centenas de pessoas e também impulsionando o comércio local.
Governadora Fátima Bezerra faz foto com popular na procissão de Santa Luzia (Foto: Carlos Costa)
"É uma alegria imensa estar presente nesta festa tão grandiosa que o povo de Mossoró faz todos os anos para celebrar a padroeira Santa Luzia. Ela que é a Santa da luz, e é tudo que nós precisamos na caminhada. Uma jornada iluminada. É uma das nossas festas religiosas de maior importância. Além de reunir pessoas de várias regiões do Brasil, também movimento toda uma economia local”, disse a governadora Fátima Bezerra, que descerrou a bandeira do Rio Grande do Norte na solenidade.
A programação de encerramento teve início ainda na madrugada desta quarta, à meia-noite com a Procissão da Luz saindo da Catedral de Santa Luzia até a Igreja Matriz de São Manoel. Durante os treze dias de festejos, foram realizadas comemorações como o VIII Jogos de Santa Luzia, a XVI Corrida da Luz, a XVII Cavalgada da Luz e a IV Revoada da Luz. E ainda o retorno do espetáculo “Oratório de Santa Luzia”, após três anos de interrupção, mas completando 20 anos de atuação, considerado patrimônio cultural e imaterial do RN desde 2021.
Dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito da Diocese Santa Luzia de Mossoró
Despedida
Após a conclusão da festa de Santa Luzia, Dom Mariano que é o sexto bispo de Mossoró, encerra sua missão a capital do Oeste onde esteve à frente da Diocese de Mossoró por 19 anos. Dom Francisco Sales deve assumir o cargo em fevereiro do próximo ano.
Em sua despedida dos Festejos de Santa Luzia, o bispo Dom Mariano contou um pouco de sua história ao ser enviado para o Brasil e sua mãe o convenceu a vir ao país. "Lembro que ao lado da minha mãe, rezava o terço ajoelhados e ela disse: Mariano você sempre obedeceu a Deus e lembre, ele nunca lhe falhou, fazendo uma lista das vezes que Deus esteve do meu lado, e acrescentou: não se preocupe conosco, conosco pensa Deus. Foi ali que eu senti que a coisa mais importante para mim era me entregar nas mãos de Deus”.
Também agradeceu por sua passagem por Mossoró: “Obrigado a Deus que me chamou, me enviou, me consagrou nessa Diocese de Mossoró e minha mãe tinha razão quando disse: ‘’Deus nunca falha’. Também a essa Diocese de Mossoró que me ajudou ao longo dos mais de 19 anos a ser o pastor que data vida, que ama e orienta a nossa diocese”.
Acompanharam a governadora Fátima Bezerra no encerramento dos festejos, a deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora mossoroense, Marleide Cunha.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.