Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 16 Dez 2023 | Coluna César Santos - 16 de dezembro

Crédito da foto: Reprodução Vereadores de oposição vestem camisetas com números das promessas não cumpridas

PROMESSA E MORDAÇA

Em Pau dos Ferros, a principal cidade da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a oposição encontrou uma maneira de cobrar – de público – o cumprimento de promessas feitas pela prefeita Marianna Almeida (PSD) na campanha eleitoral de 2020, e não cumpridas. Espalhou outdoors mostrando que a gestão em três anos realizou apenas 14,92% do plano de governo protocolado na Justiça Eleitoral e apresentado em praça pública.

Não há agressão à gestora municipal. As placas apenas publicitam que menos de 15% das promessas de campanha foi cumprido. Uma forma de o cidadão, inclusive o que votou na prefeita, tomar conhecimento se o plano de governo está sendo executado, ou não.

A prefeita Marianna teve uma reação que pode refletir contra ela própria. Ao invés de rebater ou questionar os números apresentados pelos vereadores de oposição, a gestora optou por tentar amordaçar os adversários políticos. Ela entrou com uma queixa crime na Justiça, reclamado que está sendo vítima de “fake news” e pedindo a retirada das informações contidas nos outdoors.

Em decisão de primeiro grau, o juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior, deferiu em parte o pedido de liminar da prefeita, determinando a retirada das peças publicitárias em 24 horas. O magistrado considerou que se trata de “informações de cunho eleitoral”, mas ressaltou que “inexistam elementos nos autos que se possa averiguar a veracidade ou não das informações propagadas”. Ou seja, as informações não são desmentidas, uma vez que o juiz apenas entendeu que há manifestação eleitoral ilegal em qualquer tempo, o que pode se questionar em instâncias superiores.

Em resumo, a prefeita não rebateu as informações em si, mas, sim, procurou calar a oposição, o que indica que a sua gestão realmente não cumpriu as promessas feitas ao eleitor pauferrense nas eleições 2020.

A coluna teve acesso a extensa lista de promessas feitas por Marianna nas eleições 2020 e, para ajudar refrescar a memória, vamos destacar abaixo algumas das promessas não cumpridas:

- Garantir a tão sonhada reforma e modernização da estrutura física da Escola Municipal Professor Severino Bezerra;

- Construir e reformar casas populares, incluindo ações complementares de saneamento básico e de urbanização;

- Construir e estruturar o Centro Municipal de Convivência para Idosos;

- Construção de novas sedes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);

- Construção de sede própria para o Conselho Tutelar;

- Construção de novas creches, nos bairros mais populosos da cidade, com vistas a universalizar a educação infantil na pré-escola;

- Construção da Arena do Vaqueiro;

- Construção de um Centro de Eventos, com auditório;

- Construção de campo de futebol nos bairros São Geraldo, Riacho do Meio, Manoel Domingos e João Catingueira;

- Construção de ciclovia interligando a praça de eventos com o IFRN, passando pela UERN, facilitando a locomoção de estudantes, desportistas e população em geral;

- Criação da guarda municipal;

- Criação da Academia Pauferrense de Letras.

 

FRASE

“As renúncias fiscais oferecidas pelo governo do RN representam mais 1 bilhão de reais”

CARLOS EDUARDO XAVIER – Secretário da Fazenda do RN

 

SE A MODA PEGA...

Bem que a oposição em Mossoró poderia se sentir estimulada pela campanha de Pau dos Ferros e mostrar à população o percentual de cumprimento de promessas feitas pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) na campanha eleitoral de 2020. A lista seria aberta com a promessa de uma UBS 24 horas na Maísa, eleição direta para diretor e vice-diretor de escolas, Centro de Especialidade Médica, novo Centro de Apoio ao Diagnóstico para a realização de exames de média complexidade, programa Jovem Cidadão, Requalifica, Meu Negócio, Industrializa, Compra Local e Incubadora do Futuro. Só falácia de campanha.

 

NINHO TUCANO

A deputada federal Natália Bonavides (PT) aos poucos vai deixando o radicalismo de lado e ampliando o diálogo com políticos e partidos que ela não suportava até pouco tempo. Sacrifício para fortalecer a sua candidatura à Prefeitura de Natal. É o caso do PSDB, de Ezequiel Ferreira de Souza. Ela visitou o ninho tucano nesta sexta-feira, 15, para saber da possibilidade de ter o apoio da turma do bico longo.

 

ABERTOS

O presidente do PSDB de Natal, Klaus Araújo, disse a Natália Bonavides que o partido vai ouvir todos os pré-candidatos a prefeito de Natal, para construir uma posição coletiva. “Recebemos Natália Bonavides, como também vamos receber os demais. Colocamos que a prioridade será o melhor projeto que o partido entender que colabora com Natal”, justifica Klaus.

 

CAERN

O consumidor inadimplente que ainda não ajustou as contas com a Caern tem até o dia 29 deste mês para negociar a dívida com parcelas mínimas de R$ 5, de acordo com cada situação. A campanha abrange faturas anteriores a setembro deste ano. As condições especiais incluem descontos de juros e multa com parcelamento em até 60 meses.

 

TERCEIRA IDADE

O trabalho social com pessoas idosas, projeto do Sesc, abriu novas vagas em Mossoró para 2024. A iniciativa oferece oficinas de memorização, aulas de dança e de canto, alongamento e encontros temáticos, voltados para o público a partir dos 60 anos. Os interessados devem procurar as Centrais de Relacionamento da unidade do Nova Betânia.

 

HOMENAGEM

O deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil) propõe que o campus central da Uern, em Mossoró, passe a ser chamado de "Padre Sátiro Cavalcanti Dantas". O parlamentar justifica a homenagem na luta de Padre Sátiro pela estadualização da universidade de Mossoró. O projeto de Ivanilson será apreciado na Assembleia Legislativa.

 

DESOMENAGEM

Toda homenagem a Padre Sátiro é justa. Isso não se discute. Agora, o campus da Uern já tem o nome do "Prefeito Raimundo de Souza”, o fundador da própria instituição. Certamente, o padre Sátiro não aceitaria ser homenageado "desomenageando" outra personalidade. O deputado Ivanilson não conhece a história da Uern.

 

AVENIDA

Na Câmara Municipal de Mossoró, tramita o projeto que dá nome do Padre Sátiro à Avenida Diocesana. De autoria do presidente da Câmara, Lawrence Amorim, a iniciativa foi respaldada pela Diocese Santa Luzia. Padre Sátiro Cavalcanti Dantas nos deixou no dia 27 de novembro, aos 93 anos.

 

ATUM

A partir de hoje está proibido, temporariamente, a pesca de atum, devido ao migratório do peixe. A medida do Ministério da Pesca é vista com preocupação no Rio Grande do Norte, onde a atividade emprega 2,5 mil pescadores.

 

É NOTÍCIA

1 - A governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço da reconstrução da rodovia 401, que beneficia Macau no trecho entre a BR-406 e a RN-221. A obra será iniciada nos próximos dias.

2 - Na cidade de São Rafael, a Secretaria de Saúde encomendou medidas restritivas para evitar novo surto da Covid-19. A população está sendo orientada a usar máscaras, álcool 70 e evitar aglomerações. O número de casos aumentou bastante nos últimos dias.

3 - Os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo do RN a setores produtivos representam uma renúncia de mais de R$ 1 bilhão por ano. Com a queda da alíquota do ICMS de 20% para 18%, é natural que o governo vá ter que reavaliar a política de incentivo.

4 - O secretário da Fazenda estadual, Carlos Eduardo Xavier, concedeu entrevista bem didática sobre a redução da alíquota do ICMS e a política de incentivo fiscal do governo do estado. Confira no Cafezinho com César Santos na edição deste domingo, 17.

5 - O ex-deputado federal Beto Rosado está fazendo política como nunca, devidamente alinhado ao presidente estadual do Progressistas, deputado federal João Maia. Na condição de vice-presidente, Beto cumpre missão importante com vistas a 2024.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
impresso
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO