Quinta-Feira, 02 de janeiro de 2025

Postado às 12h00 | 17 Dez 2023 | Coluna César Santos - 17 de dezembro

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allysom Bezerra durante entrevista em emissora de rádio

DO ALTO DE SUA EMBÓFIA

O Governo do Estado adquiriu um novo tomógrafo para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), devendo ser entregue até o fim deste mês ou, o mais tardar, na primeira semana de janeiro, conforme previsão da Secretaria de Saúde Pública (SESAP).

A notícia é excelente, uma vez que o novo aparelho vai substituir o velho tomógrafo que está quebrado desde outubro deste ano e, por gravidade, normalizar o atendimento à população de Mossoró e região, que hoje é feito na unidade da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, onde a Sesap firmou convênio, e no Hospital São Luiz.

Ótimo.

Agora, a situação poderia ter sido solucionada há mais tempo se o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tivesse emprestado o tomógrafo, que ele mantém encaixotado, para ser instalado no Tarcísio Maia. Ele sequer respondeu ao pedido feito pela Sesap, ignorando completamente a situação delicada enfrentada pelas pessoas que necessitam de exames.

O prefeito fez pior e sua justificativa, no mínimo, irresponsável: “Se esse equipamento fosse parar no Tarcísio Maia em uma semana ele estaria quebrado e a gente ia ficar igual a Bartô Galeno: só lembrança", disparou em entrevista à rádio Difusora AM.

Ele não só atingiu a segunda maior unidade de urgência e emergência do RN, que é responsável pelo atendimento à população de Mossoró e de dezenas de municípios da região e até dos estados vizinhos Ceará e Paraíba, como também foi patife com os técnicos que operam o aparelho. São profissionais que estão no Tarcísio Maia há décadas, qualificados e responsáveis. Eles não mereciam tal agressão.

E nem cabe dizer que Allyson foi apenas infeliz com as palavras. Não. Ele deu a entrevista devidamente planejada e disse o que queria dizer. Esse é o estilo do prefeito. Quando se sente acuado, como agora com o caos na saúde pública do município, parte para o ataque como forma de defesa. Só que dessa vez ele exagerou ao acionar o gatilho.

A opinião pública está solidária aos profissionais do Hospital Tarcísio Maia. Sabe que eles não são responsáveis pelos problemas técnicos do tomógrafo. Pelo contrário. Os profissionais do Tarcísio Maia merecem todo o respeito da população. São eles que trabalham noite e dia para atender as pessoas e cumprir a nobre missão de salvar vidas.

No mais, a agressão aos profissionais responsáveis pelo setor de radiologia do Tarcísio Maia, não esconde a irresponsabilidade do prefeito de manter um tomógrafo encaixotado há 16 meses no almoxarifado da Prefeitura, enquanto a população mais simples está na fila à espera de exames.

Allyson trata o tomógrafo como se ele fosse o dono. Que absurdo. O aparelho foi adquirido pelo Ministério da Saúde com dinheiro público e enviado para funcionar imediatamente, dada a necessidade urgente da população. Mas o prefeito decidiu, do alto de sua embófia, que o aparelho só vai funcionar na hora que ele quiser. E ai de quem reclamar.

Francamente.

 

FRASE

“Se esse equipamento fosse parar no Tarcísio Maia em uma semana ele estaria quebrado”

ALLYSON BEZERRA – Prefeito de Mossoró sobre o tomógrafo que ele mantém encaixotado

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1999, era inaugurado o Centro de Comercialização de Animais "Armando Buá", o popular Mercado do Bode, ao lado da Ufersa. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, com objetivo de fortalecer a caprinocultura local e regional. No mesmo dia, Rosalba lançou a Festa do Bode, hoje no calendário estadual.

 

TÚNEL DO TEMPO II

Há 11 anos, Mossoró passava a contar com o Palácio da Justiça, sede do Fórum Silveira Martins, construído numa área de 8,9 mil metros quadrados ao lado do campus da Ufersa. Uma obra de R$ 13 milhões, valores da época, que transformou a atividade judiciária na cidade. A partir da nova estrutura, foi possível agregar novas varas à Comarca local.

 

EM CARÚBAS

O empresário José Luiz poderá ser o nome da oposição para disputar a Prefeitura de Caraúbas em 2024. Antes refratário, agora ele já admite topar a parada. Se aceitar, enfrentará o vereador Givago Barreto, filho do ex-prefeito Eugênio Alves e sobrinho do atual prefeito Juninho Alves (PSDB).

 

TÊNIS E JEANS

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) tem se multiplicado para atender aos convites de confraternização natalina e de fim de ano, quase todos nos bairros periféricos da cidade. Mostra disposição a cada reunião. De tênis e calça jeans, a ex-prefeita amplia a caminhada nas comunidades da cidade e zona rural.

 

ZÉ PEIXEIRO

O vereador Zé Peixeiro dá sinais de fadiga no cargo. Tem admitido que não pretende disputar as eleições 2024, mas também não abrirá mão de sua liderança em parte da zona norte de Mossoró. Ele deve apoiar um nome de confiança para herdar a sua cadeira na Câmara Municipal em 2024.

 

CARMEM JÚLIA

Assim como Zé Peixeiro, a vereadora Carmem Júlia (MDB) também não concorrerá às eleições do próximo ano. Decisão tomada de forma irreversível. Ela e a mãe, ex-vereadora Izabel Montenegro, devem transferir base eleitoral para Plúvia, do PT. A decisão está tomada.

 

É NOTÍCIA

1 - Há exatos 20 anos era dado início a construção da Faculdade de Medicina da Uern, anexo ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Obra da gestão da governadora Wilma de Faria (in memoriam).

2 - A temporada de grandes shows em Tibau terá início na véspera do Rèveillon, com abertura da Arena Tibau no dia 30 deste mês. Sobem ao palco Xand Aviões, Jonas e Henry. Segue no dia 5 de janeiro com Nattan, Pedro Sampaio e Núzio. Agende.

3 - As lojas do Partage Mossoró abrem mais cedo neste domingo, às 13h, e o atendimento ao público se estende até às 21h. Já a praça de alimentação funcionará das 11 às 22h. E o horário especial do Natal segue nesta semana, das 10h às 23h.

4 - O vereador Marrom Lanches (DC) se submeterá à cirurgia cardíaca nesta semana. O procedimento prevê restauração vascular, com ponte de safena. O vereador de primeiro mandato está internado há uma semana em leito do Hospital Wilson Rosado.

5 - A Câmara Municipal realiza sessão solene nesta segunda-feira, 18, para celebrar 80 anos do Sindilojas de Mossoró. Pessoas que contribuem e contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico de Mossoró e do RN serão homenageadas. Às 9h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO