Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 03 Jan 2024 | Coluna César Santos - 3 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Eleitores vão às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores

2024, O ANO ELEITORAL

Estamos iniciando o ano das eleições. No Brasil e no mundo. Cerca de 60 países vão levar os eleitores às urnas, que envolvem mais da metade da população mundial. Em número de eleitores, são mais de 2 bilhões aptos ao voto.

Estamos falando de processos importantes para a dinâmica das relações políticas e institucionais em diversas regiões do mundo. O calendário será aberto agora no dia 7 de janeiro, com eleição legislativa em Bangladesh, e vai até 7 de dezembro com a sucessão presidencial e escolha de congressistas em Gana.

Destaque para as eleições nos Estados Unidos, em novembro, que devem colocar frente a frente, outra vez, o atual presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump. A disputa na maior potência econômica do mundo impactará o resto do globo. Qualquer que seja o resultado do embate, que promete ser acirradíssimo, influenciará o comércio exterior, além de impactar as relações globais de poder.

Na América Latina, teremos eleições em países como Venezuela, Uruguai e México. Com Nicolás Maduro no poder desde 2012, o processo, mais uma vez, não será democrático na Venezuela, e o ditador provavelmente continuará no cargo. Veja que em 2018, a Venezuela viveu um processo polêmico, inclusive, a eleição não foi reconhecida pela OEA, União Europeia, Estados Unidos e Brasil.

Há uma linha de raciocínio, palpável, que aponta a ameaça de Maduro de invadir a Guiana e tomar a região petrolífera do Essequibo, é uma estratégia para que ele possa interromper o processo eleitoral e se manter no poder, manobra que não é admitida de público, claro.

No Brasil, mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras irão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios. O pleito, marcado para outubro, apresenta-se como um terceiro turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois encaram como um “aperitivo” para 2026.

Na plenária “PT eleições 2024”, ocorrida em dezembro, Lula falou abertamente sobre o confronto. “Eu acho que será mais uma vez Lula contra Bolsonaro”, disse ao pedir à militância maior compreensão do processo, sugerindo que nas cidades onde o PT não tem o melhor nome, apoie postulantes que possam derrotar candidatos do bolsonarismo.

A compreensão de Lula é de fácil entendimento quando se observa a disputa entre o lulismo X bolsonarismo nas redes sociais e nos ambientes presenciais, cada vez mais acirrados.

No Rio Grande do Norte, os dois maiores colégios eleitorais têm cenários diferentes neste início de ano eleitoral. Em Natal, já se sabe que o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e a deputada federal Natália Bonavides (PT) vão polarizar a disputa pela Prefeitura. Os dois devem levar o processo para o segundo turno das eleições. Sem desacreditar o deputado General Girão (PL) e o ex-deputado Rafael Motta (PSB) que podem surpreender.

Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) está em campanha pela reeleição desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 2021. Ele não desceu do palanque. E espera o adversário que a oposição vai oferecer entre a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), deputada estadual Isolda Dantas (PT) ou o vereador Tony Fernandes (de saída do SD para o Avante).

 

FRASE

“Os novos voos fortalecem a interiorização do turismo”

SOLANGE PORTELA - secretária de Turismo do RN sobre as novas rotas a partir do aeroporto de Mossoró

 

EM TIBAU

Coube ao ex-prefeito Naldinho criar o fato novo no primeiro dia do ano nos alpendres de Tibau. Ele posou para foto com Luiz Nazareno, que até poucos dias foi o chefe de Gabinete da prefeita Lidiane Marques (PSDB). Sugeriu que a chapa está pronta para enfrentar a sua "irmã" Lidiane, eleita por ele, Naldinho, em 2020, mas agora rompidos.

 

EM PAU DOS FERROS

A prefeita Marianna Almeida (PSD) e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (Progressistas) vão repetir a disputa pela Prefeitura de Pau dos Ferros, agora com papéis invertidos. Em 2020, Marianna era oposição; Leonardo, o prefeito que tentava a reeleição. Marianna venceu com 54,22% dos votos. Do outro lado do balcão, Leonardo quer devolver a derrota.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há exatos 50 anos, o prefeito Dix-huit Rosado e o bispo dom Gentil Diniz Barreto assinavam o contrato de compra do antigo prédio do Colégio Diocesano. Em seguida, o imóvel foi demolido e a área transferida para o Banco do Brasil, onde funciona até hoje na Praça Vigário Antônio Joaquim, Centro de Mossoró.

 

CABE OS DOIS

Nada mais justo do que o busto do Vigário Antônio Joaquim ser deslocado para a "Praça da Catedral", que leva o seu nome. Como também é justíssima a permanência do monumento do Governador Dix-sept Rosado na mesma praça, como deseja a Diocese. Duas grandes personalidades da história de Mossoró.

 

FRUSTRADO

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), com seu desejo maligno, gostaria de ver o monumento de Dix-sept Rosado no chão. Isso não vai acontecer. A Diocese de Santa Luzia respeita homens e mulheres que edificaram Mossoró e que são homenageados com justiça.

 

CONCURSOS

O concurso da saúde de Mossoró já está com inscrições abertas e o prazo vai até o dia 5 de fevereiro. São 330 vagas oferecidas com salários que podem chegar até R$ 4.211,17. Falta agora a publicação do edital do concurso da Educação, que foi prometido para até o fim de 2023.

 

É NOTÍCIA

1 - O presidente Lula (PT) sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024 com financiamento recorde das eleições municipais. O "fundão" receberá repasses da ordem de R$ 4,9 bilhões.

2 - O fim de semana foi um caos em Tibau. 100 mil pessoas na cidade de 5 mil habitantes. A dose se repetirá pelos próximos fins de semana de janeiro. E todo mundo estará circulando na praia mais badalada da Costa Branca. É sempre assim, nada a reclamar.

3 - O cantor Nattan cancelou a apresentação que faria em Tibau na próxima sexta-feira, 5. Ele sofre com uma infecção causada pela bactéria H. Pylori e o uso de antibiótico estava causando refluxo. O palco será ocupado pela cantora Mari Fernandez.

4 - O mercado de carros seminovos e usados no Brasil bombou em 2023. Foram vendidos 14.448.434 automóveis. Dezembro terminou como o mês mais forte do ano, com quase 1,4 milhão de transações. Resultado é o terceiro melhor da série histórica.

5 - Aos desavisados, um lembrete: pesquisa eleitoral só pode ser divulgada mediante registro na Justiça Eleitoral. E mais: os institutos de fundo de quintal, aqueles que costumam "arrumar" os números, a fiscalização será bem rígida este ano.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação
opinião
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO