Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 04 Jan 2024 | Coluna César Santos - 4 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Assecom/RN Polícia nas ruas passam a sensação de maior sgurança

INVESTIMENTOS GARANTEM SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED-RN) divulgou dados nesta quarta-feira, 3, que apontam que em 2023 o Rio Grande do Norte teve a maior redução de mortes violentas intencionais (MVI) dos últimos 12 anos. Durante todo o ano recém-encerrado foram registradas 1.040 mortes violentas no estado, superando a marca de 2011, quando ocorreram 1.099 crimes.

Os dados estatísticos foram compilados e divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais, da Sesed.

Natal e Mossoró, as maiores cidades do RN, também concluíram o ano com recordes na série histórica desde 2011.

Em Natal, foram 195 mortes violentas registradas ao longo de 2023. Entre os 12 anos comparados, o ano com menor número era 2022, com 262 casos. Ao todo, foram 67 crimes a menos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.

Em Mossoró, pela primeira vez, foram registradas menos de 100 mortes violentas em um ano. Foram 89 mortes violentas em 2023. O recorde no município era do ano de 2012, com 136 ocorrências.

Os dados mostram que as mortes violentas em 2023 também apresentaram significativa diminuição em relação ao ano anterior, quando 1.216 crimes dessa natureza foram registrados ao longo do ano de 2022. A redução de um ano para o outro foi de 14,5%, o que significa 176 vidas poupadas.

Entre as condutas criminais com maior redução nos índices, destaque para o número de ocorrências de homicídios dolosos. No ano de 2022, foram registrados 980 casos, enquanto em 2023 foram 813 crimes (-17%).

Outro destaque acontece em relação aos latrocínios, o roubo seguido de morte, com redução de 32 ocorrências em 2022, para 28 crimes em 2023 (-12,5%).

A Secretaria de Segurança ainda destacou um recorte sobre o mês de dezembro de 2023, que obteve o terceiro menor índice de mortes violentas desde 2011, com 85 casos, ficando abaixo de 100 homicídios em 30 dias. Comparado ao mês de dezembro de 2022, quando foram registrados 103 crimes, são 18 mortes a menos (-17,4%).

O índice de 2023, no comparativo dos últimos 12 anos, só é menor do que dezembro de 2011, com 78 crimes, e de dezembro de 2021, mês recorde da série histórica, com 76 ocorrências.

Pois bem.

A governadora Fátima Bezerra (PT) tem motivos para celebrar esses números. Quando ela assumiu o RN, em 1º de janeiro de 2019, o estado vivia um clima de insegurança com a explosão dos números de crimes contra a vida. A crise na segurança era profunda e se agravou bastante durante o governo de Robinson Faria, hoje deputado federal.

Fátima Bezerra elencou a segurança como um dos maiores desafios. Fez grandes investimentos nas forças de segurança, aumentou o batalhão, fortaleceu o armamento, ampliou a frota de viaturas e permitiu que as polícias trabalhassem com melhores condições.

O resultado de 2023 é consequência.

 

FRASE

“Os investimentos em segurança pública estão dando resultados”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN

 

ALPENDRE

O jornalista Vonúvio Praxedes vai entrevistar os quatro nomes que estão no tabuleiro da sucessão municipal de Mossoró, com exibição no quadro “Conversa de Alpendre”, exibido pelo Canal 10 da TCM. A temporada 2024 estreia nesta quinta-feira, 4, com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Ela deverá responder se deseja disputar o pleito.

 

ALPENDRE II

Na sequência, Vonúvio receberá a deputada estadual Isolda Dantas (PT) no dia 11 janeiro; o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) no dia 18; e o vereador Tony Fernandes (de saída do Solidariedade para o Avante) fechará a temporada no dia 25. Allyson confirmará a candidatura natural; Isolda e Tony reafirmarão que são pré-candidatos à Prefeitura.

 

CAMELÓDROMO

Os comerciantes da rua Bezerra Mendes estão apavorados com a interdição da via para a construção do camelódromo. A área ficará fechada por longos meses até a construção do Centro Comercial. São em torno de 20 lojas de roupas e variedades que geram emprego e renda. Os comerciantes vão bater à porta da Prefeitura.

 

CAMELÓDROMO II

A obra anunciada pelo prefeito Allyson Bezerra é importante para solucionar o problema de ocupação de calçadas e vias de pedestres por vendedores ambulantes, que se instalaram no centro de Mossoró ao longo de três décadas. O investimento é da ordem de R$ 10 milhões, recursos do empréstimo junto à Caixa.

 

PADRE SÁTIRO

O Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação de Mossoró receberá o nome do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. É a segunda homenagem ao religioso que nos deixou em novembro de 2023. A primeira coloca o seu nome na Avenida Diocesana, principal artéria da zona oeste de Mossoró.

 

AEROPORTO

A Infraero iniciou ações para melhorar a estrutura do aeroporto de Mossoró. São obras de adequação do terminal de passageiros, sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e os que aguardam a inspeção.

 

PICADEIRO

Como o percentual de reajuste do piso salarial dos professores em 2024 será bem pequeno, estimado em 3,62%, é praticamente certo que o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) concederá e fará um espetáculo para dizer que apoia os mestres. Apostará na amnésia da população, para esquecer que não cumpriu o reajuste do piso em 2023. Pior ainda: retirou direitos consagrados por lei.

 

MAS...

A diretoria do Sindiserpum está pronta para não deixar cair no esquecimento. Inclusive, a entidade espera uma decisão da Justiça sobre o reajuste de 14,95% de 2023, que o prefeito Allyson Bezerra judicializou. O Sindiserpum já protocolou a pauta de reivindicações deste ano no Gabinete Civil e na Secretaria de Educação.

 

JUDALLYSON

É provável que o boneco Judallyson volte às ruas de Mossoró, isso porque Allyson Bezerra não vai conceder o reajuste do piso salarial dos professores de 2023. Ele já disse que não cumprirá a lei, como forma de castigar a categoria que ousou a enfrentá-lo nas ruas.

 

SUCESSÃO NATALENSE

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), disse à imprensa da capital que não definirá seu candidato à sucessão municipal agora. Acha cedo. Porém, a decisão está tomada para ser anunciada no momento que Dias achar adequado. O ex-deputado Rafael Motta (PSB), atual secretário de Esportes de Natal, é paciente.

 

GUERRA

Os amigos de Joana Guerra, titular da pasta do Planejamento de Natal, espalharam outdoors em pontos de Natal para chamar a atenção dos eleitores. Eles apostam que Guerra é o nome preferido do prefeito Álvaro Dias à sucessão municipal.

 

IMPACIENTE

O deputado federal General Girão quer que o PL defina logo o seu nome para a Prefeitura de Natal. O parlamentar diz que o partido tem que ter candidato na capital e que ele está disposto e bem avaliado. De fato, na última pesquisa de 2023, quando ainda não era exigido o registro, ele apareceu empatado em segundo lugar com a deputada federal Natália Bonavides (PT), ambos com 10% de intenção de votos.

 

É NOTÍCIA

1 - Caiu o muro do Estádio Nogueirão. Um aviso para o Corpo de Bombeiros e o Crea-RN ampliar os cuidados na liberação do velho campo de futebol. O Estadual começa em uma semana.

2 - O deputado federal Generão Eliézer Girão (PL) prometeu R$ 500 mil para o município de Mossoró investir em melhorias no Estádio Nogueirão. Os recursos devem ser liberados no primeiro semestre do ano, frutos de emenda parlamentar ao orçamento da União.

3 - O Verão das Antigas vai superlotar o Clube Álibi e, mais um a vez, será uma das grandes atrações da alta estação mais balada no litoral da Costa Branca. A festa vai rolar no sábado, 6, com o Fricote do baiano Luiz Caldas e o elétrico Tuca Fernandes.

4 - A partir de hoje, o trânsito terá intervenção em torno da rua Bezerra Mendes, ao lado do Mercado Público Manoel Teobaldo dos Santos, para transferência de vendedores ambulantes, dentro do processo do novo camelódromo da cidade. Fique atento.

5 - A justiça da Suíça inocentou o técnico Cuca no caso de estupro, ocorrido em 1987, e determinou que ele seja indenizado. A juíza Bettina Bochsler acatou a argumentação de que Cuca foi condenado à revelia. Ou seja, o técnico não foi inocentado no mérito.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
imprensa
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO