Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 05 Jan 2024 | Coluna César Santos - 5 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Assecom-RN Governadora Fátima Bezerra

O GRITO DA DEMOCRACIA

O Rio Grande do Norte terá posição de destaque na celebração política que marcará um ano dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, uma semana após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar posse para o terceiro governo. A governadora Fatima Bezerra (PT) foi escolhida para discursar representando todos os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

O ato programado para segunda-feira, 8, no Congresso Nacional, terá a presença dos presidentes dos Três Poderes: Lula (Executivo), ministro Luís Roberto Barroso (Judiciário) e o senador Rodrigo Pacheco (Legislativo). Também estão confirmados o ministro Alexandre de Moraes, que é presidente do TSE, e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara.

A organização do evento, sob a lupa do Ministério da Justiça, pretende promover a entrega de uma réplica da Constituição e a entrega simbólica da tapeçaria do Burle Marx, danificada durante os atos antidemocráticos e restaurada pelo Senado.

Os discursos serão fortes e de reafirmação de defesa do estado democrático de direito. Também será unanimidade o pedido de reunificação do Brasil, pela harmonia e pela paz. Mas, principalmente, será dito de forma veemente que os ataques à democracia serão combatidos com todas as forças que possam ser usadas.

Quem ainda acha que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro foram apenas protestos da direita ao resultado final das urnas de 2022, precisa saber o que disse o ministro Alexandre de Moraes, a autoridade do Judiciário mais odiada pelo bolsonarismo.

Veja o que Moraes disse sobre os planos que os vândalos tinham contra ele, em entrevista ao jornal O Globo:

“Eram três planos. O primeiro previa que as Forças Especiais (do Exército) me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio.

E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes. Para sentir o nível de agressividade e ódio dessas pessoas, que não sabem diferenciar a pessoa física da instituição.”

O ministro conta ainda que “houve uma tentativa de planejamento. Inclusive, e há outro inquérito que investiga isso, com participação da Abin, que monitorava os meus passos para quando houvesse necessidade de realizar essa prisão. Tirando um exagero ou outro, era algo que eu já esperava. Não poderia esperar de golpistas criminosos que não tivessem pretendendo algo nesse sentido.”

Em tempo: Para o evento da próxima segunda-feira, mesmo sem identificar ameaças à segurança, mais de 2 mil policiais militares do Distrito Federal devem fazer o patrulhamento ostensivo em Brasília. O número é quase quatro vezes superior ao do último dia 8 de janeiro, quando foram empregados 580 PMs na Esplanada, segundo relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos golpistas daquele dia.

 

FRASE

“...eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes”

ALEXANDRE DE MORAES – Ministro do STF sobre os planos contra ele arquitetados pelos vândalos de 8 de janeiro

 

HELOÍSA LEÃO

Há 66 anos, a professora Heloísa Leão de Moura colocava o seu nome na história como a primeira mulher eleita vereadora de Mossoró. Casada com Fernando, mãe de Vera Leão que lhe deu quatro netos e seis bisnetos. Dona Heloísa nos deixou em 20 de maio de 2008. O seu nome está eternizado na Escola Municipal do bairro Bom Jesus.

 

CORTINA

Quem está por trás de um grupo Italiano, com investimento de um fundo americano, interessado na estrutura da Porcelanatti no distrito industrial de Mossoró? A coluna recebeu relatos, digamos, suspeitos, sobre as negociações que ganharam maior ritmo nesta primeira semana de 2024.

 

FRACASSO

A fábrica da Porcelanatti no distrito industrial foi uma tentativa do grupo catarinense se estabelecer no promissor mercado regional. O processo se arrastou por mais de duas décadas, deixando um rastro de dívidas, problemas trabalhistas e outras mazelas. A fábrica fechou em definitivo no segundo semestre de 2023.

 

FOI RÁPIDO

Antes de fechar a cortina de 2023, o prefeito Allyson Bezerra (União) conseguiu, na Justiça, que o município voltasse a ter posse do terreno onde estava instalada a Porcelanatti. Uma área valiosa, à margem da BR-304, saída para Fortaleza/CE. São 20 hectares de terra completamente estruturada e pronta para servir.

 

VISITA

Quem passeou por Mossoró neste início de ano foi o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Cumpriu uma agenda discreta, foi visto por poucos. Nem o site da estatal, sempre muito bem atualizado, registrou a agenda do seu presidente na cidade.

 

PEDRA NO CAMINHO

O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) enfrenta dilema legal para firmar a sua pré-candidatura a prefeito de Natal. Autoridades jurídicas apontam que ele está inelegível. Explica-se: Luiz Eduardo foi eleito e reeleito prefeito de Maxaranguape nas duas últimas eleições municipais em 2016 e 2020, com isso, se configuraria, agora em 2024, a terceira candidatura seguida ao cargo de prefeito, o que é vedado por lei.

 

MAS...

O advogado Waldemir Capistrano, que já foi juiz eleitoral do TRE-RN, observa uma “brecha” no caso de Luiz Eduardo. “A jurisprudência visa evitar a perpetuação da mesma pessoa no cargo de prefeito, mas a renúncia de Luiz Eduardo seguida de eleição para um cargo estadual cria uma circunstância especial”, diz o advogado, ao sugerir que se o deputado seguir adiante precisará passar por análise da Justiça Eleitoral, para identificar se caracteriza, ou não, um terceiro mandato de prefeito.

 

ASSESSORES

Pelo quarto ano seguido, o vereador Pablo Aires (PSB) realiza processo seletivo de assessores para o seu governo. Ele cumpre o compromisso firmado nas eleições de 2020, quando foi eleito pela primeira vez, de democratizar o acesso de assessores parlamentares à Câmara Municipal de Mossoró.

 

ASSESSORES II

Nesse ano, o processo seletivo conta com um diferencial maior: as vagas são destinadas para mulheres. Segundo o edital, poderão participar mulheres acima de 18 anos, com ensino médio completo e que não respondam processos criminais contra criança, adolescente, idoso, mulher, animais e outros crimes hediondos.

 

ASSESSORES III

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira, 4, e seguem até o meio-dia da próxima segunda-feira, 8, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. O link está disponível no perfil do Vereador Pablo Aires (@pabloairesrn) no Instagram.

 

SEM DESCANSO

O senador Rogério Marinho aproveita o recesso parlamentar para visitar prefeitos, vereadores e lideranças regionais. Ele sabe que precisa fortalecer o PL no Rio Grande do Norte para o partido chegar forte às eleições municipais deste ano. Marinho tem agenda em Mossoró.

 

É NOTÍCIA

1 - O fim de semana no litoral badalado dos mossoroense começa hoje na Arena Tibau, com os shows da cantora Mari Fernandez, Pedro Sampaio e Nuzio Medeiros. A partir das 22h.

2 - A governadora Fátima Bezerra (PT) lança hoje a Operação Verão 2024, em solenidade no posto avançado de Pium, na Grande Natal. Investimentos de R$ 5 milhões com plano para garantir a alta estação segura em todo o litoral do Rio Grande do Norte.

3 - As áreas do centro comercial de Mossoró, que serão afetadas com a mudança de camelôs da Praça da Independência, já estão praticamente prontas. A Prefeitura acelera o processo para que a obra do novo camelódromo seja lançada no dia 15 deste mês.

4 - O concurso público da Uern, confirmado nesta quinta-feira, 4, é parte do processo de autonomia financeira da instituição, assinada pela governadora Fátima Bezerra em 2022. E um dos pontos de compromisso da reitora Cicília Maia.

5 - Nesta data, em 2019, o padre Guimarães Neto era oficializado pela governadora Fátima Bezerra na direção do Teatro Estadual Lauro Monte Filho. Ele aceitou o desafio de revitalizar o teatro, tendo cumprido a missão com competência até aqui.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO