Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 06h30 | 07 Jan 2024 | Coluna César Santos - 7 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Eleições municipais 2024

FALTAM APENAS 10 MESES

Daqui a 10 meses, mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que vão conduzir pelos quatro anos os destinos dos 5.568 municípios localizados no território nacional. O primeiro turno ocorrerá no primeiro domingo de outubro, 5, e o segundo turno, nos colégios eleitorais com mais de 200 mil eleitores, no último domingo do mesmo mês, 27.

Em Mossoró, que deve se aproximar dos 190 mil eleitores este ano, o advento do segundo turno ficará para as eleições municipais de 2028, levando em conta o processo de crescimento do número de domicílios eleitorais a cada eleição.

As eleições municipais 2024 serão diferentes em relação ao último pleito municipal, em 2020. Mudanças importantes foram implementadas, por exemplo, o fim das coligações proporcionais, o surgimento das federações partidárias e a cláusula de desempenho individual, atingindo o mínimo de votos necessários (10%) para serem eleitos e 20% no caso da distribuição da chamada “sobra de votos”.

Outro ponto importantíssimo foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o cumprimento da cota de gênero (30%) nas nominatas à Câmara Municipal. Não haverá tolerância à fraude à cota de gênero. Partidos políticos e federações partidárias que recorrerem às candidaturas fictícias, chamadas de “laranjas”, serão alcançados pela Justiça Eleitoral.

Quem ainda não acredita, basta observar o pulso firme dos ministros do TSE que cassaram mais de 200 mandatos de vereadores eleitos em 2020, que tiveram ajuda das “candidaturas laranjas” em suas nominatas.

As eleições municipais despertam um interesse maior dos eleitores em relação a outros pleitos. Estudo realizado pela APPC Consultoria e Pesquisa, no fim de dezembro passado, indicou que quase a metade dos eleitores tem alto ou muito alto interesse por política e que 87% dos entrevistados confirmaram a intenção de votar em 2024. Outros 45% dos eleitores declararam que o interesse por política “aumentou” hoje, em comparação com os últimos dez anos.

O estudo constatou que a maioria dos entrevistados, 61%, costuma “sempre” ou “quase sempre” conversar sobre política. O levantamento foi realizado no estado de São Paulo, mas é uma amostra do comportamento do eleitorado em geral.

Trazendo o cenário para o Rio Grande do Norte, é fácil constatar que os potiguares já estão totalmente envolvidos no processo sucessório municipal. A disputa pelas prefeituras e por cargos de vereador é pauta nas praças, na mesa de bar e nas esquinas dos municípios. Essa atmosfera será ainda mais elevada ao passar o Carnaval e a Semana Santa.

Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral, a pauta das eleições ganha corpo, embora ainda não tenha ocupado maior fatia da conversa cotidiana. No entanto, o eleitor mossoroense já sabe que a disputa pela Prefeitura será de tirar o fôlego e a corrida por uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal reserva grandes emoções.

Faltam apenas 10 meses.

 

FRASE

“Temos uma nova patologia: a mistura de religião com ódio”

LUÍS ROBERTO BARROSO – Presidente do STF sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro

 

CEU DA CULTURA

Entre os 68 projetos apresentados pelo Governo do RN ao PAC Seleções, um contempla o campus central da Uern, em Mossoró, com a construção de um Centro Cultural. A reitora Cicília Maia está otimista que o projeto será aprovado para este ano. O chamado "CEU da Cultura", se construído, mudará o conceito do campus central da Uern.

 

VUCO-VUCO

Há 24 anos, o popular comércio do vuco-vuco ganhava nova estrutura, com a construção de 19 boxes e a padronização da feira. Recursos da Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), na terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini. Atualmente, uma obra de ampliação, com recursos do Finisa, arrasta-se a passos de tartaruga.

 

MAINHA

O vereador Isaac da Casca (MDB) vai ser substituído pela mãe, Heliane Duarte, nas eleições deste ano. Decisão tomada e revelada aos familiares e amigos mais próximos. Inclusive, os mais apressados já estão colando o adesivo "Heliane Duarte 2024". A mãe de Isaac tem forte militância nos bairros da zona sul de Mossoró.

 

FILIAÇÃO

Heliane foi candidata à deputada federal em 2022 pelo MDB, recebendo 3.018 votos. O partido não elegeu nenhum representante à Câmara dos Deputados. Agora, ela fará nova opção partidária entre Republicanos e PP.

 

NOVOS PROJETOS

Isaac da Casca foi o campeão de votos para a Câmara de Mossoró em 2020. Ele teve 3.113 votos. Depois trocou o DC pelo MDB. E agora projeta fazer política no município de Serra do Mel, onde os seus negócios comerciais estão concentrados. Ele tem boa convivência com o prefeito Bibiano Azevedo.

 

OUTRO RUMO

Da atual formação da Câmara de Mossoró, três não tentarão renovar mandato: Isaac da Casca, Carmem Júlia (MDB), que seguirá para o serviço público, e Tony Fernandes, que está saindo do Solidariedade para o Avante para ser candidato em chapa majoritária. Lembrando que a Câmara perderá duas vagas, baixando de 23 para 21 mandatos.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2010, o padre Walter Collini celebrava a primeira missa como novo pároco da Catedral de Santa Luzia. O religioso italiano sucedeu ao monsenhor Américo Vespúcio Simonetti.

2 - Nesta segunda-feira, 8, completa 18 anos da partida do radialista Every de Oliveira Costa, um dos maiores nomes do radiojornalismo de Mossoró e do RN, com atuação em emissoras da cidade, do estado e de Brasília. Era irmão de Emery Costa, também falecido.

3 - Morreu Mário Jorge Lobo Zagallo, lenda do futebol mundial. O único brasileiro campeão do mundo quatro vezes, como jogador (1958 e 62), como técnico (1970) e como auxiliar técnico (1984). Partiu um pouco depois de Pelé, aos 92 anos de idade.

4 - O Estado abriu processo seletivo para professores temporários. Os convocados irão ministrar aulas no ensino fundamental, médio e educação de adultos. Tem vagas para Mossoró, Tibau, Baraúna, Areia Branca, Grossos, Serra do Mel e Gov. Dix-sept Rosado.

5 - O Jornal de Fato entra em nova fase esta semana, com novo projeto gráfico-editorial e de circulação. A ideia é fortalecer a convergência do impresso com o portal defato.com e as redes sociais, sem abrir mão da qualidade do conteúdo jornalístico. Aguarde.

 

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO