Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 08 Jan 2024 | Entenda por que Fátima Bezerra é a única governadora a falar no 8 de janeiro

Governadora Fátima Bezerra

A incumbência de representar os governadores brasileiros na cerimônia que relembra os ataques de 8 de janeiro será de Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte.

Ela será a única de chefe de uma unidade federativa a discursar em razão da ausência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presidente do Fórum de Governadores.

Ibaneis está em férias nos Estados Unidos até o dia 15 de janeiro e preferiu passar longe da data marcada pelos ataques criminosos às sedes dos Três Poderes.

Sem Rocha, a fala na cerimônia desta segunda-feira (8) será feita por Bezerra, sua suplente no fórum.

A governadora potiguar será a primeira autoridade a falar, antes mesmo do presidente Lula (PT) e dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O discurso de Fátima Bezerra deve abarcar a defesa da democracia e criticar manifestantes e apoiadores dos atos antidemocráticos, além de pedir por pacificação, conforme informou a analista de política da CNN Jussara Soares.

 

Quem falará na cerimônia?

Além de Fátima Bezerra, os presidentes dos Três Poderes vão discursar na cerimônia. O presidente Lula deve ser o último a discursar. 

Os discursos estão previstos para ter, no mínimo, cinco minutos de duração durante a cerimônia. Veja abaixo a ordem dos pronunciamentos:

 

Ordem dos pronunciamentos

- Governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra

- Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes

- Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso

- Presidente da Câmara, Arthur Lira

- Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco

- Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

(*) Fonte CNN

 

Tags:

RN
política
Brasília
governadora

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO