Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 10 Jan 2024 | Com Vavá, REDE se estrutura para ter nominata forte à Câmara

Crédito da foto: Jorna de Fato Comerciante Carlos Wagner, o Vavá, comanda o trabalho de organização do partido Rede em Mossoró

Por César Santos / Jornal de Fato

Como a disputa pela Prefeitura de Mossoró ainda não assumiu o protagonismo nesse início de ano eleitoral, cabe à corrida pela Câmara Municipal ocupar espaço de destaque nesse momento. São os partidos que se movimentam para formar nominatas fortes de olho nas 21 vagas que o Legislativo mossoroense oferecerá no pleito de 6 de outubro.

Nesse contexto, aparece o partido Rede que está se organizando para lançar candidaturas competitivas à Câmara. A legenda terá 22 nomes, nominata cheia, inclusive, preenchendo os 30% da cota de gênero. O trabalho está sendo conduzido pelo comerciante Carlos Wagner, mais conhecido como Vavá, que recebeu a missão das mãos do presidente estadual da sigla, ex-vereador João Gentil.

A prioridade do Rede, a princípio, será eleger o maior número possível de vereadores. O partido não pretende se envolver na disputa majoritária, embora o processo, em algum momento, exigirá uma posição da sigla. “Estamos focados nesse momento na construção de uma nominata forte à Câmara e temos conseguido bons resultados”, afirma Vavá, em entrevista ao Jornal de Fato, nesta terça-feira, 9.

O partido apresentou nomes que já foram testados nas urnas em eleições passadas, como é o caso de Jailson Nogueira, Alcivan Moura, Jereba e deve confirmar a ex-vereadora Arlene Souza, além do próprio Vavá que confirma a sua pré-candidatura a vereador.

“Decidimos que seremos candidatos”, adianta, mostrando-se otimista com a chapa proporcional que o Rede está formando. “Acredito que o partido terá condições de eleger pelo menos três vereadores”, diz, para ressaltar que a legenda respaldará todas as candidaturas. “Esse é um trabalho novo, em união com todos que estão vindo para o partido, por isso, acreditamos em um projeto vitorioso”, afirma.

O otimismo do novo líder do Rede de Mossoró é compartilhada por Jailson Nogueira, que nas eleições de 2020 tentou se eleger vereador pelo Patriotas. “Hoje nós temos identidade. Estamos formando uma nominata para competir à Câmara Municipal e eleger representantes no dia (6 de outubro)”, disse durante a reunião em que confirmou filiação ao partido.

Independente

Questionado sobre a posição do Rede em relação ao atual governo municipal, Vavá diz que a legenda não apoia o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), mas também não faz oposição. “Temos uma posição independente”, adianta, para ressaltar que “vamos deixar cada um dos nossos candidatos a vereador à vontade sobre quem apoiar à Prefeitura de Mossoró”.

No entanto, Vavá pondera que a tendência é que todos caminhem juntos nas eleições majoritárias. “Vamos discutir essa questão no momento oportuno”, garante.

 Prefeito Allyson não gosta da filiação de auxiliar ao partido Rede

A filiação de Jailson Nogueira ao partido Rede desagradou ao prefeito Allyson Bezerra, que queria o auxiliar filiado ao seu partido, União Brasil. Jailson ocupa cargo em comissão na Secretaria de Segurança, Trânsito e de Mobilidade Urbana.

O irmão de Jailson, o ex-vereador Jório Nogueira, é presidente da Fundação Aldenor Nogueira. Apesar de a fundação pertencer à Câmara Municipal de Mossoró, a escolha do cargo de presidente recebe influência do Executivo.

Outro irmão de Jailson, Jair Nogueira, ocupa cargo no Museu Histórico Lauro da Escóssia, também nomeado pelo prefeito Allyson.

Diante desse cenário, existe a possibilidade de o prefeito exonerar todos os cargos ligados a Jailson Nogueira, mas essa hipótese não preocupa ao comando do Rede.

“O nosso partido não é adversário do prefeito de Mossoró”, avisa Carlos Wagner, o Vavá. “E, mesmo assim, Jailson nos comunicou que vai deixar o cargo para ser candidato, então, não haverá problemas”, explica.

Outra situação desconfortável para o prefeito de Mossoró é que um dos apoiadores do trabalho de construção da nominata do Rede é o deputado estadual Ivanilson Oliveira, do União Brasil, partido do prefeito de Mossoró. Ivanilson, inclusive, é o padrinho da filiação da ex-vereadora Arlene Souza. Recentemente, o parlamentar indicou o esposo de Arlene, João Henrique, para o cargo de diretor presidente do Ipem/RN.

Diante do novo cenário, o partido Rede vem ocupando espaço na política local e estabelecendo o seu projeto eleitoral para este ano.

Tags:

REDE
partido
política
eleições
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO