Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 24 Jan 2024 | Coluna César Santos - 24 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Profisional da enfermagem aguarda o complemento do piso salarial de dezembro

ELE NÃO GOSTA DOS SERVIDORES

A Prefeitura de Mossoró atrasou o pagamento do complemento do piso salarial dos profissionais de enfermagem. A reclamação chegou à coluna por meio de dirigentes do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mossoró (SINDSSAM).

A categoria chama a atenção para o fato de o Governo Federal ter enviado os recursos ainda em dezembro de 2023, com o dinheiro caindo na conta do município no dia 21. Já se passou um mês e três dias e o dinheiro não foi transferido para as contas dos profissionais da enfermagem lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Esse é mais um episódio da péssima relação do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) com as categorias do serviço público. Ele não gosta dos servidores e deixou isso claro reiteradas vezes que partiu para o confronto com as categorias.

Um dos últimos episódios foi a retirada de direitos consagrados por lei, via projeto aprovada por vereadores governistas, e que atingem centenas de servidores municipais.

Tempos sombrios.

 

 

FRASE

Se eu quisesse ficar na zona de conforto, ficaria em Brasília. Topei o desafio para cuidar de Natal.

PAULINHO FREIRE – Deputado federal e pré-candidato a prefeito de Natal

 

FORTE

Cinco partidos e 14 vereadores disseram “sim” à pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) à Prefeitura de Natal. O projeto eleitoral foi costurado nos últimos cinco meses, envolvendo expoentes da política potiguar. E Natal é a “ponte” para o governo do RN em 2026.

 

AVISO

O deputado federal General Girão mandou avisar ao líder do PL, senador Rogério Marinho, que não é “cachorro morto” para ser chutado da sucessão natalense. Ao decidir por Paulinho Freire, o líder bolsonarista descredenciou Girão da disputa pela Prefeitura de Natal. Terá consequências.

 

VOU ALÍ...

A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (Progressistas), transferiu o cargo para o vice-prefeito Anderson Medeiros. Vai tirar 10 dias de férias, avisou em suas redes sociais. Mas os mais açodados enxergam que o prestígio ao vice tem a ver com a sucessão municipal que se aproxima.

 

POSSE

A governadora Fátima Bezerra (PT) tomará posse na presidência do Consórcio Nordeste no dia 31 deste mês, em solenidade no Centro de Convenções de Natal. Entrará para a história como a primeira mulher a presidir a entidade regional.

 

TIBAU FERVE

Tibau vai ter a disputa da cria contra o criador. A prefeita Lidiane Marques (PSDB) enfrentará nas ruas e nas urnas o ex-prefeito Naldinho (ainda filiado ao PSDB), seu irmão de “criação” que a elegeu no pleito de 2020.

 

LUTO

Morreu Toinho do Xanco Lanche, figura popular do passado e presente de Mossoró. Antônio Ximenes Gurgel Frota tinha 79 anos, era pai de Michelson, Antônio e Demétrius, casado com Alaíde Queiroga. O corpo está sendo velado no Sempre, de onde sairá para sepultamento no Cemitério São Sebastião, às 10h de hoje.

 

É NOTÍCIA

1 - A JMT atrasou outra vez o cartão alimentação dos terceirizados do Hospital Tarcísio Maia. E só ontem, 23, pagou os salários de dezembro. Os trabalhadores paralisaram as atividades.

2 - Mais de 26 mil potiguares saíram da inadimplência entre novembro e dezembro. Isso representa 2,38% ou redução de R$ 280 milhões. Mas o endividamento continua alto, com 1,1 milhão “fichados”.

3 - A Aneel mandou um péssimo recado aos consumidores: a conta de luz vai subir em média 5,6% em 2024, acima da estimativa da inflação para o ano, que é e 3,87%.

4 - Baraúnas tem jogo importante contra o ABC de Natal na noite de hoje, no Estádio Nogueirão. Se vencer, dará um grande passo para a classificação às semifinais do primeiro turno do Estadual. A bola começa a rolar às 20h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO