Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 30 Jan 2024 | Eleições municipais podem mudar formação da bancada federal do RN

Crédito da foto: Jornal de Fato Samanda Alves é a primeira suplente da federação PT/PCdoB/PV

As eleições municipais deste ano poderão mudar a formação da bancada federal do Rio Grande do Norte. É possível que pelo menos uma cadeira de deputado federal tenha novo ocupante a partir de 2025, caso um dos parlamentares que tentarão a Prefeitura de Natal obtenha êxito nas ruas.

Três deputados federais colocam seus nomes à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos): Paulinho Freire, do União Brasil; Natália Bonavides, do PT; e General Girão, do PL. As candidaturas de Paulinho e Natália são dadas como certas, enquanto que Girão, sem apoio do partido, a tendência é retirar o nome para apoiar Paulinho.

Paulinho Freire e Natália Bonavides vão medir forças com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do PSD, que lidera todas as pesquisas realizadas e divulgadas até aqui. Dessa forma, Paulinho ou Natália passará para o segundo turno para enfrentar Carlos Eduardo.

Com isso, duas suplentes de deputada federal acompanham de perto o processo da sucessão natalense. Uma delas pode herdar um mandato em Brasília. Samanda Alves, do PT, que é a primeira suplente da federação partidária PT/PCdoB/PV, torce por êxito de Natália. Já a ex-deputada federal Karla Dickson, do União, precisa da eleição de Paulinho para voltar a ocupar mandato na Câmara dos Deputados.

No caso do PL, caso General Girão seguisse em frente com o projeto de disputar a Prefeitura de Natal este ano, a primeira suplente Dra. Débora Lacerda ficaria na torcida por êxito nas urnas.

 

Estadual

O movimento se repete entre os suplentes de deputado estadual, uma vez que três parlamentares estão no tabuleiro da sucessão municipal: Isolda Dantas (PT), em Mossoró; Luiz Eduardo (Solidariedade), em Natal; e Adjuto Dias (MDB), em Caicó.

No caso de Isolda, se ela obtiver êxito, o mandato na Assembleia Legislativa será ocupado pela vereadora natalense Júlia Arruda, do PCdoB, que no pleito de 2022 terminou como primeira suplente da federação PT/PCdoB/PV.

Os outros dois nomes mexem com Mossoró. O Solidariedade, de Luiz Eduardo, tem como primeiro suplente o ex-vereador mossoroense Soldado Jadson. Já o MDB, de Adjuto Dias, tem como primeiro suplente o vereador Isaac da Casca.

Veja votação dos suplentes nas eleições 2022

Câmara dos Deputados

- Carla Dickson (União), 43.191 votos

- Samanda Alves (PT), 31.240

- Dra. Débora Lacerca, 14.407

Assembleia Legislativa

- Soldado Jadson (Solidariedade), 27.763

- Júlia Arruda (PCdoB), 14.558

- Isaac da Casca (MDB), 8.610

 

Rogério Marinho decide: PL vai com Paulinho Freire

O presidente do PL e líder do bolsonarismo no Rio Grande do Norte, senador Rogério Marinho, deixou claro que o partido apoiará a candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União) à Prefeitura de Natal. Por gravidade, desautorizou a pré-candidatura do deputado federal bolsonarista General Girão, do PL.

A voz de Marinho não fez Girão recuar. Por meio de suas redes sociais, o deputado afirmou que a sua pré-candidatura está mantida em Natal: “A missão continua”. No entanto, é pouco provável que ele consiga sustentar a postulação.

Marinho justifica que o PL está se inserindo em um projeto maior ao se aliar em Natal ao União Brasil, do prefeitável Paulinho Freire, e dos partidos Progressistas, presidido pelo deputado federal João Maia, e o PSDB, do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza. O senador faz referência à formação de um novo grupo para disputar o Governo do RN em 2026 e sustentar o palanque bolsonarista no Estado.

Dessa forma, o deputado Girão fica em situação delicada para sustentar uma candidatura à Prefeitura de Natal. É provável que ele retire o nome do tabuleiro sucessório para reforçar a lista dos que apoiam Paulinho Freire.

Tags:

RN
bancada
deputados
Câmara Federal
Assembleia Legislativa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO