Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 02 Fev 2024 | Coluna César Santos - 2 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Em 2023, houve protesto dos professores de Mossoró

OS DOIS OU NENHUM

O Ministério da Educação oficializou o percentual de reajuste do piso salarial dos professores: 3,62%. O pagamento não é automático, uma vez que estados e municípios precisam oficializar o novo valor por meio de uma norma própria, a partir da publicação do reajuste pelo MEC.

Agora, pergunta-se: o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai pagar o reajuste de 2024?

Como é ano eleitoral e o percentual é pequeno, inclusive ficou abaixo da inflação acumulada no último ano, é possível que o chefe do Palácio conceda os 3,62% para fazer propaganda que respeita os profissionais do magistério.

Seria uma contradição, visto que em 2023 ele negou pagar o percentual de 14,95%, afirmando que os professores do município já ganham acima do piso da categoria. Se é assim, para ser coerente com o seu discurso de 2023, deve negar o reajuste de 2024.

Uma sinuca de bico em ano eleitoral. O melhor seria honrar o que a sua gestão deve aos professores, um reajuste salarial de 18,57%, que é a soma dos 14,95% do ano passado com os 3,62% deste ano.

É o mínimo para a “cidade educação”.

 

FRASE

“Vamos formar uma nominata capaz de representar os anseios da população”

FERNANDINHO DAS PADARIAS – Vice-prefeito e novo presidente do MDB de Mossoró

 

MISSÃO

O vice-prefeito dissidente Fernandinho das Padarias terá a missão de formar uma nominata forte do MDB à Câmara de Mossoró nas eleições deste ano. Ele garantiu ao presidente estadual da legenda, vice-governador Walter Alves, que a resposta será positiva. Fernandinho é o novo presidente local.

 

BOLSONARISTA

A possibilidade de segundo mandato da reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, é nenhuma. Na consulta acadêmica, dificilmente ela escapará da última colocação. Mas mesmo que seja a primeira, o seu nome não passará pelo crivo do Planalto. O presidente Lula não nomeará uma bolsonarista.

 

FAVORITO

O professor Jean Berg é visto como favorito na Ufersa. Tem o respeito da comunidade acadêmica. Na consulta de 2020, ele terminou em segundo lugar com 24.84%, atrás de Rodrigo Codes, que teve 37,55%. Ludimilla obteve apenas 18,33%, mas foi a escolhida pelo presidente Bolsonaro.

 

ÁGUA

Os novos poços que a Caern está perfurando em Mossoró devem entrar em operação no mês de março; com isso, é possível melhorar o abastecimento em vários bairros da cidade. A previsão é do presidente da Caern, Roberto Sérgio. Ele esteve em Mossoró para acompanhar as obras.

 

SEGURANÇA

O Governo do RN celebra que o estado é o primeiro do país em redução de mortes violentas. Em 2023, reduziu 290 mortes em comparação ao ano anterior, o que representa uma queda de 15,63%. Em Mossoró, foram 89 mortes em 2023 contra 168 em 2022, redução de 47%.

 

BOLA

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) deu mais um passo para negociar o Estádio Nogueirão com a iniciativa privada. Os bastidores fervem. E a turma da bola está ouriçada. O futebol Mossoroense, sem chuteiras.

 

É NOTÍCIA

 1 - Há 40 anos, o casal Graça Fernandes/Edmilson Oliveira fundava o Colégio Menino Deus, no conjunto Abolição I. No primeiro momento, com sucesso, atendeu a demanda da educação infantil; em seguida, o ensino fundamental para jovens.

2 - Hoje completa 29 anos da partida do líder político Jerônimo Vingt Rosado Maia. Foi prefeito de Mossoró, deputado estadual e deputado federal de sete mandatos.

3 - Nesta data, em 1855, o vigário Antônio Joaquim criava a primeira irmandade religiosa de Mossoró, denominada de Santa Luzia, aprovada pela Resolução Provincial Nº 333.

4 - O Seminário Santa Terezinha, de Mossoró, foi inaugurado nesta data, em 1937, consolidando a luta vitoriosa do bispo Dom Jaime de Bairros Câmara. Ele também foi o primeiro reitor.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia
opinião
informação
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO