Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 11h00 | 03 Fev 2024 | Coluna César Santos - 3 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Praça Vigário Antônio Joaquim, a Praça da Catedral de Santa Luzia

MAIS TEMPLOS DO QUE UNIDADES DE SAÚDE E DE ENSINO

Mossoró tem mais igrejas e templos do que o total somado de unidades de saúde e de estabelecimentos de ensino. Os dados são do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 677 endereços para orações, enquanto a cidade conta com 263 hospitais e unidades básicas de saúde e 288 unidades de ensino. Mossoró segue a realidade nacional.

O acesso às casas de oração é bem mais amplo do que ao da assistência à saúde e ao direito de ensino.

No RN, são 267 igreja/templo para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, são 597,7 mil estabelecimentos religiosos, média de 286 para cada 100 mil habitantes; 264,4 mil unidades de ensino, média de 130 para cada 100 mil habitantes; e 247,5 mil unidades de saúde, média de 122 para cada 100 mil habitantes.

Voltando para os números de Mossoró, o Censo 2022 mostrou que a cidade tem 264.577 habitantes, ocupando 123.480 residências. São 3.736 construções e 17.827 prédios comerciais, culturais, públicos, entre outros.

 

FRASE

“Jornalista César Santos, aguarde o fim das coisas”

LUDIMILLA OLIVEIRA – Reitora da Ufersa, mostrando-se confiante em renovar o mandato na consulta acadêmica

 

MENSAGEM

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai segunda-feira, 5, à Assembleia Legislativa para ler a mensagem anual. Será a sua sexta mensagem e a segunda da atual gestão. A governadora apresentará um balanço do difícil 2023 e projetará as ações de 2024. A leitura abrirá o ano Legislativo, às 9h.

 

MENSAGEM II

O ano legislativo de Mossoró será aberto no dia 20 de fevereiro, com a leitura de mensagem do Executivo. A quarta e última mensagem da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). O chefe do Executivo potencializará as obras em andamento bancadas pelo Finisa e por empréstimo da Caixa.

 

CONFIANTE

A reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, discorda da Coluna que noticiou que ela não terá chance de renovar o mandato. Por meio de suas redes sociais, a professora doutora recomendou ao titular da coluna aguardar “o fim das coisas”. A reitora acredita que reverterá o desgaste no processo sucessório.

 

BICO LONGO

Sem representante em Brasília, o PSDB do Rio Grande do Norte vai passar por mudança, de preferência, carimbando um nome na Câmara. O deputado Robinson Faria foi convidado para trocar o PL pelo PSDB. Ele exige o controle da legenda no estado, comandada pelo deputado Ezequiel Ferreira.

 

BOLSONARISMO

A provável saída de Robinson Faria do PL representará uma queda de 50% da bancada do partido eleita no Rio Grande do Norte em 2022. O primeiro a sair foi João Maia, que se transferiu para o Progressistas. Restam o General Girão e o Sargento Gonçalves, da fina flor do bolsonarismo potiguar.

 

DINÂMICA

Na passagem por Mossoró, a senadora Zenaide Maia (PSD) deu de ombro para os companheiros do PT. Andou abraçada com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), inimigo número 1 do PT.

 

É NOTÍCIA

1 - O Espetinho do George promove hoje o 2º Carnaval das Antigas, com concentração na esquina da Estação das Artes Elizeu Ventania. A orquestra frevo vai puxar os foliões pelo Corredor Cultural de Mossoró, às 16h.

2 - O litro da gasolina bate os R$ 6,30 em alguns postos no Rio Grande do Norte, após aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis. A elevação de 0,15 terá vigência até o fim do ano.

3 - A missa de sétimo dia em memória do professor Ângelo Canuto será celebrada neste domingo, 4, na igreja matriz do Alto de São Manoel, às 17h. Ângelo era bastante conhecido por sua militância política.

4 - Caged aponta que pequenas empresas responderam por 8 em cada 10 empregos criados em 2023. Os pequenos negócios responderam por 1,18 milhão de novas vagas no Brasil.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO