Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 07 Fev 2024 | Coluna César Santos - 7 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Sindiserpum / arquivo / 2023 Professores da rede municipal de ensino de Mossoró

PROFESSORES CASTIGADOS

Em 2023, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) não pagou o reajuste do piso salarial dos professores, cujo percentual era de 14,95%, alegando que o município já cumpre a lei do piso do Magistério. Em 2024, Allyson Bezerra anuncia que vai pagar o reajuste do piso dos professores este ano, com percentual de 3,62%.

Temos, aí, dois prefeitos em um. Qual é o verdadeiro: o de 2023 ou o de 2024%?

O fato é que Allyson não gosta dos professores. Massacra a categoria num momento; curte com a cara dos professores em outro. 

O prefeito só vai honrar a lei do piso em 2024 porque é ano eleitoral, além do percentual de reajuste ser modesto, 3,62%. Se tivesse boa intenção, cumpriria a lei todos os anos.

Ademais, ao usar a sua estrutura midiática para propagar que beneficia os professores com reajuste de 37,29%, ao somar o reajuste de 2022 + 2024, o gestor municipal despeita a categoria, apostando na amnésia da população.

Só para refrescar a memória, o reajuste do piso de 2022 foi parcelado em quase 20 meses, sendo concluído somente em novembro de 2023, sem qualquer ganho aos profissionais da sala de aula.

Uma afronta à boa Educação.

 

FRASE

“O prefeito de Mossoró afronta, humilha, desvaloriza e desrespeita professores”

MARLEIDE CUNHA – Professora e vereadora de Mossoró

 

CALCULADORA

Nos últimos quatro anos, o Ministério da Educação reajustou o piso salarial dos professores em 51,80%. Nesse período, o prefeito Allyson aplicou 37,29%, isso porque não cumpriu o reajusto do piso em 2023. Lembrando que em 2021 não teve reajuste salarial em razão da pandemia da Covid-19.

 

CONCURSOS

O prefeito Allyson Bezerra anunciou para depois do Carnaval a publicação dos editais dos concursos públicos da Procuradoria (procuradores e analistas) e Fazenda (auditores e analistas tributários). Enquanto isso, seguem no site idecan.gov.br as inscrições para os concursos da Educação e Saúde.

 

UNIÃO

O União Brasil vai matricular dois gestores municipais: Dr. Artur Vale, de Governador Dix-sept Rosado, levado pelo deputado federal Benes Leocádio; e Cintia Sonale, de Grossos, atraída pelo deputado estadual Ivanilson Oliveira. O prefeito e a prefeita tentarão reeleição no pleito deste ano.

 

SERRA DO MEL

O vereador Isaac da Casca está decidido a transferir o domicílio eleitoral para Serra do Mel, município que ele concentra as suas atividades econômicas. Tem a simpatia do prefeito Bibiano Azevedo (PSDB). A cadeira na Câmara de Mossoró será herdada pela mãe, Heliane Duarte, se ela triunfar nas urnas de outubro 2024.

 

TRÊS OITÃO

O deputado Coronel Azevedo (PL) quer os advogados armados para enfrentar a violência, como se arma fosse solução. Ele defende porte de arma para os “doutores” após o assassinato da advogada Brenda dos Santos, ocorrido há uma semana.

 

PASSARELAS

O Dnit-RN inicia após o Carnaval a construção de passarelas no Complexo Viário Abolição, ao longo dos 17 quilômetros que cruzam o perímetro urbano. Coube à deputada Isolda Dantas (PT) trazer a boa nova.

 

É NOTÍCIA

1 - A governadora Fátima Bezerra fez a entrega de 81 veículos para a segurança do RN, sendo 30 viaturas e uma lancha para o Corpo de Bombeiros; 30 viaturas para a Polícia Civil e 20 viaturas para a Polícia Militar.

2 - Há 104 anos, era realizado o primeiro casamento na Capela de São Vicente de Mossoró. Trocaram alianças os noivos Oriel da Silveira e Santina Paula, diante do padre Pinto.

3 - Mais de 1,5 milhão de pessoas já se inscreveram ao concurso unificado do governo federal. O prazo termina sexta-feira, 9. São 6.640 vagas em 21 órgãos. No RN, terão provas em Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim.

4 - Natal terá a “Festa”, turnê que celebra os 30 anos da carreira de Ivete Sangalo. Marque a data: 31 de agosto. E prepare o bolso para pagar ingresso que custará em média R$ 500.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO