Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 15 Fev 2024 | Coluna César Santos - 15 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Prsídio Federal de Mossoró foi inaugurado em 2009

CALDEIRÃO DO DIABO FERVE

Foi o titular da coluna, em meados da década 2000, que descobriu que Mossoró iria “ganhar” um dos cinco presídios de segurança máxima que o governo Lula (PT) construiria no Brasil. Naquele momento, a notícia em primeira mão foi rebatida. O ano era 2006 e o presídio foi inaugurado em 2009.

No segundo momento, quando a coluna comentou que seria uma desgraça para a segurança da cidade e região, o governo rebateu e o debate político menor se sobrepôs ao debate maior, sobre a vida dos mossoroenses.

Um dos argumentos era de que em presídio RDD a fuga é impossível e que obra produziria divisas para a economia da cidade. Que absurdo. A coluna mostrou que o problema não era dentro do presídio, mas, sim, fora dele.

Com os maiores bandidos do país enjaulados no RDD, as suas facções criminosas se instalariam do lado de fora, como, de fato, instalaram-se. Os perigosos da cidade viraram “empregados”. De lá para cá, o crime explodiu.

Agora, 15 anos depois, a primeira fuga no RDD de Mossoró. E, os menos esclarecidos acham que surgiu um problema.

Francamente.

 

FRASE

“Vamos ter em 2024 Lula contra Bolsonaro, como ocorreu em 2022”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA – Presidente durante plenária do PT em 2023

 

BEM-VINDO

A fuga de integrantes do Comando Vermelho do presídio federal de Mossoró foi um cartão de visitas ao novo ministro da Justiça, ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski. Ele tem o desafio de dar uma resposta urgente, para resguardar a imagem dos presídios federais ditos de “segurança máxima”.

 

POLARIZAÇÃO

O “nós contra eles”, que marcou a disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) em 2022, segue do mesmo jeito. É a lógica da polarização que alimenta as arquibancadas. O Paraná Pesquisa mostra que se houvesse eleição hoje, Lula e Bolsonaro estariam empatados tecnicamente com 43,9% contra 41,9%.

 

ALIÁS...

Lula alertou à militância do PT que nas eleições municipais de 2024 se repetirá o lulismo X bolsonarismo. Na plenária eleitoral do PT, em dezembro, Lula disse que 2024 vai repetir 2022 e pediu para o partido apoiar candidaturas fortes, onde o PT não seja competitivo, para derrotar bolsonaristas.

 

SUMIRAM

Dos quatro prefeitáveis de Mossoró, apenas a deputada Isolda Dantas (PT) caiu na folia do Carnaval, de Apodi e Natal. Já Allyson Bezerra (União), Tony Fernandes (SDD) e Rosalba Ciarlini (Progressistas) tomaram Doril.

 

VERDE

O presidente de honra do PV potiguar, professor Rivaldo Fernandes, entra a quaresma como novo superintendente do Ibama do Rio Grande do Norte. A nomeação do verde saiu nesta Quarta-feira de Cinzas, 14. Há um ano, ele havia sido preterido para o Patrimônio Histórico (Iphan) do RN.

 

JUSTO

Dom Mariano Manzana vem recebendo seguidas homenagens pela comunidade católica pelos 19 anos de pastoreio da Diocese de Mossoró. Agora bispo Emérito, Dom Mariano passará a liderança da Igreja local para Dom Francisco de Sales, no próximo sábado, 17.

 

É NOTÍCIA

1 - Tristeza profunda ver a estrutura do Estádio Nogueirão no chão. Pior ainda é saber que o prefeito Allyson Bezerra (União) só pensa em permutar o campo histórico de Mossoró.

2 - O Carnaval de Governador Dix-sept Rosado não foi o maior Carnaval do interior do RN, mas foi o que mais surpreendeu. O Dissé Folia foi sucesso de público e de crítica.

3 - Depois do jovem prefeito João Campos, de Recife-PE, “nevar” a cabeça, uma ruma de gestor municipal se encorajou em fazer marmota nesse Carnaval. A maioria, ridicularizada, com a mistura de cachaça e modinha.

4 - O coronel Araújo, titular da Segurança no RN, apresenta hoje os números da Operação Carnaval 2024. A coletiva está marcada para as 11h, na sede da Secretaria de Segurança e da Defesa Social (SESED), em Natal.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
imprensa
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO