Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 16 Fev 2024 | Coluna César Santos - 16 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Carlos Costa Secretário André Garcia durante entrevista coletiva

QUEM GARANTE QUE É IRREPETÍVEL?

O secretário nacional de políticas penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, convocou a imprensa para “esclarecer” a fuga de dois criminosos do presídio federal de Mossoró. Expectativa total. Mas a fala de Garcia decepcionou. De relevante, apenas a possibilidade de “facilitação”.

Mas quem facilitou, como facilitou, qual foi a dinâmica usada pelos fugitivos?

Nenhuma resposta.

O titular das políticas penais se dedicou à tentativa de limpar a imagem dos presídios federais de segurança máxima, totalmente comprometida perante a opinião pública. Na verdade, não era de segurança máxima. Havia falha de procedimentos de segurança e/ou de estrutura mesmo.

Aliás, isso fica bem evidenciado quando o próprio Garcia afirma que o governo está revisando os protocolos de segurança nos cinco presídios de regime RDD.

No mais, a insistência do secretário de que o “evento” de Mossoró é “irrepetível”, não passa qualquer garantia. Ou segurança.

 

FRASE

“É Muito provável que os procedimentos de segurança não foram cumpridos como deveria ser.”

ANDRÉ GARCIA – Secretário nacional de políticas penais sobre a fuga no presídio federal de Mossoró

 

CHAPA

O prefeito Allyson Bezerra (União) e o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (SDD), estão cumprindo agenda popular juntos. Nesta quinta-feira, 15, visitaram a obra do Memorial da Covid, no centro de Mossoró. Lawrence foi escolhido por Allyson para compor a chapa governista como vice.

 

CHAPA II

Allyson procura restaurar a parceria com Lawrence após um longo período de turbulência silenciosa. E, mais recentemente, o escolheu para vice quando soube que o presidente da Câmara Municipal era nome para compor chapa de oposição. Agora, Lawrence espera que a palavra seja cumprida.

 

CORAÇÃO

Carlos Augusto e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini estão dando atenção especial à saúde da professora Isaura Amélia, irmã de Carlos e cunhada de Rosalba. Complicações no coração exigem uma intervenção cirúrgica. A ex-secretária de Cultura está internada no Hospital do Coração, em Natal.

 

VAI DECOLAR

A reforma do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, custará R$ 17,7 milhões. A obra contratada pela Infraero será executada pelo consórcio das empresas Celta Infraestrutura e Conserva de Estradas. Contemplará reforma da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e táxis do aeroporto.

 

LAGARTIXA

O deputado eleito, mas não empossado, Wendel Lagartixa, confirmou a pré-candidatura da filha Wesliani à Câmara de Natal. Lagartixa acredita que a sua popularidade elegerá a herdeira. Ele foi o mais votado para a Assembleia em 2022, com 88.265 votos, mas estava inelegível.

 

DEFINIDO

Heliane Duarte será candidata à vereadora pelo Republicanos, já devidamente filiada. Ela substituirá o filho, vereador Isaac da Casca (MDB), o mais votado em 2020 com 3.113 votos.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1998, o governador Garibaldi Filho inaugurava a Central do Cidadão de Mossoró, a segunda do RN. No primeiro momento, instalada no bairro Aeroporto.

2 - Há 24 anos, a prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a obra de ampliação da feira do vuco-vuco, com 24 novos boxes e pavilhão. Hoje, uma obra se arrasta e os pequenos comerciantes expostos à completa falta de estrutura.

3 - O Carnaval de Assú teve uma pintada política importante, que potencializou a chapa Dra. Vanessa (União)/Fabielle Bezerra (Progressistas). A cabeça de chapa será definida no período das convenções.

4 - A desembargadora aposentada Zeneide Bezerra vem a Mossoró lançar o livro “Hei de Vencer”, que conta a sua história de superação e sucesso. Está agendado para o dia 8 de março.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO