Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 16 Fev 2024 | Único deputado do MDB trabalha para fortalecer o Republicanos

Crédito da foto: Reprodução Claudionor dos Santos, Heliane Duarte, Adjuto Dias e Isaac da Casca durante evento do Republicanos de Mossoró

O MDB do Rio Grande do Norte vive uma situação desconfortável com o deputado estadual Adjuto Dias que, mesmo filiado ao partido, trabalha para fortalecer outra legenda, o Republicanos, que é presidido no estado por seu pai, Álvaro Dias, prefeito de Natal. Adjuto é o único deputado eleito pelo MDB em 2022.

Além de ignorar a fidelidade ao partido pelo qual foi eleito e está filiado, Adjuto Dias faz oposição ao governo estadual, que tem como vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no estado. O parlamentar foi um dos mais ferrenhos adversários do projeto que previa a manutenção da alíquota do ICMS em 20% e ajudou a reduzir a cobrança para 18%, derrotando o governo no plenário da ALRN.

Adjuto vem percorrendo o estado para fortalecer o Republicanos e, em algumas cidades, que ele recebeu apoio do MDB em 2022, tem procurado transferir emedebistas para o partido de Álvaro Dias. É o caso de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, onde o Republicanos está recebendo o grupo que teve maior votação para a Câmara Municipal em 2020 pelo MDB.

O vereador Isaac da Casca, o mais votado última eleição municipal, com 3.113 votos, transferiu a filiação partidária de sua mãe, Heliane Duarte, do MDB para o Republicanos. Heliane substituirá Isaac na disputa pela Câmara em 2024, o que significa que o MDB ficará sem o grupo de maior densidade eleitoral. A filiação de Heliane ocorreu no sábado de Carnaval, 10, com a presença de Adjuto Dias.

Heliane foi candidata à deputada federal pelo MDB em 2022, recebendo 3.018 votos. Ela ocupou as redes sociais para anunciar o projeto eleitoral 2024:

“Abri as portas de casa para receber muita gente boa! Foi um momento importante, no ato de filiação do Republicanos, quando coloquei meu nome à disposição do partido. Ao lado do deputado estadual Adjuto Dias, do presidente e vice municipal da legenda, Aldo Fernandes e Claudionor dos Santos, do meu filho vereador Isaac da Casca, meu esposo Jerônimo, meu irmão, ex-vereador Edinho, e outras tantas lideranças de Mossoró e cidades vizinhas. Assumi esse compromisso, porque sei que estou pronta para ajudar, quando o assunto for buscar melhores condições de vida para os mossoroense! Temos muito trabalho pela frente!”

Isaac da Casca permanece no MDB, seguindo orientação de Adjuto Dias, de quem é primeiro suplente de deputado estadual. Isaac sonha ocupar a cadeira de Adjuto, caso o deputado venha a se afastar do cargo para ser candidato a prefeito de Caicó nas eleições deste ano, hipótese que o parlamentar não assume de público.

Adjuto Dias não tem autorização para sair do MDB, por isso teme enfrentar um processo por infidelidade partidária. Ele decidiu continuar nos quadros de filiados, mas com atuação a favor do Republicanos.

 

Republicanos trabalha chapa à Câmara Municipal

Em Mossoró, o Republicanos é presidido pelo advogado Aldo Fernandes, ex-secretário de Planejamento do município na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Atualmente, Fernandes ocupa cargo de secretário-adjunto da Saúde da Prefeitura de Natal.

Já a vice-presidência do Republicanos local é ocupada pelo ex-vereador Claudionor dos Santos, responsável pela articulação para formação de uma nominata forte à Câmara Municipal.

Claudionor não concorrerá às eleições deste ano, uma vez que segue inelegível em razão de condenação na Operação Sal Grosso. Ele faz parte de uma lista que tem os ex-vereadores Manoel Bezerra, Aluízio Feitosa, entre outros.

O Republicanos não vai lançar nome para a disputa majoritária, mas é certo que o partido apoiará uma chapa de oposição, de preferência, que seja encabeçada pela ex-prefeita Rosalba.

Tags:

MDB
Republicanos
partidos
RN
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO