Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 17 Fev 2024 | Coluna César Santos - 17 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Glauber Soares / Diocese de Mossoró Dom Francisco de Sales será empossado como sétimo bispo de Mossoró

QUE DEUS O ABENÇOE

A Igreja Católica vive hoje um momento histórico com a posse canônica de dom Francisco de Sales Alencar Batista, o sétimo bispo da Diocese de Santa Luzia. Eleito pelo papa Francisco, o religioso passa a ser o primeiro frade carmelita a comandar a Diocese de Mossoró, o que significa que temos o reencontro com a história.

Escritos comprovam que Mossoró não começa com a Capela de Santa Luzia em 1772, mas, sim, com a presença da Ordem Carmelitas de Recife à margem do rio do Carmo em 1701/1702.

Dom Francisco tem a importante missão de suceder ao agora Bispo Emérito dom Mariano Manzana, que transformou e fortaleceu a Diocese de Mossoró a partir de três pilares:

1 – Impregnou com espírito pastoral ordinário;

2 – Uniu para formação presbiteral, com a formação de 52 novos padres; e

3 – garantiu a autossustentabilidade econômica da Diocese, que hoje se encontra em situação estável.

Dom Mariano fez entender o lema episcopal “Cristo para Todos”, e dom Francisco chega como aquele que ser. Que Deus o abençoe.

 

FRASE

“Confio esta nova estação da minha missão pastoral à proteção da Virgem Mãe da Igreja e à intercessão de Santa Luzia”

DOM FRANCISCO DE SALES – Sétimo bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró

 

CELEBRAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) e o prefeito Allyson Bezerra (União), acompanhados de um representante do Clero, devem cumprimentar o bispo dom Francisco de Sales antes da Santa Missa. A posse na Catedral de Santa Luzia, às 17h, terá a presença de mais de 20 bispos e 120 padres.

 

A DIOCESE

Dom Francisco de Sales receberá a Diocese de Mossoró com 39 paróquias, um bem estruturado complexo de educação e estruturas sociais como Rádio Rural de Mossoró, a Cáritas, o Abrigo de Idosos Amantino Câmara e o Lar da Criança Pobre de Mossoró. Talvez, a maior missão de sua vida.

 

LEGADO

É enorme o legado de dom Mariano Manzana nos 19 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Ele criou 19 novas paróquias, saltando de 20 em 2004 para 39 em 2023. Formou mais de 50 novos padres e fortaleceu os alicerces estruturais de toda a Diocese de Mossoró.

 

INVESTIGAÇÃO

A bancada de oposição vai apresentar pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar contratos suspeitos na gestão do prefeito Allyson Bezerra (União). As provas que os vereadores têm em mãos justificam a abertura da CEI. São coisas absurdas.

 

ASSINATURAS

A oposição precisa de oito votos para aprovar o pedido de abertura da CEI na Câmara de Mossoró. A bancada conta com sete vereadores e tem garantido o oitavo voto, extraído do pavimento de baixo do Palácio da Resistência. Anote.

 

A FAVOR DA CEI

Os votos certos a favor da investigação dos contratos da saúde da gestão Allyson: Carmen Júlia, Tony Fernandes, Paulo Igo, Isaac da Casca, Omar Nogueira, Marleide Cunha e Pablo Aires. De quem será oitavo voto para instalação da CEI?

 

É NOTÍCIA

1 - Morreu Lauro Bezerra, professor aposentado, médico e ex-deputado. Tinha 90 anos. Era irmão do ex-senador Fernando Bezerra. Deixa viúva Dona Luzi, com quem teve três filhos: Bianor, Solange e Suzana.

2 - O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró completa hoje 35 anos de atividades. A celebração ocorrerá na segunda-feira, 19, com lançamento da revista comemorativa, às 17h, na sede.

3 - Será realizada hoje a terceira edição da Feira de Vinil de Mossoró, às 16h, na Cervejaria Cabocla. Além do vinil, a turma terá acesso a fitas K7, cds, livros e antiguidades em geral.

4 - A fábrica de cimento Nassau, a primeira do RN, completa 50 anos hoje. O grupo João Santos exerceu influência importante na economia de Mossoró com a unidade industrial.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO