Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Postado às 23h30 | 21 Fev 2024 | Coluna César Santos - 21 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Criminosos fugiram sem maiores dificuldades

ESTAMOS TODOS INSEGUROS

Este comentário está sendo feito às 16h e, até este momento, as forças de segurança não haviam recapturado os dois criminosos que fugiram do presídio federal de Mossoró há uma semana. Alcançar a dupla de fugitivos virou questão de honra para o governo, mas nem de longe essa é cerne da questão.

O que preocupa, e preocupa muito, é a ineficiência do sistema prisional de segurança máxima do país.

Conforme dois relatórios de Inteligência produzidos por autoridades policiais em maio de 2021 e setembro de 2023, o sistema de monitoramento (comprado em 2019) está obsoleto, câmeras inoperantes e falhas gritantes na estrutura. Uma delas é a área do shaft, onde ficam as tubulações, que não era protegida, e foi exatamente por ela que os criminosos fugiram.

Portanto, a omissão e o descaso facilitaram a vida dos fugitivos. O que se deve priorizar agora, mais do que a obrigação de recapturar os criminosos, é modernizar o sistema prisional para voltar a ser de segurança máxima.

Do contrário, novos eventos como esse ocorrido em Mossoró voltarão a ocorrer.

 

FRASE

“Relatórios confirmam que a omissão e o descaso facilitaram a vida dos fugitivos”

LAURO JARDIM – Jornalista de O Globo, que teve acesso aos relatórios de inteligência sobre o presídio federal de Mossoró

 

ANEL VIÁRIO

O prefeito Allyson Bezerra (União) assina hoje a ordem de serviços para início da obra do anel viário, que liga as BRs 110 (saída para Areia Brasil) e 304 (saída para Fortaleza-CE). São oito quilômetros de estrada urbanizada, no valor de R$ 67 milhões. Solenidade às 16h, no canteiro da obra.

 

NADA DE NOVO

A leitura da última mensagem do prefeito Allyson Bezerra não trouxe novidade. O chefe do Executivo falou sobre obras que já foram lançadas e outras que estão na propaganda diária, inclusive, o anel viário. A leitura marcou abertura do último ano da atual legislatura, na Câmara Municipal.

 

CONTA ALTA

Sete dias de buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró envolveram mais de 300 agentes de segurança, três helicópteros, dezenas de viaturas, com diárias operacionais e outras despesas. Veja o tamanho do prejuízo aos cofres públicos provocados pela dupla “Tatu” e “Martelo”.

 

CAMINHADA

 

Dom Francisco de Sales inicia uma série de visitas a órgãos, instituições e outros setores da sociedade. É uma forma do novo bispo da Diocese de Mossoró conhecer melhor a cidade e sua geografia humana.

 

GREVE

Os médicos clínicos do Hospital Tarcísio Maia paralisaram as atividades. Reclamam que ainda não receberam os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

 

É NOTÍCIA

1 - Na escalada histórica da dengue no Brasil, a doença já matou mais de 110 pessoas nas primeiras semanas de 2024. São quase 700 mil casos prováveis, uma alta de 294% em comparação ao ano passado.

2 - A Cebraspe será responsável pela organização do concurso público para procurador, analista jurídico e auditor fiscal de Mossoró, com 32 vagas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 deste mês.

3 - Servidores do Itep-RN decidiram suspender as atividades na segunda-feira, 26, para pressionar o governo a negociar a pauta salarial. Categoria garante 30% no trabalho.

4 - Ganha força no Senado a PEC que retira direito à aposentadoria compulsória de juízes, promotores e militares que tenham cometido delitos. Proposta de Flávio Dino (PSB).

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO