Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 22 Fev 2024 | Coluna César Santos - 22 de fevereiro de 2022

Crédito da foto: Cedida Deputado Luiz Eduardo recepcionado pela senadora Zenaide Maia em Brasília

O “SIM” DE ZENAIDE MAIA TEM PESO DE “NÃO”

O voto da senadora Zenaide Maia (PSD) a favor do fim das “saidinhas” de presos em datas comemorativas, contrariando a orientação do Palácio do Planalto, não surpreende, embora tenha sido a primeira vez que ela contrariou a vontade do presidente Lula (PT). Dois pontos devem ser observados na nova posição de Zenaide:

1 – a fuga de criminosos do presídio federal de Mossoró aumentou o clamor da população por medidas mais duras no sistema prisional;

2 – a posição política da senadora no RN conflita com os interesses do PT de Lula e sugere que Zenaide iniciou o processo de distanciamento, que será consolidado em 2026.

O “sim” de Zenaide Maia pelo fim das “saidinhas” ganha peso de uma “não” aos antigos e ainda companheiros políticos.

As eleições municipais de 2024 serão um aperitivo do que ocorrerá dois anos depois, em 2026. Não tenha dúvida.

Em tempo: em Brasília, a senadora Zenaide abriu as portas de seu gabinete para o deputado estadual bolsonarista Luiz Eduardo (SD), que faz oposição ferrnha ao governo de Fátima Bezerra (PT) e ao presidente Lula.

 

FRASE

“Chama a atenção o prazer mórbido que o prefeito tem em humilhar os professores”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora e professora sobre a postura do prefeito Allyson Bezerra

 

VICE

A senadora Zenaide Maia consultou o prefeito Allyson Bezerra (União) sobre a possibilidade de o PSD indicar o vice de sua chapa. A resposta foi seca: nenhuma. Nem seria diferente. A vaga está preenchida pelo presidente da Câmara, Lawrence Amorim (SD), compromisso assumido pelo prefeito.

 

CONSELHEIRO

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) avançou a articulação para ser indicado pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do TCE-RN, na vaga de Tarcísio Costa, que será aberta em maio. E recebeu do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), o sinal verde para avançar o trabalho.

 

SEGUE

Quem acompanha de perto a desenvoltura de Gustavo Carvalho é o ex-deputado Getúlio Rêgo. Primeiro suplente do PSDB, ele retornará à Assembleia Legislativa se Gustavo for escolhido para o TCE-RN. Se confirmado, Getúlio cumprirá o 11º mandato de deputado estadual do RN.

 

BATALHÃO

A nova sede do 12º Batalhão da Polícia Militar em Mossoró será construída em área localizada entre o Hospital da Mulher e o conjunto Odete Rosado, zona leste. A governadora Fátima Bezerra assinou ordem de serviço no valor de R$ 1,9 milhão. A obra ficará pronta no primeiro semestre de 2025.

 

QUARTEL GENERAL

Os 100 homens da Força Nacional chegam hoje a Mossoró para atuarem nas buscas dos fugitivos do presídio federal, que até o fechamento desta edição, às 18h, seguiam foragidos. O batalhão ficará “hospedado” no campus da Ufersa.

 

INQUÉRITO

A abertura de inquérito envolvendo o agente Gleidston Hallison, noticiado pela coluna, não tem ligação com fuga de dois criminosos do presídio federal de Mossoró. A investigação se refere ao uso de auxílio transportes, segundo o próprio acusado.

 

É NOTÍCIA

1 - O II Simpósio de Jornalismo reúne hoje os jornalistas Cid Augusto e Esdras Marchezan para debater sobre os jornais impressos no contexto da imprensa de Mossoró. Dois profundos conhecedores do tema. Às 8h30, na Fafic.

2 - A Brisanet ultrapassou a marca de 1,3 milhão de clientes. A líder em serviços de banda larga no Nordeste passa em frente de 7 milhões de residências em 158 cidades. Dados de janeiro/2024.

3 - O senador Rogério Marinho inaugura hoje a “Casa do PL”, na rua Vereadora Maria Queiroz, Lagoa Nova, Natal. É o novo endereço para reunir os bolsonaristas potiguares.

4 - Nesta data, em 1901, o cônego Estevam Dantas chegava a Mossoró para dirigir o Colégio Diocesano Santa Luzia, inaugurado dez dias depois, em 2 de março daquele ano.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
imprensa
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO