Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 27 Fev 2024 | Coluna César Santos - 27 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allyson Bezerra se nega a pagar a completamentação do 13o salário de 2023

SERVIDOR PÚBLICO PERSEGUIDO

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) partiu para novo confronto com os servidores públicos municipais de Mossoró ao negar o pagamento integral do 13º salário de 2023.

Explica-se:

A gratificação natalina, garantida por lei, deve ser paga com base na integralidade, ou seja, no total da remuneração do mês de dezembro. Aqueles servidores que recebem o 13º salário de acordo com a data de aniversário, quando chega o mês de dezembro o município tem que pagar a diferença.

Allyson simplesmente ignorou.

Por consequência, o sindicato que representa os servidores entrou com uma ação na Justiça para garantir o direito da categoria. O jurídico do Sindiserpum afirma que a Prefeitura pagou o valor do 13º salário abaixo da remuneração de dezembro, causando prejuízo que chega até a mil reais para determinados servidores.

Esse novo episódio, que se soma a tantos outros, comprova a forma odiosa como o prefeito Allyson trata os servidores públicos do município.

 

FRASE

“Estamos lutando por um direito garantido por lei, pela Constituição, que o prefeito não pode ignorar”

ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum

 

NÃO GOSTOU

O senador Rogério Marinho (PL) saiu com cara de poucos amigos da reunião com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Ouviu que o PL não terá vez na chapa majoritária, uma vez que a vaga de vice está reservada para o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).

 

ALTERNATIVA

Depois da reunião com o prefeito Allyson, Rogério Marinho perguntou aos bolsonaristas de Mossoró se o PL tem nomes para disputar a Prefeitura. A resposta foi “não”. E nem foi aconselhado a incentivar Tião Couto, que disputou a Prefeitura em 2016. Tião está 100% concentrado nos negócios.

 

RENATA

O PT convidou a jovem ativista Renata Praxedes para ser candidata à vereadora. A causa animal deu visibilidade à Renata. A filha da empresária Ceiça Praxedes e do ex-vereador Renato Fernandes ainda não respondeu ao convite. Renata tem luz própria e faz um trabalho reconhecido por todos.

 

VICE

Há um entendimento da federação PT/PCdoB/PV que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) é o melhor nome para enfrentar o prefeito Allyson Bezerra (União) e que a federação deve trabalhar para indicar o vice. A ideia será amadurecida na próxima reunião, ainda sem data prevista.

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 2010, Wilma de Faria cumpria a última agenda em Mossoró como governadora do RN. Inaugurou uma unidade de Restaurante Popular e visitou a fábrica do grupo Santa Clara. Na semana seguinte, renunciou ao cargo para ser candidata ao Senado da República. Wilma não obteve êxito naquelas eleições; viu o eleitor potiguar escolher Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM) para o Senado, e Rosalba Ciarlini para o Governo do RN.

 

SERRA DO MEL

O PT da Serra vai apoiar o atual vice-prefeito, Moabe Soares, à sucessão municipal. Para isso, Moabe rompeu a relação política com o prefeito Bibiano Azevedo (PSDB), que já está na reeleição, e prepara um parente para ser o candidato ou candidata este ano.

 

É NOTÍCIA

1 - A Aneel avisou que a conta de luz não terá taxa extra em março, a bandeira continuará verde. O consumidor, no entanto, deve continuar economizando a energia para evitar peso no bolso.

2 - O humor escrachado de Mução ocupará o restaurante Buscapé, em Mossoró, no dia 7 de março. Ele apresentará o show “Pega Fogo Cabaré”, acompanhado do colega Renan Resenha. Agende.

3 - Nesta data, em 2005, a prefeita Fafá Rosado inaugurava o SAMU 192, para fortalecer o atendimento médico de urgência. Na época, bem instalado em sede própria no bairro Santo Antônio.

4 - A jornalista Fátima Bernardes deixa a Globo após 37 anos. O seu contrato, encerrado em dezembro de 2023, não foi renovado. Seu último trabalho foi a apresentação do The Voice.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO