Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 28 Fev 2024 | Coluna César Santos - 28 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Reitora Ludimilla Oliveira e a professora Monique Lessa

CHAPA PRONTA NA UFERSA

Dada a largada à sucessão na Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coube à própria reitora Ludimilla Oliveira colocar o bloco na rua. Por meio de suas redes sociais, Ludimilla anunciou o nome que vai compor, como vice, a sua chapa à reeleição.

A escolhida é a professora Monique Lessa, de Arquitetura e Urbanismo do campus de Pau dos Ferros.

Ludimilla enfrentará o ambiente adverso, dada a crise política que se estabeleceu na instituição desde que ela assumiu o cargo em 2020. Naquele ano, na consulta à comunidade acadêmica, ela ficou em terceiro lugar, com apenas 18,33% dos votos, atrás dos professores Rodrigo Codes, primeiro colocado com 37,55%, e Jean Berg, segundo colocado com 24,48%.

Mesmo assim, o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nomeou a terceira colocada. Bolsonaro não infringiu a lei, mas a escolha por um nome que havia sido rejeitado pela maioria, não foi digerida e a Ufersa vive até hoje em turbulência.

Ludimilla Oliveira, porém, não abre mão de colocar o seu nome ao julgamento, pelo voto, dos professores, técnicos e estudantes.

A consulta acadêmica ocorrerá em abril.

 

FRASE

“Depois de plantar, é só esperar colher”

LUDIMILLA OLIVEIRA – Reitora da Ufersa ao apresentar a sua companheira de chapa, Monique Lessa

 

FICA ONDE ESTÁ

O PSB oficializou o apoio ao prefeito Allyson Bezerra (União). O partido já fazia parte do governo Allyson por meio do presidente municipal, Wilson Fernandes, que ocupa cargo de assessor no Gabinete Civil. Agora, o PSB passa a trabalhar a formação de nominata à Câmara Municipal de Mossoró.

 

SAI

O vereador Pablo Aires, que exerce o único mandato do PSB, deixará o partido. Ele se filiará ao PV, que forma federação com o PT e PCdoB. Pablo mantém oposição ao governo Allyson Bezerra. O vereador deverá ser candidato à reeleição, mas seu nome é cogitado para ocupar chapa majoritária.

 

TIA CÍCERA

A ex-vereadora Cícera Nogueira repensa o projeto de disputar as eleições deste ano. Ela, que seria um dos nomes para compor a cota de gênero da chapa do União Brasil, admite desistir para apoiar um nome à Câmara. Nas eleições de 2020, ela ficou na suplência do MDB com 997 votos (0,72%).

 

PRÉ-CANDIDATA

A líder comunitária Eilma está decidida de ir à luta mais uma vez nas eleições deste ano. Será candidata à Câmara Municipal de Mossoró, ainda sem um partido definido. No pleito de 2020, ele obteve 747 votos, com base no Macarrão, Quixabeirinha e Boa Vista.

 

HOSPITAL

O oftalmologista e empresário Vanderlânio Carolino vai investir na construção de uma hospital-escola em Mossoró. Ele adquiriu uma área próxima ao campus da UnP, inclusive, o projeto é de firmar parceria com a universidade privada. O investimento é para logo.

 

GOVERNADOR

A governadora Fátima Bezerra (PT) está em missão internacional. Na agenda, destaque para a Feira do Turismo de Lisboa (BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa). Ela fica fora do país até o dia 5 de março. Até lá, Walter Alves (MDB) governa o RN.

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo Federal liberou R$ 8 milhões para a construção do Hospital da Liga contra o Câncer em Mossoró. Recursos alocados por emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim.

2 - O Instituto Sabiá, da Ufersa, lançará nesta sexta-feira, 1º, o livro “Povo do Sal”. Trata-se de um documento histórico que fala da produção salineira artesanal do RN. Lançamento ocorrerá na Câmara de Grossos, às 15h.

3 - A Prefeitura de Assú lançou concurso público com a oferta de 114 vagas de níveis técnico e superior. As inscrições serão realizadas até o dia 20 de março. Confira o edital no www.funcern.br/concursos.

4 - O “Saia Elétrica - Ao Vivo em Mossoró” fez o cantor Raí atingir a marca de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify. O projeto foi gravado no Pingo da Mei Dia de 2023.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO