Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 28 Fev 2024 | PL e PSD pressionam prefeito Allyson Bezerra por vaga de vice

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allyson Bezerra tem compromisso com Lawrence Amorim

Jornal de Fato

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) ocupou setores da imprensa nesta terça-feira, 27, para repetir que o nome do vice de sua chapa à reeleição só será divulgado após o Mossoró Cidade Junina, evento que ocupa todo o calendário do mês de junho.

A fala de Allyson é providencial para evitar crise em sua base de apoio político, principalmente após o Jornal de Fato noticiar em primeira mão que o prefeito tem compromisso com o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (de saída do SD para o PSDB), para ser o seu vice. Dirigentes de partidos como PL e PSD não gostaram da notícia, uma vez que também querem ocupar chapa majoritária.

A situação mais delicada é com o PL. No fim de semana, o senador Rogério Marinho, presidente estadual do partido bolsonarista, esteve em Mossoró em busca de uma resposta, mas ouviu do prefeito que não há vaga para os liberais em chapa majoritária. Marinho saiu da reunião irritado e, em seguida, encontrou-se com dirigentes do PL da cidade para discutir nova estratégia.

Uma das alternativas é o PL romper politicamente com o prefeito para lançar candidatura própria à sucessão municipal. Dois nomes aparecem como favoritos dentro do partido, caso a decisão seja de candidatura própria: o ex-vereador Genivan Vale e o empresário Tião Couto, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2016, sem alcançar sucesso nas urnas.

O PL, por enquanto, tem dito que vai trabalhar a construção de uma proporcional, mas sem perder o foco na disputa majoritária. Rogério Marinho já disse que o partido terá candidatura majoritária nos principais colégios eleitorais, com objetivo de fortalecer a estrutura do bolsonarismo no estado, com vista às eleições de 2026.

O PSD, da senadora Zenaide Maia, é outro partido que deseja indicar o vice de Allyson Bezerra. Presidido na cidade pelo advogado Paulo Linhares, que também preside o instituto de previdência dos servidores municipais (Previ-Mossoró), o partido entende que pode lutar por posição em chapa majoritária, embora o prefeito não tenha assumido esse compromisso. O nome a ser oferecido pelo PSD é do próprio Paulo Linhares.

Para evitar maior dificuldade com o PSD, Allyson assumiu compromisso com Zenaide Maia de construir uma nominata forte à Câmara Municipal, inclusive, está bancando a filiação ao PSD de pré-candidatos a vereador. Mesmo assim, Paulo Linhares tem dito, sem pedir reservas, que ele será o escolhido para vice de Allyson Bezerra.

Diante da pressão, mas com o tempo a favor, o prefeito joga para depois do Cidade Junina o anúncio do vice de sua chapa. Até lá, Allyson Bezerra irá atuar para evitar descontentamentos e perdas na sua base de sustentação político-eleitoral.

 

Tags:

PL
PSD
União Brasil
Mossoró
política
eleições

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO