Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 07h15 | 29 Fev 2024 | Coluna César Santos - 29 de fevereiro de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Inteligência artificial e as eleições

ELEIÇÕES LIVRES E JUSTAS NO PAÍS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu um passo importante para a proteção da democracia eleitoral frente aos desafios da inteligência artificial. A resolução que inibe o uso de IA visa garantir a integridade do processo eleitoral e a transparência das campanhas políticas.

Os ministros do TSE tomaram a iniciativa diante da inércia do Congresso Nacional.

Uma das principais medidas, contidas na resolução do TSE, é a exigência de identificação explícita de conteúdos fabricados ou manipulados por IA, o que significa que qualquer material produzido com o auxílio da IA deverá ser claramente identificado como tal.

Essa medida é crucial para que os eleitores possam distinguir entre informações autênticas e conteúdos manipulados, garantindo, assim, um debate público mais transparente e informado.

Portanto, a Justiça Eleitoral, liderada pela ministra Cármen Lúcia, deu um passo importante para consolidar as eleições livres, transparentes e justas no País.

 

FRASE

“Não serei juíza de mundo caduco”

CÁRMEN LÚCIA – Ministra relatora do conjunto de resoluções para as eleições 2024, ao estabelecer regras sobre uso da inteligência artificial

 

IMPLOSÃO

O partido Rede em Mossoró está sofrendo esvaziamento em sua nominata à Câmara Municipal, com transferência de nomes para o PSB. O processo, bancado pelo prefeito Allyson Bezerra, tem o aval do deputado Ivanilson Oliveira, que mesmo sendo do União, estava organizando o Rede.

 

NOMINATAS

Allyson Bezerra trabalha nominatas de quatro partidos: União, PSD, SDD e PSB. A ideia é concentrar os vereadores governistas no União e distribuir os nomes de interesse do prefeito em siglas com menor concorrência. Se preencher todas as nominatas, serão 88 candidatos à Câmara Municipal.

 

FUI

Negociações e contratos vultosos para o Cidade Junina 2024 deixaram vazia a cadeira de secretário da Cultura. O produtor cultural Igor Ferradaes pulou fora. Uso de pulseiras não é o seu estilo. Já o advogado Kadson Eduardo, que é pau para toda a obra, vai cuidar da cultura do prefeito Allyson Bezerra.

 

ALAVANTU

O Cidade Junina 2024 terá mais de 20 atrações nacionais, incluindo nomes que bombam no momento. A ordem é não economizar, afinal, precisa fazer bonito em ano eleitoral. A programação será lançada na quarta-feira, 6. O Pingo da Mei Dia, que o abre o MCJ, será no dia 1º de junho.

 

UFERSA

O professor doutor Rodrigo Codes confirma que é candidato de novo à Reitoria da Ufersa. No pleito de 2020, ele foi o escolhido pela comunidade acadêmica, com 37,55%, mas viu o então presidente Jair Bolsonaro (PL) escolher a terceira da lista, atual reitora Ludimilla Oliveira. Codes tem apoio da esquerda universitária.

 

UFERSA II

O professor Jean Berg, que foi o segundo colocado em 2020, também será candidato este ano. Assim como a reitora Ludimilla, que tentará renovar o mandato.

 

É NOTÍCIA

1 - Lançado o primeiro camarote para o Pingo da Mei Dia: o “Cangaia Junina”, que será instalado no George Spettos, na esquina da Estação das Artes. A reserva já pode ser feita no local.

2 - Alguém sabe informar quando o Teatro Municipal Dix-huit Rosado será reaberto? Na Prefeitura, nenhuma informação. Na Secretaria de Cultura, muito menos. Será que vai ter o mesmo destino do Estádio Nogueirão?

3 - Hoje completa 12 anos da partida eterna do ex-vereador e ex-presidente da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) Antônio Mota. Apodiense que adotou Mossoró para fazer carreira e formar família.

4 - O União Brasil deve trocar Luciano Bivar por Antônio Rueda na sua presidência. A porção antilulista é maioria. Daí, a fragilidade de Bivar. A eleição interna ocorre hoje.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO