Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 29 Fev 2024 | Vereador denuncia, com fotos, o caos em UBSs de Mossoró

Crédito da foto: Cedida Vereador Paulo Igo na UBS do bairro Dom Jaime Câmara

Por Amina Costa / repórter do Jornal de Fato

Durante sessão realizada na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) nesta quarta-feira, 28, o vereador Paulo Igo utilizou seu espaço na tribuna para relatar problemas na estrutura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que foram identificados durante uma visita realizada pelo parlamentar.

Em sua fala, Paulo Igo informou que os problemas ocorrem na UBS Duclécio Antônio de Medeiros, inaugurada há cerca de um ano, no bairro Teimosos, e na UBS Bernadete Bezerra de Souza Ramos, no bairro Dom Jaime Câmara. Segundo ele, as unidades estão em péssimas condições estruturais, o que gera preocupação com a qualidade dos atendimentos que são realizados nos locais.

Na UBS Duclécio Antônio, Paulo Igo afirmou ter constatado falta de vacinação há cerca de três meses, por conta da geladeira inoperante. “Quando a Prefeitura compra uma geladeira de vacinação, tem que fazer juntamente com um no-break, mas não fizeram essa compra. Até agora, apesar da população estar há três meses sem vacinação, não há nenhuma justificativa por parte da secretaria”, relatou o parlamentar.

Já na UBS que fica localizada no bairro Dom Jaime Câmara, o parlamentar disse que, apesar de afixada placa com previsão de reforma há quatro anos, não houve nenhum serviço no local. A placa mencionada pelo parlamentar aponta que a unidade passaria por obras, com investimento de quase R$ 150 mil, cuja duração seria de 4 meses.

“Em nossa comunidade, a Unidade Básica de Saúde Bernadete Bezerra de Souza Ramos tem sido um ponto crucial para o bem-estar e a saúde de nossos concidadãos. No entanto, nos deparamos com uma realidade alarmante: uma placa de obra de reforma e manutenção, no valor considerável de 149.634,48, permanece erguida, enquanto os resultados prometidos parecem estar distantes”, disse o vereador, demonstrando indignação com a situação.

Ainda segundo o parlamentar, durante fiscalização da unidade, foram constatadas salas insalubres, com mofo e infiltração, que prejudicam a prestação de atendimento à população. “Na sala do dentista, se o conselho bater ali, tenho certeza que será fechada. A gente pergunta à diretora e ela diz que a Secretaria de Infraestrutura já tem o projeto e só falta enviar à Câmara Municipal. Ora, de onde viu um projeto de reforma passar pela Câmara?”, questionou.

Com isso, o parlamentar pediu ampliação nas reformas e prioridade na resolução dos problemas das unidades de saúde. “A saúde é um direito fundamental de todo indivíduo, e a Unidade Básica de Saúde representa a base desse direito. É hora de cobrarmos respostas concretas e ações efetivas. Exigimos transparência em relação ao uso dos recursos públicos e um compromisso genuíno com a qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde em nossa comunidade. Não podemos mais tolerar promessas vazias e prazos indefinidos”, cobrou.

Tomógrafo recebido pela Prefeitura em agosto de 2022 continua encaixotado

Desde o dia 15 de agosto de 2022, o Município de Mossoró mantém encaixotado um tomógrafo. Trata-se de um equipamento de alta eficiência usado em exames de tomografia computadorizada para diagnosticar doenças como pneumonia, fraturas, AVC, entre outras.

O aparelho foi adquirido pelo Ministério da Saúde, por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Rosado. De acordo com a Prefeitura de Mossoró, o tomógrafo só será instalado quando o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) estiver com a reforma concluída. Essa obra se arrasta há meses em função do descaso da gestão municipal com a saúde da população.

Tags:

Mossoró
UBS
saúde
caos
problemas

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO