Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 01 Mar 2024 | Coluna César Santos - 1o de março de 2024

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Plenário da Câmara Municipal de Mossoró

TEMOS UM NOVO CENÁRIO

Ao invalidar a regra das sobras eleitorais e, por gravidade, permitir que todos os partidos disputem a última fase das sobras de votos, as chamadas vagas residuais, o STF provoca reviravolta no processo de construção de nominatas às Câmaras Municipais para as eleições deste ano.

Os chamados “chapões” se tornam desnecessários ou perdem importância e os partidos pequenos voltam a ser melhor opção.

Em Mossoró, o União Brasil do prefeito Allyson Bezerra havia acertado com 14 vereadores, apostando que elegeria até 10. Com a mudança de regra, essa possibilidade fica prejudicada. Os vereadores de menos de 2 mil votos serviriam apenas de “esteiras”, sem chance de eleição.

Isso ocorreu em 2020, quando seis vereadores disputaram pelo Progressistas, com ajuda de “esteiras”, e apenas três conseguiram renovar o mandato (Zé Peixeiro, Ricardo de Dodoca e Francisco Carlos). Já candidatos de partidos alternativos, sem concorrência de vereadores matriculados, conseguiram se eleger com menos de mil votos, como foram os casos de Edson Carlos (Cidadania), 924 votos; Paulo Igo (SD), 929 votos; e Omar Nogueira (Patriota), 964 votos.

Temos, sem dúvida, um novo cenário na disputa proporcional, que pode impactar a eleição majoritária.

 

FRASE

“Quem utilizar a inteligência artificial negativamente para prejudicar seus opositores, a sanção será a cassação do mandato

ALEXANDRE DE MORAES – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral

 

TOMÓGRAFO

O novo tomógrafo do Hospital Tarcísio Maia iniciou a fase de testes, com realização de alguns exames. É possível que a partir hoje, o aparelho passe a funcionar de forma efetiva. O Governo do RN adquiriu o tomógrafo no fim de 2023 e em apenas dois meses coloca em funcionamento.

 

TOMÓGRAFO II

Enquanto isso, o prefeito Allyson Bezerra mantém encaixotado um tomógrafo que o Ministério da Saúde enviou no dia 15 de agosto de 2022, há quase 19 meses. Ele retarda a instalação para usá-lo em ano eleitoral, sem um mínimo de preocupação com as pessoas que necessitam do serviço público.

 

TOMÓGRAFO III

Vale lembrar que o tomógrafo enviado pelo Ministério da Saúde foi comprado com recursos de emenda indicada pelo ex-deputado Beto Rosado (PP). Essa emenda se soma a quase R$ 70 milhões em emendas de Beto para Mossoró, que garantiram, principalmente, obras de pavimentação de ruas.

 

OLHO NO LANCE

Entrou em compasso de espera a filiação ao Avante dos vereadores Tony Fernandes e Paulo Igo, que estão deixando o Solidariedade. E o MDB está disposto a cruzar o caminho. Sem falar que o PL, de Rogério Marinho, está de olho no lance.

 

ÁTRIA

A Secretaria de Segurança do RN lança hoje a Operação Átria, de combate à violência contra a mulher. Átria é uma ação nacional, deflagrada simultaneamente em todos os estados, para proteger as mulheres de todos os tipos de violência.

 

SHOWMÍCIO

Uma das resoluções aprovadas pelo TSE para as eleições 2024 traz abertura para a participação de artistas e influenciadores. Eles divulgam as suas posições políticas em shows, apresentações, performances artísticas e perfis e canais de pessoas na internet, desde que de forma gratuita.

 

É NOTÍCIA

1 - Está aberto o período de inscrição ao concurso para a Procuradoria-Geral e Auditoria Fiscal de Mossoró. Vai até o dia 28 de março. O certame oferece 32 vagas para procurador, analista e auditor fiscal. Acesse a página do Cebraspe.

2 - Nesta data, em 1987, era iniciado o Apostolado da Mãe Rainha, no bairro Bom Jardim. Sob a coordenação da saudosa irmã Aparecida, do Colégio Sagrado Coração de Maria.

3 - Vicente de Souza Rêgo celebraria 74 anos de vida hoje. Engenheiro e político, com quatro mandatos na Câmara Municipal de Mossoró, ele faleceu em 12 de maio de 2023.

4 - O Rio Grande do Norte tem o maior rendimento domiciliar per capita entre os estados do Nordeste. Alcançou a marca de R$ 1.373, um aumento de 37% desde 2019, segundo o IBGE.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO