Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 06h45 | 09 Mar 2024 | Coluna César Santos - 9 de março de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Mulher candidata

PRECISAMOS DE MAIS MULHERES

O Rio Grande do Norte aparece, nos dados do Censo 2022, como o estado com a maior proporção de mulheres em cargos de vereadoras no Brasil. Das 1.654 vagas nas 167 câmaras municipais disputadas em 2020, 357 são ocupadas por mulheres, numa proporção de 21,6%, acima da média nacional que é de 16,1%.

Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, não acompanhou o bom desempenho. Em 2020, elegeu apenas três vereadoras e atualmente conta com apenas duas. Bem diferente do pleito de 2016, quando a cidade elegeu cinco vereadoras e a Câmara Municipal foi presidida por quatro anos por uma mulher.

Nas eleições de 2022, o RN, dentre as candidaturas para a Câmara dos Deputados, a proporção do número de mulheres em relação aos homens foi de 38,5%, ou seja, dos 187 candidatos, 72 eram mulheres. E apenas uma mulher se elegeu, Natália Bonavides (PT), o que equivale a 12,5% em proporção.

No Brasil, a proporção foi um pouco maior (17,9%). Números que merecem ser refletidos para as eleições municipais de 2024.

 

FRASE

“Os jardins de muitas conquistas sempre em frente com muita fé”

ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita em mensagem no Dia da Mulher

 

OFENSIVA

O PSB de Mossoró, controlado pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), está avançando para tirar nomes da nominata do PL à Câmara Municipal. As propostas, bem vantajosas, estão chegando por meio de “pombos correios”. A ordem é esvaziar o partido do senador Rogério Marinho na cidade.

 

OFENSIVA II

Antes de ter o PL como alvo, o prefeito Allyson esvaziou o Rede, que perdeu quase todos os pré-candidatos a vereador. Os nomes foram distribuídos entre o PSD e Solidariedade, também controlados pelo prefeito. Para esvaziar o Rede, Allyson contou com ajuda do deputado Ivanilson (União).

 

ROSA

Bastantes concorridas as redes sociais de Rosalba Ciarlini (PP) nesta sexta-feira, 8. O vídeo celebrando o Dia Internacional da Mulher veio com uma mensagem forte e com leitura que movimentou os canteiros da Rosa. “Vamos florescer juntas, com muita esperança”, diz a mensagem.

 

MULHER

Nesta data, em 2012, então governadora Rosalba Ciarlini inaugurava o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em prédio no bairro Nova Betânia. Hoje, o Hospital da Mulher está instalado em estrutura nova.

 

UFERSA

Está aberto o período de inscrição de chapas para a disputa pela Reitoria da Ufersa. Três candidaturas devem ser confirmadas: Atual reitora Ludimilla Oliveira e dos professores doutores Rodrigo Codes e Jean Berg. As chapas podem ser inscritas até segunda-feira, 11. As eleições estão marcadas para o dia 4 de abril.

 

FUGITIVOS

Encerrada a terceira semana de buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró. De concreto, apenas rastros supostamente deixados por Tatu e Martelo. E, cada dia somado, aumentam os gastos e o desgaste do Ministério da Justiça.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1971, o governador Monsenhor Walfredo Gurgel inaugurava o Quartel de Polícia Militar de Mossoró, depois 12º BPM. A bênção do prédio foi dada pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto.

2 - Há 17 anos, Mossoró passava a contar com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). Obra da governadora Wilma de Faria, instalada no Nova Betânia.

3 - Neste domingo, 10, o Baraúnas estreia no segundo turno do Estadual contra o América. Com o Nogueirão enterrado pelo “coveiro”, o jogo será realizado em Natal, longe do torcedor.

4 - Mossoró dará início neste sábado, 9, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com ponto de imunização no Partage Shopping, das 10h às 18h. Prioridade para Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO