Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 08h15 | 13 Mar 2024 | Coluna César Santos - 13 de março de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Entrada do campus da Ufersa em Mossoró

NÃO SERÁ FÁCIL

Como já era esperado, três candidaturas foram registradas à Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A reitoria Ludimilla Oliveira vai enfrentar os mesmos adversários do pleito de 2020: professores doutores Rodrigo Codes e Jean Berg.

E, mais uma vez, será uma representante da direita contra dois nomes da esquerda universitária. Isso significa que a política partidária tomará conta do processo que deveria ser exclusivamente da Universidade.

A divisão na Ufersa existe desde a nomeação de Ludimilla, em 2020, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não respeitou a vontade da maioria que elegeu Rodrigo Codes.

Desde então, a crise na Universidade subiu a patamares preocupantes, com a reitora enfrentando uma oposição radical e permanente, prejudicando o bom andamento da instituição.

Agora, professores, técnicos e estudantes estão diante de um novo processo, com a campanha eleitoral começando daqui a três dias.

Quem tenham juízo.

E respeitem a história e a importância da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

 

FRASE

“O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele estar cumprindo pena”

LULA – Presidente da República ao defender que o ex-jogador do Santos cumpra pena por estupro no Brasil

 

OUTRA BAIXA

Não é só Jaime Calado (PSD) que deixará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN para ser candidato nas eleições 2024. Marina Trindade, coordenadora de desenvolvimento comercial, deixará o cargo para disputar a Prefeitura de Pedro Avelino. Ela é matriculada no MDB.

 

EM DÚVIDA

A ex-vereadora Aline Couto ainda não está totalmente convicta de sua filiação ao PCdoB. Ela analisa a concorrência dentro da federação partidária, que a sigla forma com PT e PV, para tomar a decisão. Outros partidos convidaram Aline, que tentará retornar ao Legislativo no pleito deste ano.

 

NOVINHO

Em Caraúbas, o empresário Novinho Praxedes escolheu o MDB para ser candidato a prefeito. Ele tem o apoio da oposição liderada pelo grupo do empresário Ademus Ferreira e do deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB). Novinho enfrentará o vereador Givago, sobrinho do prefeito Juninho Alves.

 

ATAQUE

Em Pau dos Ferros, blogueiros controlados pela prefeita Marianna Almeida (PSD) estão detonando a gestão do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos. É uma forma de vingança ao PT, que não compareceu à reinauguração do Terminal Turístico Lindalva Torquato. A ordem é atingir a imagem do governo Fátima Bezerra na cidade do Alto Oeste.

 

BACURAU

O MDB do vice-governador Walter Alves vai disputar as eleições 2024 com 47 prefeitos candidatos à reeleição ou apoiando sucessores. A prefeita de Baía Formosa, Camila Melo, é o mais novo reforço.

 

PARALISAÇÃO

Mais de 50 universidades e escolas técnicas federais serão afetadas com a paralisação dos servidores nesta quinta-feira, 14. No RN, o movimento atinge a Ufersa e a UFRN. A categoria luta por recomposição salarial.

 

É NOTÍCIA

1 - Até o fechamento da edição da coluna, a força-tarefa não havia recapturado Tatu e Martelo, os fugitivos do presídio federal de Mossoró. Estamos chegando a 1 mês da fuga, sem resposta concreta das autoridades públicas.

2 - O concurso público da saúde de Mossoró está sob suspeita. Candidatos não tiveram o direito de levar o caderno de provas para conferir o gabarito. Em ano eleitoral, as suspeitas aumentam substancialmente. Vai render.

3 - Um mês e sete dias após a interdição do Nogueirão, pela Justiça, a Prefeitura de Mossoró, dona do estádio não fez absolutamente nada. Segue a estratégia de entregar o patrimônio público à iniciativa privada. Isso é muito grave.

4 - O Ministério da Educação anunciou três novos campi do IFRN, contemplando Umarizal, São Miguel e Touros. Ótimo.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO