Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 25 Mar 2024 | Agripino rompe com Getúlio e leva o União para prefeita de Pau dos Ferros

Crédito da foto: Reprodução Deputado Benes Leocádio representou o União no palanque de Marianna Almeida

O ex-senador José Agripino Maia oficializou a ruptura da relação política de quatro décadas com o ex-deputado estadual Getúlio Rêgo, um dos maiores políticos da região do Alto Oeste.

Nesse fim de semana, Agripino entregou o seu partido, o União Brasil, ao grupo da prefeita Marianna Almeida (PSD), para enfrentar o ex-prefeito Leonardo Rêgo (PP), filho de Getúlio, nas eleições municipais de Pau os Ferros deste ano.

O evento público em que o União anunciou apoio a Mariana, não contou com a presença de Agripino, que estava em Mossoró na manifestação política do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Mas, o partido foi representado pelo deputado federal Benes Leocádio.

Agripino já havia dado sinais que mudaria de camisa em Pau dos Ferros ao colocar a sua emissora de rádio em favor de Marianna. Antes, a Rádio Cultural era a base de comunicação do ex-deputado Getúlio.

A parceria política da tradicional família Rêgo com o agripinismo começou no início da década de 80, ainda com o ex-governador Tarcísio Maia, pai de Agripino. E sempre foi pautada pela fidelidade, tanto política quanto pessoal.

Em 1982, Getúlio foi eleito deputado estadual pela primeira vez, vestindo as cores do PDS, que depois foi PFL, DEM e agora União Brasil. Em seguida, empilhou nove vitórias consecutivas (1986, 1990, 1994, 1998, 2022, 2006, 2010, 2014 e 2018), sempre defendendo o agripinismo.

Na última eleição que disputou, em 2022, Getúlio Rêgo se sacrificou eleitoralmente para atender um pedido de Agripino. Ele saiu do partido porque os convidados de Agripino para formar a chapa à Assembleia Legislativa não aceitavam candidatos com mandato. Getúlio saiu para o PSDB, mas não obteve sucesso nas urnas.

 Já Leonardo Rêgo ficou no União Brasil para compor a nominata para deputado federal. Ele também não obteve sucesso nas urnas.

Getúlio Rêgo se despediu da Assembleia Legislativa em fevereiro e 2023, quando concluiu o seu décimo mandato no Palácio José Augusto.

Tags:

Pau dos Ferros
União Brasil
política
eleições
partidos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO