Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 04 Abr 2024 | Coluna César Santos - 4 de abril de 2024

Crédito da foto: Reprodução Padre Philipe foi chamado por Deus aos 27 anos

AMAR. E BASTA

Jesus chamou. O padre Philipe foi. Na breve passagem por aqui, construiu uma história linda de fraternidade, retidão e respeito ao próximo. E deixou ensinamento, com amor, para a eternidade, como ele próprio escreveu antes de partir.

Leia:

“Tenho refletido muito sobre o amor, não como sentimento, mas sim compromisso com as pessoas, com a vida, com o vínculo de humanidade que temos. E me preocupo que, no Cristianismo, o amor, mandamento primário e essencial, passe a ser barganha de salvação.

Sim, alguns fazem qualquer gesto amoroso pensando naquilo que receberão em troca.

As relações são utilitaristas: usamos os outros para aquilo que queremos obter e ainda buscamos impressionar Deus, achando, nós, que Ele irá ver o externo, não o coração.

Amar não deveria ser moeda de troca, mas sim uma pulsão de vida, uma naturalidade do coração. Amamos porque é bom amar, nos faz bem, faz-nos mais humanos, sentimo-nos mais na essência do que somos.

“Padre, devemos amar para alcançar o céu”. A eternidade não precisa de amor interesseiro, para lá vão os que amaram com gratuidade de coração.

Jesus nos mandou amar como Ele amou. Ora, Ele não morreu para ganhar algo. Sua entrega é um gesto de amor gratuito e desprendido. E basta.”

 

FRASE

“Sua entrega é um gesto de amor gratuito e desprendido. E basta.”

PADRE PHILIPE – Que nos deixou nesta terça-feira, 2, aos 27 anos de idade

 

FEDERAÇÃO

Os presidentes do PSDB e do Cidadania no RN, deputado Ezequiel Ferreira e ex-deputado Wober Júnior, prestigiam hoje os novos filiados da federação partidária. Os dois partidos receberão 22 pré-candidatos à Câmara Municipal de Mossoró. O evento ocorre no Requinte Buffet, às 19h.

 

SECRETÁRIO

Silvio Torquato vai assumir a titularidade do Desenvolvimento Econômico do RN, em substituição ao secretário Jaime Calado (PSD), que está deixando a pasta para disputar a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O pedido de exoneração já foi apresentado à governadora Fátima Bezerra (PT).

 

SAIU

Quem também está se desincompatibilizando para disputar as eleições deste ano é o diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, Márcio Morais. Ele tentará uma vaga na Câmara Municipal de sua cidade. Márcio trocou o PT pelo Progressistas para melhorar as chances de vitória nas urnas.

 

REPETECO

Professores, alunos e técnicos vão às urnas hoje para eleger lista tríplice aos cargos de reitor e vice-reitor da Ufersa. E, mais uma vez, confrontando a direita, com a reitora Ludimilla Oliveira, com a esquerda dos seus concorrentes Rodrigo Codes e Jean Berg. Um repeteco da consulta de 2020. Que Deus proteja a Ufersa.

 

ALAN NETO

Morreu o jornalista Alan Neto, do jornal O Povo, referência da crônica esportiva do Ceará. Com o nosso Evaristo Nogueira, mossoroense da gema, construiu o “Trem Bala”, maior sucesso nas plataformas cearense. Alan tinha 83 anos. Que descanse em paz.

 

CULTURA

Deve ocorrer neste mês a solenidade de inauguração do Centro Cultural Banco do Nordeste no Teatro Lauro Monte Filho. A cessão foi assinada em 2023. O processo está em fase final.

 

É NOTÍCIA

1 - O União Brasil, que é lulista e bolsonarista, terá candidatos a prefeito em 12 capitais. A ordem é não mexer com as duas alas, para não perder amizades e os benefícios, claro. É política com a cara do Brasil.

2 - Há 30 anos, Mossoró vestia luto pela morte de Rafael Bruno Fernandes de Negreiros, empresário e jornalista. A sua escrita ficou registra nas páginas dos jornais de Mossoró e Natal.

3 - Nesta data, em 1915, entrava em circulação o jornal “A Tribuna”, do diretor-presidente Eduardo dos Santos. O impresso era editado pelo professor Francisco Xavier de Miranda.

4 - Em 1996, nesta data, o sistema de transporte coletivo de Mossoró ganhava a Sideral, empresa de Minas Gerais. Dividiu as linhas urbanas com a Viação Santa Luzia. Hoje, existe apenas a Cidade do Soll.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO