Quarta-Feira, 01 de maio de 2024

Postado às 11h45 | 06 Abr 2024 | Coluna César Santos - 6 de abril de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Professor doutor Rodrigo Codes

UMA ÚNICA UFERSA

A vitória do professor doutor Rodrigo Codes na consulta à Reitoria da Ufersa não traz surpresa. Já era esperada. Ele foi o vitorioso de 2020, mas não assumiu o cargo porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou a terceira colocada da lista tríplice, atual reitora Ludimilla Oliveira.

Havia o desejo da comunidade acadêmica, em sua maioria, de restabelecer o processo democrático, visto que agora é uma certeza que o presidente Lula (PT) nomeará o primeiro da lista, o eleito por professores, estudantes e técnicos administrativos.

Outro ponto importante é que Ludimilla não teve capacidade para pacificar a Ufersa. Faltou a ela a articulação política-universitária capaz de serenar os ânimos.

A reitora optou pelo caminho do confronto, pisou o tatame da direita x esquerda, e acabou não conseguindo viabilizar o projeto de reeleição.

Fica a lição.

Agora, é esperar que o futuro reitor tenha melhor sorte, ou competência, de construir uma única Ufersa e que seja de todos. Boa sorte.

 

FRASE

“Estamos prontos para transformar a Universidade com as ideias e propostas”

RODRIGO CODES – Professor doutor, primeiro colocado na consulta acadêmica à Reitoria da Ufersa

 

AVAL

O PSB do RN foi entregue à ex-vereadora Larissa Rosado com aval do PT da governadora Fátima Bezerra. O processo passou pelo gabinete da governadora. Daí, a certeza que o PSB apoiará o projeto do PT nas eleições municipais deste ano, em todos os municípios potiguares. Sem exceção.

 

REDE

O prefeito Allyson Bezerra (União) está levando a nominata, que seria do PSB, para o Rede ou vai distribuir entre PSD e Solidariedade. Decisão será confirmada hoje, último dia do prazo de filiação. São mais de 20 pré-candidatos que aguardam a orientação do chefe do Palácio da Resistência.

 

MAJORITÁRIA

Sem a nominata palaciana, o PSB de Mossoró fica esvaziado para disputar vaga à Câmara Municipal. E não há tempo para reconstruir a chapa proporcional. Daí, Larissa Rosado está praticamente inviabilizada para tentar voltar à Câmara. Porém, ela tem a alternativa da disputa majoritária.

 

LEMBRETE

Larissa Rosado já disputou a Prefeitura de Mossoró quatro vezes. Em 2004 e 2008, perdeu para Fafá Rosado; 2012, foi derrotada por Cláudia Regina; e 2014, nas eleições suplementares, foi superada por Silveira Júnior.

 

FATOS EM FOCO

Estaremos hoje no bate-papo sobre política e outros temas com o radialista Rodrigo Rodrigues, titular do programa “Fatos em Foco”, na webrádio Sal da Terra e transmitido pela Rede Universo de Comunicação. Confira, a partir das 20h.

 

PROGRESSISTAS

Três ex-vereadores vão tentar voltar à Câmara de Mossoró pelo Progressistas: Nogueira de Dodoca, Arlene Souza e Cláudia Regina. Filiaram-se ao partido nesta sexta-feira, 5. Outros 20 pré-candidatos também foram filiados. O partido, que tem a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, acabou surpreendendo no prazo final de filiação.

 

É NOTÍCIA

1 - A ex-prefeita Fafá Rosado se submeteu a procedimento cirúrgico para retirada de um cisto no rim direito. A cirurgia no Hospital São Lucas, em Natal, foi um sucesso. Em alta.

2 - Até o fechamento desta edição, o ex-deputado Betinho Rosado seguia entubado na UTI do Hospital Wilson Rosado. Ele deu entrada na quinta-feira, 4, com quadro de AVC isquêmico, e foi diagnosticada infecção generalizada.

3 - Depois de 20 meses, o tomógrafo enviado pelo Ministério da Saúde vai sair do caixote. Como previsto, o prefeito Allyson Bezerra retardou quase 2 anos para explorar em ano eleitoral.

4 - A cervejaria Cabocla sedia hoje a quinta edição da Feira de Vinil de Mossoró. Vai reunir vendedores e colecionadores de discos de vinil e antiguidades em geral, a partir das 16h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO