Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 10 Abr 2024 | Coluna César Santos - 10 de abril de 2024

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Allyson Bezerra com a sua bancada de vereadores

ESTAMOS QUITES

O prefeito Allyson Bezerra convenceu 14 vereadores a formar a nominata do União Brasil para as eleições deste ano. Quem mergulhou nos bastidores do poder, garante que os nobres edis não foram convencidos pelos pulinhos frenéticos e murrinhos ao ar do chefe.

Todos, sem exceção, ganharam muito mais do que você imagina. De onde saiu?

Bom, o fato é que os vereadores governistas estão fartos, bem alimentados e, aparentemente, com a vida (pessoal) resolvida.

Agora, tem outro lado: eles estão conscientes que dos 14 edis da chapa palaciana, oito ou nove voltarão para casa a partir de 1º de janeiro de 2025.

O União Brasil, na melhor das hipóteses, emplacará cinco ou seis vereadores no pleito de 6 de outubro. Não mais do que isso; até porque o prefeito tem os seus preferidos no PSD e no Solidariedade e outros palacianos serão eleitos pelo PSDB e Rede.

No mais, nenhum deles pode reclamar.

Quando se faz a opção pela política carregada em sacas, caixas, fardos, tambores, engradados, etc., o dote é entregue de forma antecipada, sem direito à reclamação depois, na melhor versão do “estamos quites”.

 

FRASE

“O custo é alto, mas se faz necessário”

RICARDO LEWANDOWSKI – Ministro da Justiça, na última visita a Mossoró, sobre a despesa milionária das buscas a “Tatu” e “Martelo”

 

TARCÍSIO MAIA

Hoje completa 26 anos da morte do governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, no Rio de Janeiro, onde foi sepultado no Cemitério São João Batista. Nascido em Catolé do Rocha/PB, mas foi em Mossoró que Tarcísio estudou e se preparou para a vida. Seu nome é lembrado em grandes obras.

 

TELMA GURGEL

A professora doutora Telma Gurgel voltou aos quadros do PT, mas não pretende, a princípio, ser candidata nas eleições deste ano. Ela foi a primeira vereadora do partido em Mossoró, eleita em 1992 e cumprindo mandato entre 1993 a 1996. Telma é a fundadora do Centro Feminista 8 de Março.

 

SOCIALISTAS

O PSB de Mossoró já tem nova comissão provisória, sob a presidência do ex-vereador Lairinho Rosado, irmão da também ex-vereadora Larissa Rosado, que assumirá o comando do partido em nível de estado. E a porção governista do PSB saiu para o Rede Sustentabilidade, de João Gentil.

 

EITA NÓS

Se os dois fugitivos do presídio federal de Mossoró foram presos a partir de escuta telefônica e distantes mais de 1 mil km da cidade, por que o uso de 600 homens, cães farejadores, três helicópteros, drones e dezenas de carros ao custo de R$ 6 milhões? Tem explicação ou fica por isso mesmo?

 

TÁ DIFÍCIL

O sonho de enorme parcela dos brasileiros de comprar o carro zero vai ficando mais distante. Atualmente, apenas três carros têm preço abaixo de R$ 100 mil: Renault Kwid, Fiat Mobi e Citroën C3. Os demais modelos vendidos no país estão acima dos seis dígitos.

 

TOME XOTE

Dorgival Dantas é o novo embaixador do turismo do Rio Grande do Norte. Convite feito pelo governo, convite aceito. O compositor, cantor e sanfoneiro oferece a fazenda Tome Xote como destino na região Oeste.

 

É NOTÍCIA

1 - Relatório da Organização Mundial de Saúde alerta: 300 milhões de pessoas no mundo vivem com formas crônicas de hepatite B e C, e que 1,3 milhão morre pela doença. Por dia são 3,5 mil mortes.

2 - O bispo dom Francisco, da Diocese de Mossoró, participa hoje, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/SP, da abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB. Na pauta, a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

3 - O Parque Universitário, na zona leste de Mossoró, está abandonado. Os moradores têm dificuldade até de sair da casa, devido às crateras nas ruas.

4 - Há 18 anos, o Baraúnas conquistava o Campeonato Estadual, em final inédita contra o Potiguar no Estádio Nogueirão. Bons tempos do nosso futebol.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO