REDE – DA BARAFUNDA – SUSTENTABILIDADE
Os pré-candidatos à Câmara Municipal de Mossoró levados pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para a Rede Sustentabilidade, e que agora correm o risco de não terem legenda para disputar as eleições deste ano, estão uma pilha.
Os mais exaltados acusam que foram enganados, uma vez que não avisaram a eles que o partido Rede pertence à federação com o Psol, que faz oposição ao governo municipal, logo, não poderá fazer aliança com Allyson.
A ficha só caiu depois que o Psol estadual emitiu nota afirmando, com todas as letras, que a federação não pode ser parceira de partidos que não fazem parte do arco de alianças para as eleições municipais de 6 de outubro.
O União, de Allyson, é um dos vetados.
O presidente da Rede no estado, João Gentil, acredita que o Psol pode aceitar, ao menos, os pré-candidatos a vereador porque eles “saíram” do PSB, que é parceiro da federação.
Só que não.
Os 22 pré-candidatos que Allyson mandou para a Rede não estavam no PSB, mas, sim, iriam para essa legenda se ela continuasse sob o comando do prefeito, o que não aconteceu.
Ademais, não há um só nome na lista que – sequer – se aproxima da ideologia da Rede Sustentabilidade.
FRASE
“Ela é minha professora em tudo na vida.”
JEAN PAUL PRATES – Presidente da Petrobras sobre a governadora Fátima Bezerra
ABANDONADO
O Estádio Nogueirão está fechado há dois meses e cinco dias. Foi fechado pela Justiça no dia 7 de fevereiro porque a gestão municipal não cumpriu o TAC firmado com o Ministério Público para garantir acessibilidade. Três dias depois, 10, a ventania levou a marquise do estádio. Daí, o abandono.
AUDIÊNCIA
O vereador Isaac da Casca convocou audiência pública na Câmara Municipal para debater a situação do Nogueirão. Ele espera que os desportistas e autoridades comprometidas com o esporte compareçam em peso. Audiência pública está marcada para quinta-feira, 18, a partir das 9h.
DESVIO
Se não chover forte nos próximos dias, o desvio na BR-304 ficará pronto até o final da próxima semana. As obras realizadas pelo Dnit/RN avançaram bastante na área que foi arrombada pelas cheias. A viagem Mossoró/Natal deve continuar pela RN-041 ou pela região do Seridó (mais longa).
LUIZ PINTO
Há 13 anos, Mossoró perdia o empresário e político Luiz Colombo Ferreira Pinto Neto. Foi vice-prefeito na primeira gestão Rosalba Ciarlini, entre 1989 a 1992, e foi candidato a prefeito em 1992, sendo derrotado pelo prefeito Dix-huit Rosado. Em 2000, tentou se eleger vereador, sem sucesso.
PROFESSORA
A governadora Fátima Bezerra (PT) levou o apoio do Consórcio Nordeste, que ela preside, a Jean Paul Prates, no momento que ele luta para se manter na presidência da Petrobras. O apoio teve retribuição imediata de Prates: “Ela é minha professora em tudo na vida.” O encontro ocorreu na sede da estatal.
ALTO MAR
No encontro de Fátima e Paul, ficou definido que o RN terá o primeiro projeto-piloto do Brasil de energia eólica offshore (alto mar). O memorando será assinado no início do próximo mês.
É NOTÍCIA
1 - Os comerciantes que pretendem trabalhar no Mossoró Cidade Junina devem se inscrever a partir de segunda-feira, 15. Basta se dirigir ao auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 8h.
2 - A agência do Banco do Brasil da Alberto Maranhão, no centro de Mossoró, celebra 33 anos hoje. Inaugurada em 1991, tendo como primeiro gerente Everardo do Carmo Rebouças.
3 - O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) retorna hoje de Brasília, depois de cumprir agenda política de quatro dias. O principal foco, que seria conquistar a simpatia da Rede, ficou em aberto. A luta continua por aqui.
4 - O Banco Central lançou uma moeda de R$ 5 em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil. A peça será destinada a colecionadores ao preço de R$ 440.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.